Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2106
Título: Percursos de inserção de refugiados em Portugal: sós ou acompanhados?: um estudo sobre as dificuldades de inserção de refugiados em Portugal
Autor: Sousa, Lúcio
Orientador: Rocha-Trindade, Maria Beatriz
Palavras-chave: Sociologia das migrações
Refugiados
Política das migrações
Direitos cívicos e políticos
Integração
Asilo político
Histórias de vida
Portugal
Data de Defesa: 1999
Citação: Sousa, Lúcio Manuel Gomes de - Percursos de inserção de refugiados em Portugal [Em linha] : sós ou acompanhados? : um estudo sobre as dificuldades de inserção de refugiados em Portugal. Lisboa : [s.n.], 1999. 289 p.
Resumo: O presente estudo insere-se no campo das migrações e, em particular, na temática das migrações de refugiados. O seu objectivo é analisar este fenómeno em Portugal, e em particular, a forma como se tem procedido ao seu processo de inserção. Numa primeira abordagem, de carácter macro, pretendeu-se problematizar a questão dos refugiados, analisando a evolução histórica que deu lugar às diferentes interpretações actuais do conceito de refugiado numa perspectiva legal. Em seguida, procurou-se apurar a especificidade dos refugiados no contexto das migrações internacionais, nomeadamente, as suas causas e motivações, as tipologias sociológicas existentes a seu respeito, e as vicissitudes dos seus percursos migratórios. Esta aproximação inicial ao fenómeno serviu de base para uma análise das características dos fluxos de refugiados que afluíram ao nosso país e, a evolução das políticas relativas à sua admissão e recepção na sociedade portuguesa – visão etic. Na esteira da tradição antropológica o trabalho foi levado então a uma dimensão micro, através do registo dos relatos de vida de vinte e cinco refugiados, com o objectivo de analisar a sua própria percepção – visão emic – sobre o processo em que estão inseridos. O trabalho está realizado com uma perspectiva diacrónica e, tendo por base, uma metodologia exploratória, qualitativa, com recurso a diversas técnicas de pesquisa, como a análise documental, a entrevista semi-estruturada e a observação participante.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2106
Aparece nas colecções:Mestrado em Relações Interculturais / Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sousa 1999 Percursos de Inserção de Refugiados em Portugal.pdf4,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.