Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2118
Título: O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º ano
Autor: Simões, Paula
Orientador: Bidarra, José
Palavras-chave: Ensino assistido por computador
Internet
Jogo de computador
Desenvolvimento de competências
Ensino da geografia
Video games
Education
Skills
Geography
3RD World Farmer
Data de Defesa: 2012
Citação: Simões, Paula - O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º ano [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2011. [163 ] p.
Resumo: Numa sociedade em que a tecnologia toma a dianteira no desenvolvimento à escala global, a educação surge com uma necessidade premente de actualização estratégica e refletida de práticas conducentes a jovens em plena formação. Pela forma como os vídeo jogos se apresentam em termos de qualidade, potencial educativo e facilidade de utilização, eles devem ser pensados em termos de rentabilização na sala de aula. A Geografia atual, como disciplina charneira e transversal, encontra no final do 3º Ciclo do Ensino básico exigências ao nível das competências a serem atingidas pelos alunos, situação que, na maioria das atuais escolas não encontra terreno de ação viável. Foi no sentido de tentar dar um rumo diferente às possibilidades de atuação geográfica em espaço de sala de aula que surgiu este trabalho, um estudo de caso acerca do potencial de um jogo online, o 3RD World Farmer na consecução das competências geográficas ao nível de 9º ano. O estudo foi realizado com uma turma de 25 alunos de 9º ano e desenvolveu-se num processo cronológico de: (1) análise diagnóstica de competências; (2) implementação do jogo; (3) avaliação final. A investigação foi feita numa perspetiva essencialmente descritiva e interpretativa em que a observação ganhou uma posição relevante. Tendo em conta o desenvolvimento do trabalho, as observações conseguidas e os resultados encontrados com os inquéritos, questionários e entrevistas feitas, pretendeu-se verificar as possibilidades que o recurso referido apresentava ao nível da motivação e desenvolvimento de competências. Deste modo, concluiu-se que o recurso 3RD World Farmer motiva para a aprendizagem, permite o desenvolvimento de várias competências necessárias aos alunos de 9º ano na disciplina de Geografia, apesar de possuir algumas limitações que se podem facilmente contornar na forma como o recurso é aplicado junto dos alunos. In a society where technology plays an important role in global development, education emerges linked to an urgent need of strategic and thoughtful updating of practices directed to young people. Nowadays video games offer quality, educational potential and are easy to use, therefore they should be considered as an essential tool in the classroom. Modern Geography, as a transversal subject, finds new demands in what concerns the skills students should achieve at the end of the intermediate educational level and this doesn’t actually happen in the majority of schools. This work is an attempt to show different possibilities regarding Geography practices. A study based on the potential of the online game 3RD World Farmer and the development of geographical skills in the 9th Form. This study was developed in a 25 students 9th Form Class and followed a chronological process:1) diagnostic analysis ; 2) game implement; 3) final evaluation. The investigation followed an essentially descriptive and explanatory perspective, in which observation assumed a major role. All the results an explanations found through inquires, questionnaires and interviews intended to check the real possibilities of this resource, namely in what concerns motivation and skills development. As a conclusion it might be said that the 3RD World Farm motivates students and allows the development of different skills essential to the 9th Form Geography students, although it presents some limitations that can easily be overcome (in the way it is applied to the students) by adapting its implementation.
In a society where technology plays an important role in global development, education emerges linked to an urgent need of strategic and thoughtful updating of practices directed to young people. Nowadays video games offer quality, educational potential and are easy to use, therefore they should be considered as an essential tool in the classroom. Modern Geography, as a transversal subject, finds new demands in what concerns the skills students should achieve at the end of the intermediate educational level and this doesn’t actually happen in the majority of schools. This work is an attempt to show different possibilities regarding Geography practices. A study based on the potential of the online game 3RD World Farmer and the development of geographical skills in the 9th Form. This study was developed in a 25 students 9th Form Class and followed a chronological process:1) diagnostic analysis ; 2) game implement; 3) final evaluation. The investigation followed an essentially descriptive and explanatory perspective, in which observation assumed a major role. All the results an explanations found through inquires, questionnaires and interviews intended to check the real possibilities of this resource, namely in what concerns motivation and skills development. As a conclusion it might be said that the 3RD World Farm motivates students and allows the development of different skills essential to the 9th Form Geography students, although it presents some limitations that can easily be overcome (in the way it is applied to the students) by adapting its implementation.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2118
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

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