Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2108
Título: Mobilidade académica internacional : deslocações temporárias dos professores visitantes no ensino superior
Autor: Xavier, Fernanda Maria Barreira
Orientador: Delicado, Ana
Palavras-chave: Globalização
Mobilidade escolar
Professor visitante
Cooperação internacional
Ensino superior
Multiculturalismo
Globalization and international relocation
Cultural diversity
Academic mobility temporary
Visiting teachers
Data de Defesa: 2012
Citação: Xavier, Fernanda Maria Barreira - Mobilidade académica internacional [Em linha] : deslocações temporárias dos professores visitantes no ensino superior. Lisboa : [s.n.], 2012. 153 p. em paginação variada
Resumo: A presente dissertação incide sobre a temática da mobilidade académica internacional. A opção por este tema deve-se ao fato de nos dias de hoje esse fenómeno ocorrer com maior expressão, devido a fatores como a globalização, a facilidade de comunicações e as políticas orientadas para o seu favorecimento, razões pelas quais a mobilidade é entendida como uma caraterística das sociedades modernas. O nosso estudo tem por objetivo contribuir para uma melhor compreensão de questões que se prendem com a temática da mobilidade académica internacional, no contexto das deslocações temporárias, especificamente as dos professores visitantes do ensino superior público. Com este estudo pretendemos, em primeiro lugar, contribuir para a produção de conhecimento sobre um tema que está ainda escassamente estudado em Portugal e, em segundo lugar, compreender o fenómeno específico da mobilidade de professores visitantes, saber quais as causas e as consequências destas deslocações, nomeadamente as motivações dos professores e os interesses das instituições de origem, perceber que efeito poderá ter sobre as carreiras dos professores, as instituições que os acolhem e na comunidade académica em geral. Este estudo, de cariz exploratório, incide sobre as instituições da Universidade Nova de Lisboa, ainda que se tenha procurado abranger um número alargado de áreas científicas. Para tal, consideramos um conjunto de indicadores, nomeadamente: a natureza das atividades da mobilidade, as experiências de mobilidade, os programas utilizados para esse fim, as dimensões materiais e económicas, bem como a capacidade de acolhimento dessas instituições. Procuramos ainda através da nossa investigação analisar o impacto dos professores visitantes estrangeiros no Ensino Superior, conhecer as mais-valias e as dificuldades dos programas de intercâmbio ao abrigo dos quais se verificam estes movimentos académicos inter/multiculturais de caráter contemporâneo locais e transnacionais. Tendo em vista o objeto e os objetivos que nos propusemos analisar e compreender no desenvolvimento do nosso estudo, apoiamo-nos, por um lado, nas narrativas de nove professores visitantes estrangeiros, provenientes de diversas universidades internacionais e, ainda, em entrevistas a nove funcionários, docentes e não docentes, das instituições de acolhimento, ligados ao processo de acolhimento de professores visitantes. A modalidade de interlocução com os sujeitos foi o inquérito por entrevista, ainda que este estudo se tenha socorrido também da pesquisa documental de estudos, documentos, textos, entre outros, nacionais e estrangeiros. Ao estudarmos esta temática concluímos que os resultados evidenciam como a mesma está ainda pouco estudada, quando considerada no âmbito do Ensino Superior, que as actividades das deslocações dos atores que praticam a mobilidade não são muito divergentes. Concluímos também que a mobilidade internacional se direciona muito para a área da investigação, mas no entanto isso não nega a sua correlação com a área do ensino.
The present thesis is focused on of the International Academic Mobility theme. The choice of the topic has to do with the fact that today this phenomenon occurs with greater expression, due to factors such as globalization, the easiness of communications and policies geared towards favoring it, which is why mobility is understood as a characteristic of modern societies. Our study aims to contribute to a better understanding of issues related with the subject of international academic mobility, in the context of temporary relocation, specifically the visitor’s teachers of public education institutions. With this study we intended, primarily to contribute to a better knowledge about a subject that is rarely studied in Portugal and, secondly, to understand the specific phenomenon of visiting faculty, to know which are the causes and the consequences of these movements, including the teacher’s motivations and the interests of the institutions where they came from, to assess the effect it may have on the teachers' careers, the institutions that receive them and the academic community in general. This is an exploratory study that focused on the institutions of the Universidade Nova de Lisboa, but we aim to cover a wide range of scientific areas. To this end, we considered a group of indicators, including: the nature of the activities mobility, the mobility experiences, and the programs used for this purpose, the material and economic dimensions, as well as the capacity of these institutions to welcome the teachers. We sought also, through our investigation, to analyze the impact of foreign visiting scholars, to recognize the gains and the difficulties of exchanging programs within which these academic movements occur, their of inter/multicultural and contemporary local and transnational character. Considering the purpose and aims of our study, on the one hand, we based our work on the narratives of nine visiting scholars from various international universities and also nine interviews made to employees and teachers from the host institutions, linked to issues of academic mobility. The choice method for dialoguing with the subjects was the interview, but information through documentary research studies, of national and foreigner documents and texts. In a nutshell, our results show that this subject has been seldom studied, when we consider the universities domain. We verified that the activities of the subject's movements are not very different. The international academic mobility seems to have a very straight connection to the research field, however that does not mean that there is no correlation with the education area.
La présente thèse est une réflexion sur la thématique de la mobilité académique internationale. L'option du sujet se doit au fait que de nos jours ce phénomène se produise avec plus grande expression, dû à des facteurs comme la globalisation, la facilité de communication et les politiques guidées pour sa faveur, raisons pour lesquelles la mobilité est considérée comme une caractéristique des sociétés modernes. Notre étude a pour objectif de contribuer à une meilleure compréhension de questions en rapport avec la thématique de la mobilité académique internationale, dans le contexte des déplacements temporaires, spécifiquement des enseignants en visite de l'enseignement supérieur public. Avec cette étude nous prétendons, premièrement, contribuer à la production de connaissance sur un sujet qui est encore à peine étudié au Portugal et, deuxièmement, comprendre le phénomène spécifique de la mobilité d'enseignants en visite, savoir quelles sont les causes et les conséquences de ces déplacements, notamment les motivations des enseignants et les intérêts des Institutions d'origine, comprendre quel effet cela pourra avoir sur les carrières des enseignants, les institutions qui les accueillent et dans la communauté académique en général. Cette étude, d’aspect exploratoire, atteint les institutions de l'Université Nouvelle de Lisbonne, malgré qu’il ait été cherché à inclure un nombre élargi de secteurs scientifiques. Pour cela, nous considérons un ensemble d'indicateurs, notamment : la nature des activités de la mobilité, les expériences de mobilité, les Programmes utilisés pour cette fin, à des dimensions matérielles et économiques, ainsi qu'à la capacité d'accueil de ces Institutions. Nous cherchons encore à travers notre recherche à analyser l'impact des enseignants étrangers en visite à l’enseignement supérieur, à connaître les plus-values et les difficultés des programmes d'échange à l'abri duquel se vérifient ces mouvements académiques inter/multiculturels de caractère contemporain local et transnational. En vue de l'objet et des objectifs que nous avons proposé à analyser et à comprendre dans le développement de notre étude, nous nous appuyons, d'une part, sur les récits de neuf enseignants étrangers en visite, provenant de diverses universités internationales et, encore, sur des entrevues à neuf fonctionnaires ou à des professeurs des Institutions d'accueil, liés au processus d'accueil d'enseignants en visite, la modalité d'interlocution avec les sujets a été l'enquête par entrevue, malgré que cette étude se soit aidé aussi de la recherche documentaire d'études, de documents, de textes, entre autres, nationaux et étrangers. En étudiant cette thématique, nous concluons que, les résultats prouvent que cette dernière est encore peu étudiée lorsqu’elle est considérée dans le contexte de l’enseignement supérieur, que les activités des déplacements des acteurs qui pratiquent la mobilité ne sont pas très divergents et nus concluons aussi que la mobilité internationale se dirige beaucoup vers le secteur de la recherche, mais néanmoins cela ne nie pas sa corrélation avec le secteur de l'enseignement.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2108
Aparece nas colecções:Mestrado em Relações Interculturais / Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI

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