Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2117
Título: Educação Pré-Escolar e primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Básico : que relações pedagógicas e vínculos didácticos?
Autor: Laranjeiro, Maria Isabel Cadete
Orientador: Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Educação pré-primária
Ensino básico
1º Ciclo
Competência
Desenvolvimento de competências
Programas de ensino
Transition preschool
1st Cycle
Competences
Teaching and learning process
Data de Defesa: 2012
Citação: Laranjeiro, Maria Isabel Cadete - Educação Pré-Escolar e primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Básico [Em linha] : que relações pedagógicas e vínculos didácticos? Lisboa : [s.n.], 2011. 163 p.
Resumo: O presente estudo centra-se na sequencialidade entre a Educação Pré-Escolar (EPE) e o Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Funda-se no pressuposto de que a transição entre ciclos ao longo dos percursos educativos é uma questão fulcral, na óptica da articulação e da continuidade, factores decisivos para o sucesso educativo. A investigação desenvolveu-se a partir de dois grandes eixos de análise: um, o papel da EPE e as competências consideradas essenciais promover nesse nível educativo; outro, a continuidade no processo educativo das crianças entre este nível e o 1º ano do 1º ciclo. Fundamentou-se em estudos, teorias e orientações sobre o papel da educação de infância e das articulações curriculares entre estes dois graus educativos, mais especificamente, sobre as orientações curriculares para os dois níveis e sobre os modelos pedagógicos mais adoptados nos seus processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa decorreu durante o ano de 2010 num Agrupamento de Escolas de Lisboa, inscrevendo-se no design de um estudo de caso, uma vez que se pretende descrever, analisar e compreender aprofundadamente o fenómeno da transição entre a EPE e o 1ºCEB, num contexto específico. Utilizaram-se fontes múltiplas e variadas de dados de evidência, através de questionários, análise de documentos e observações de aulas e fazendo a análise e triangulação desses dados, num processo indutivo de apresentação dos resultados. Os resultados deste estudo retratam que, por um lado, se regista confluência nas concepções (conjunto de ideias ou de pontos de vista mais ou menos explícitos que têm por função guiar a sua prática pedagógica) dos docentes destes dois graus educativos sobre o papel da EPE e as competências promovidas no final desse nível, consonantes com o definido nos documentos legais, e que estas encontram seguimento e aprofundamento nas áreas de aprendizagem que constituem o programa do 1º ano. Por outro lado, numa perspectiva complementar, ressaltam vínculos no modo como concebem o processo de ensino e aprendizagem, que, no entanto, não se reflectem no modo como o aplicam nas suas práticas didácticas e avaliativas. Propomos uma reflexão 1) sobre o conceito de educação que se pretende promover neste Agrupamento, 2) sobre a especificidade da EPE, para que não se enquadre numa antecipação da escolarização, 3) clarificando, para cada nível educativo, tendo em conta a articulação e a continuidade entre estes, os seus objectivos, fundamentações e funções, nomeadamente quanto à articulação ensino-aprendizagem-avaliação.
The present study focuses on the sequentiality between the Pre-School Education (EPE) and the First Cycle of Basic School (1st CEB). It is based on the assumption that the transition between cycles throughout the education is a key issue, in terms of coordination and continuity, key factors in educational success. The research was developed from two main areas of analysis: one, the role of EPE and competences considered essential to promote at this educational level; another, the continuity in the children‘s educational process between this level and the 1st year of 1st cycle. It was based on studies, theories and guidelines about the role of early childhood education and the curriculum joints between these two educational degrees, more specifically, about the curriculum guidelines for the two levels and about the pedagogical models adopted in their processes of teaching and learning. The search took place during 2010 in a Group of Schools in Lisbon, subscribing the design of a case study, since it pretends to describe, analyze and understand in depth the phenomenon of transition between the EPE and the 1st CEB, in a specific context. We used multiple sources and varied data evidence, through questionnaires, document analysis and observations of lessons and doing the analysis and triangulation of data, in an inductive process of reporting. The results of this study portray that, on one hand, we can witness confluence between the conceptions (set of ideas or points of view more or less explained with the task of guiding their practice) of the teachers of these two educational degrees about the role of EPE and competences promoted at the end of this level, in line with the defined in legal documents, and that those competences are followed up and deepened at the areas of learning that constitute the 1st year program. On the other hand, in a complementary perspective, highlight bonds in their conceptions about the teaching and learning process, which, however, is not reflected in how they apply it in their teaching and evaluating practices. We propose a reflection 1) about the concept of education that seeks to promote in this Group, 2) about the specificity of EPE, which does not fit in anticipation of schooling, 3) clarifying, for each educational level, bearing in mind the coordination and continuity among them, their aims, reasoning and functions, particularly with regard for the coordination between teaching-learning-assessment.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2117
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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