Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2116
Título: Reflexos da avaliação externa na organização escolar : um estudo num Agrupamento de Escolas do Baixo Alentejo
Autor: Pinho, Paulo Daniel Brandão de
Orientador: Barreto, Maria Antónia
Palavras-chave: Organização escolar
Gestão da qualidade
Avaliação da qualidade
Avaliação externa
Liderança
Estudo de casos
Alentejo
External evaluation of schools
Change
Leadership
Organizational development
Quality
Data de Defesa: 2011
Citação: Pinho, Paulo Daniel Brandão de - Reflexos da avaliação externa na organização escolar [Em linha] : um estudo num Agrupamento de Escolas do Baixo Alentejo. Lisboa : [s.n.], 2011. 2 vols.
Resumo: A presente dissertação é o produto de uma investigação realizada num Agrupamento de Escolas do Baixo Alentejo. Focaliza-se nos processos de liderança praticados na organização-escola e na compreensão da relação existente entre o conhecimento dos resultados produzidos no âmbito do Programa da Avaliação Externa das Escolas e as mudanças operadas ao nível do funcionamento dessas lideranças. Centra-se em dois domínios fundamentais da organização escolar – avaliação e liderança – e pretende ser um contributo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade nas escolas ao incentivar uma perspectiva reflexiva, necessária ao aperfeiçoamento contínuo. A sustentação teórica emergiu da explicitação de alguns conceitos considerados fundamentais, essenciais à caracterização dos domínios acima referenciados e eventuais relações entre ambos. À luz das experiências dos últimos anos, o processo de avaliação externa das escolas é hoje indicado como indispensável para a promoção de mecanismos de regulação que, muitas vezes associados a dinâmicas de auto-avaliação, conduzem à adopção de novas práticas e, consequentemente, à implementação de processos de melhoria, com reflexos visíveis na tomada de decisão de quem governa actualmente as nossas escolas. Neste sentido, o enfoque deste estudo recaiu nas lideranças praticadas pelos actores educativos e nas lógicas de acção adoptadas em resposta aos resultados da avaliação externa, as quais impulsionaram a implementação de novas práticas de gestão. Foi aplicada uma metodologia interpretativista e qualitativa, que privilegiou a modalidade de estudo de caso e assentou na análise dos documentos orientadores da acção educativa da organização e das narrativas dos actores organizacionais responsáveis pela condução do processo educativo local: a Directora do Agrupamento de Escolas e os coordenadores das suas estruturas de gestão intermédia ouvidos em entrevistas individuais. Este estudo enaltece que, mesmo numa organização em que as lideranças têm da avaliação externa a representação de mais um processo burocrático-formal sem influência nas dinâmicas internas, o Programa da Avaliação Externa das Escolas, ao associar na sua filosofia de implementação as modalidades externa e interna de avaliação, contribui de forma inelutável para uma melhoria sustentada da qualidade do funcionamento e dos serviços prestados pela escola.
The following dissertation is the result of a research conducted in a cluster school in Baixo Alentejo. It focuses on the leadership processes practiced in the schoolorganization and on the understanding of the relationship between the knowledge of the results produced under the External Evaluation of Schools Program and the changes implemented in terms of the way those leaderships are implemented. It focuses on two key elements of school organization – assessment and leadership – and purports to contribute to the development and improvement of the quality of schools by encouraging a reflexive perspective, necessary for a continual improvement. Theoretical support emerged from the clarification of some key concepts, essential to the characterization of the aspects mentioned above and the possible connections between both. In light of recent experience, the process of external evaluation of schools is now presented as vital to the promotion of regulation mechanisms which, often associated with self assessment dynamics, lead to the adoption of new practices and, consequently, to the implementation of improvement processes, with visible effects on the decision making methods of those who currently rule our schools. In this sense, the focus of this study lies on the leaderships practiced by the education agents and on the action guidelines adopted in response to the results of the external evaluation, that encouraged the implementation of new management practices. An interpretive and qualitative methodology was applied, favouring the case study approach and based on the analysis of documents pertaining to the organization of schools and statements provided, in individual interviews, by those involved in the management of the educational process on a local level: the head of the cluster school and the coordinators of its middle management structures. This study recommends that, even in an organization where external evaluation provides the management with a representation of yet another formal-bureaucratic process without any influence on internal procedures,the External Evaluation of Schools Program contributes undeniably to the sustained improvement in the quality of the services provided by schools and the way they are run, due to its philosophy of associating external and internal modes of evaluation.
Descrição: Dissertação de mestrado em Administração e Gestão Escolar apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2116
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Reflexos da AEE na Organização Escolar_um estudo de caso num AE Baixo Alentejo.pdf3,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.