Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2107
Título: Práticas de avaliação formativa na sala de aula : regulação e feedback
Autor: Dias, Paulo Agostinho Lourenço
Orientador: Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Educação
Salas de aula
Avaliação
Avaliação formativa
Feed-back (comunicação)
Formative assessment
Teaching
Learning
Regulation
Feedback
Data de Defesa: 2011
Citação: Dias, Paulo Agostinho Lourenço - Práticas de avaliação formativa na sala de aula [Em linha] : regulação e feedback. Lisboa : [s.n.], 2011. 217 p.
Resumo: A avaliação formativa assume, de acordo com o Despacho Normativo n.º 1/2005, de 5 de Janeiro, uma qualidade de primazia sobre as outras modalidades de avaliação. Este normativo legal destaca-a como “principal modalidade de avaliação do ensino básico” e atribui-lhe “um carácter contínuo e sistemático”, tendo em vista a regulação do ensino e da aprendizagem desenvolvida pelo professor em diálogo com os alunos. Enquadrada nesta modalidade de avaliação, esta investigação focalizou-se na descrição e na análise do ambiente de ensino, aprendizagem e avaliação da sala de aula, numa turma de 6.º ano de Língua Portuguesa, recorrendo ao teste em duas fases e ao relatório escrito como instrumentos privilegiados de avaliação e à interacção desenvolvida em ambiente wiki entre o professor e os alunos e entre os alunos. Este estudo, com as características de uma investigação de natureza qualitativa/interpretativa, seguiu a metodologia da investigação-acção. Os dados foram recolhidos através de questionários, entrevistas, observação participante, diário de bordo, transcrições áudio gravadas, notas de campo, produções dos alunos e análise de documentos. Em síntese, os resultados revelaram que, sob o ponto de vista dos alunos, avaliar é identificar o que se aprendeu e como se aprendeu e serve para os professores reconhecerem quais os alunos que têm dificuldades de modo a poderem ajudá-los a ultrapassá-las. As evidências encontradas indicam que o teste em duas fases, o relatório e o trabalho desenvolvido na wiki contribuíram para os alunos melhorarem as aprendizagens, para realizarem novas aprendizagens, para desenvolverem as competências gerais e específicas propostas pelos Programas de Português do Ensino Básico e ainda para desenvolverem competências sociais e tecnológicas.
Formative assessment takes over, according to Despacho-Normativo n.º 1 / 2005, 5th January, a quality of primacy over other forms of assessment. This legal normative highlights formative assessment as the “main form of basic education assessment” and gives it “a continuous and systematic character”, aiming at teaching regulation and learning carried out by the teacher in dialogue with the students. Framed in this modality of assessment, this research has focused on the description and on the analysis of the teaching, learning and assessment environment of the classroom, in a 6th grade class of Portuguese Language, by using the written test in two phases and the written report as privileged assessment tools and the interaction carried out in a wiki environment between the teacher and the students and among the students. This study, with the characteristics of a qualitative/interpretative research, followed the methodology of action-research. Data were collected through questionnaires, interviews, participant observation, day-book notes, recorded audio transcripts, field notes, students’ productions and document analysis. In synthesis, the results revealed that, from the students’ point of view, assessment is to identify what has been learned and how has been learned and it serves for teachers to recognize which students have difficulties in order to help them overcoming them. The evidences found indicate that the written test in two phases, the written report and the work done in the wiki contributed to improve students’ learning, to undertake them to new learning, to develop the general and the specific competences proposed by the Portuguese Programs of Basic Education and also to develop their social and technological skills.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2107
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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