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Título: O ensino da literatura nos cursos de educação e formação : prática docente na disciplina de língua portuguesa/português
Autor: Santos, Carla Alexandra Gomes
Orientador: Sequeira, Rosa Maria
Palavras-chave: Ensino da literatura
Ensino da língua
Língua portuguesa
Texto literário
Cursos de educação e formação
Data de Defesa: 2011
Citação: Santos, Carla Alexandra Gomes - O ensino da literatura nos cursos de educação e formação [Em linha] : prática docente na disciplina de língua portuguesa/português. [Lisboa] : [s.n.], 2011. 124 p.
Resumo: O texto literário caracteriza-se por uma dimensão estética que permite o recetor emocionar-se, explorar os recursos expressivos da língua e criar novas relações de sentido que potenciem uma liberdade de reflexão sobre a realidade e o mundo. Perante tais potencialidades, o texto literário, como obra de arte, seria uma das tipologias textuais mais aliciantes em termos de exploração em sala de aula. No entanto, muitas vezes tal não acontece, acabando por ser preterida em prol dos textos não literários com uma intenção visivelmente utilitária. Tendo como base o Programa de Língua Portuguesa/Português da Componente de Formação Sociocultural dos Cursos de Educação e Formação (CEF), será pertinente dar voz aos docentes que lecionam esta disciplina, nomeadamente os que trabalham em sala de aula obras ou excertos de textos literários, a turmas extremamente heterogéneas, com alunos com problemas de atenção, de concentração, sem hábitos de leitura ou métodos de trabalho. Com este estudo pretende-se expor as opiniões dos docentes, analisar as suas práticas letivas e encontrar respostas para as suas dúvidas. A reflexão sobre o ensino da literatura nas nossas escolas é urgente e necessária, sobretudo nestes cursos. Quando os próprios docentes não consideram o ensino da literatura como sendo uma prioridade, privilegiando uma prática letiva destinada a preparar os alunos para a vida ativa, será pertinente verificar o que poderá, então, estar a impedir o sucesso efetivo destes alunos. Neste estudo, pretende-se assim analisar toda esta problemática, tendo como base a experiência dos docentes de Língua Portuguesa em turmas CEF, tipo 2 e 3, em escolas do ensino público português. Pelos resultados apresentados, pode-se ainda considerar que a maioria dos professores não considera o texto literário como sendo a resposta óbvia para os problemas existentes nas turmas de CEF. Pelo contrário. Tudo aponta para o abandono gradual de atividades que envolvam esse texto, colocando ao serviço de uma estratégia de desenvolvimento linguístico dos alunos.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresaentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2138
Aparece nas colecções:Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares / Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM

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