Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2135
Título: Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania
Autor: Frade, Paula Maria Ferreira dos Santos
Orientador: Ferreira, Manuela Malheiro
Martins, Amílcar
Palavras-chave: Educação para a cidadania
Educação visual
Educação tecnológica
Educação inclusiva
Citizenship education
Inclusive school
Art subject
Didactical relationship
Data de Defesa: 2011
Citação: Frade, Paula Maria Ferreira dos Santos - Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2011. 299 p.
Resumo: Este trabalho de investigação assenta no desenvolvimento de unidades de trabalho na disciplina de Educação Visual e Tecnológica do segundo ciclo do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim cujo projeto educativo tem como tema “Unidos na construção de uma escola para todos”. Tem como objetivo principal promover e perceber “Quais os contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania dos alunos”. As principais linhas de força que rasgaram os caminhos desta pesquisa vinculam-se a quatro conceitos que se destacam no seu quadro teórico-conceptual: a escola inclusiva e a educação para a cidadania como prioridades na educação; a disciplina de Educação Visual e Tecnológica como espaço curricular privilegiado no contributo para essa mesma escola inclusiva; a Educação Visual e Tecnológica como impulso globalizador do desenvolvimento do aluno e da sua cidadania. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da disciplina de EVT numa estrutura metodológica baseada na Mandala de Amílcar Martins (2009), “A Magia da Expressão Plástica” e numa metodologia de análise qualitativa tendo como estrutura organizativa o modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (1993, 2005). Esta investigação é um Estudo de Caso realizado na Escola Básica do segundo e terceiro ciclos de Fazendas de Almeirim. Quanto ao propósito este estudo é uma investigação-acção. Recorreu-se à observação direta participante em sala de aula através da exploração e desenvolvimento de diversas unidades de trabalho com três turmas do quinto e uma turma do sexto ano. Para a recolha de dados recorremos também à análise documental. Esta investigação foi também construída, analisada e interpretada, a partir de diários de bordo, trabalhos dos alunos, imagens videográficas e fotográficas e inquéritos aplicados com o intuito exploratório. Os resultados obtidos são indicadores do elevado grau de relevância e participação atingidas, bem como do impacto transformador desta investigação-acção enquanto via promotora e facilitadora da inclusão e, portanto, da educação para a sensibilidade e, consequentemente, para a cidadania de todos os alunos intervenientes.
This research work is based on the development of work units in the Art subject in the second cycle of Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim whose educational project theme is “United in building a school for everyone”. Its main objective is to promote and realize “what are the contributions of the Art subject in citizenship education”. The main lines of force that tore the ways of this this research are linked to four concepts that stand out in its theoretical and conceptual framework: inclusive school and education for citizenship as priorities in education; the Art subject as a privileged curriculum space in contributing to this inclusive school; the Art subject as a globalizing impulse of the student development and citizenship. The empirical work developed around the Art subject in a methodological structure based on Mandala Amílcar Martins (2009), “The Magic of Artistic Expression” and in a technique for qualitative analysis having as a organizational structure the model of Pedagogical Relationship (PR) of Renald Legendre (1993, 2005). This research is a case study conducted at E.B. 2,3 Fazendas de Almeirim. As to the purpose of this study is an action-research. It appealed to a direct observation in the classroom through the exploration and development of several work units with three classes of the fifth grade and one class of the sixth grade. In order to collect data we also resorted to document analysis. This research was built, analyzed and interpreted from logbooks, students work, video and photo images and surveys applied with an exploratory intention. The results are indicative of a high standard of relevance and participation achieved, as well as the transformer impact of this research-action as a way to promote and facilitate inclusion and, therefore educate to sensitivity and consequently to the citizenship of all students involved.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2135
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

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