Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1865
Título: A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
Autor: Santos, José Rui Lopes dos
Orientador: Aires, Luísa
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação
Ensino assistido por computador
Plataforma Moodle
Experiências educacionais
Perceção
Alunos
Professores
Inquéritos
Moodle
ICTs
Teaching-learning
Teachers
Teachers
Students
Data de Defesa: 2010
Citação: Santos, José Rui Lopes dos - A utilização da plataforma Moodle numa escola básica [Em linha]: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula. Lisboa : [s.n.], 2010. XVIII, 150, LXXIX p.
Resumo: Hoje, quando já não se questiona a entrada do computador na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a sua utilização em contexto pedagógico, e se esta é, efectivamente, uma realidade. Com este trabalho de investigação pretende-se dar conta da forma como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclos e como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas. A razão de ser da escolha deste tema para esta dissertação encontra-se, pois, essencialmente, na necessidade de aprofundar o estudo sobre a importância que os novos recursos, cada vez mais presentes no panorama escolar, como é o caso da plataforma Moodle, adquiriram no dia-a-dia de uma escola, bem como as vantagens do seu uso na Educação, em geral e nas práticas lectivas, em particular. O computador tem vindo a assumir um papel importante na modificação das atitudes dos professores, em especial, no que se refere à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes pedagógicas centradas na aprendizagem. Mas será que na prática é isso que tem vindo a suceder ou não passará de uma forma de manter velhos hábitos sob uma capa nova? É que apesar da grande diversidade de meios tecnológicos existentes nas escolas, não raras vezes verifica-se que a sua utilização tem seguido, ao longo dos tempos, um modelo de comunicação essencialmente unidireccional que se centra no professor, limitando-se este a transmitir a informação/conhecimento, mas através de um computador.
Even though nowadays computers at school are taken for granted, there are still many doubts about how they are used in pedagogical context, and if, in fact, they are used. This research work aims at describing the way the Moodle is used in a secondary school, with the 2nd and 3rd cycle of education, and how Information and Communication Technologies (ICTs) are applied in pedagogical practices. This topic of research was chosen, mainly, for the need to further study the importance that new resources, such as the Moodle, which are increasingly present in school context, have acquired in the daily life of a school, as well as the advantages of their use in Education, in general, and in teaching practices, in particular. Computers have been playing a significant role in changing teachers’ practices, notably in what concerns the shift from pedagogical attitudes focused on teaching towards learning-centered pedagogical attitudes. The main question remains: is this really occurring in practice, or is it that old habits are maintained under a new cover? Despite the great diversity of technological resources existing in schools, we often find that, over time, their use has been following a unidirectional communication model, centered on the teacher, who merely continues to convey information/ knowledge, now by means of a computer.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1865
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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