Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2105
Título: Estratégias pedogógicas para o ensino-aprendizagem da expressão gráfica digital no ensino a distância online
Autor: Marcos, Adérito
Coelho, José
Palavras-chave: Ensino a distância
Estratégias pedagógicas
Expressão gráfica digital
Atelier virtual
Ensino online
Data: Abr-2012
Editora: GESTO Cooperativa Cultural, CRL
Citação: Adérito Marcos, José Coelho - Estratégias pedogógicas para o ensino-aprendizagem da expressão gráfica digital no ensino a distância online. In Martins, Catarina S.; Terrasêca, Manuela; Martins, Vitor (org.) - "À procura de renovações de estratégias e narrativas sobre educação artística". Porto: GESTO Cooperativa Cultural, 2012. ISBN: 978-989-20-3000-5. p. 165-188
Resumo: O ensino a distância (EaD) online tem vindo a atrair grande atenção e a afetar grande importância em todo o mundo como regime alternativo viável de ensino-aprendizagem no contexto de um número crescente de áreas de saber. Tal advém muito em consequência direta do acelerado desenvolvimento que se verifica das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Este desenvolvimento tem impelido os agentes do EaD a conceber e aplicar novas metodologias de ensino e de aprendizagem que explorem a mediação tecnológica até aos limites do que as TICs podem efetivamente oferecer. Desta forma novos modelos pedagógicos virtuais têm vindo a ser desenvolvidos e aplicados pelas instituições de EaD na sua oferta de formação superior graduada e pós-graduada. Neste ensaio os autores propõe-se descrever o Modelo Pedagógico Virtual concebido e adotado pela Universidade Aberta e aplicado na lecionação de toda a sua oferta pedagógica, dando-se aqui especial ênfase ao ensino e treino de competências de expressão gráfica digital no contexto do Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual ministrado em regime EaD online. Os autores descrevem um conjunto de estratégias pedagógicas concebidas e exploradas neste contexto em duas disciplinas deste mestrado visando promover a interação online do tipo professor-estudante mas sobretudo entre estudantes que integram uma turma virtual, fator essencial para que a ensino-aprendizagem colaborativa aconteça.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2105
ISBN: 978-989-20-3000-5
Aparece nas colecções:Ciências e Tecnologia - Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EstrategiasPedEnsinoArteDigital_final.pdf1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.