Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1847
Título: A ler+ em Milheirós de Poiares : um projecto em acção
Autor: Brandão, Olívia de Fátima da Rocha
Orientador: Bastos, Glória
Palavras-chave: Bibliotecas escolares
Leitura
Promoção da leitura
Projetos de educação
Hábitos de leitura
Promotion of reading
School library
Collaborative work
Reading mediators
National Reading Plan
Data de Defesa: 2011
Resumo: Na sociedade actual, a leitura é considerada um instrumento precioso e indispensável ao indivíduo que se quer activo, participante, crítico e útil, o qual exige adaptabilidade, capacidade de resposta a novas situações e construção permanente do conhecimento. Este crescente reconhecimento da importância das competências e dos hábitos de leitura no desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades tem suscitado, a nível internacional e nacional, um investimento em práticas de promoção de leitura que procuram contrariar os níveis de leitura revelados pelos resultados dos diferentes estudos nacionais e internacionais realizados. Partindo destas premissas, o presente trabalho foca a problemática dos hábitos de leitura das crianças/dos jovens, centrando a sua abordagem no papel activo de diferentes mediadores (Biblioteca Escolar, Escola/Sala de Aula e Família) na promoção da leitura e perspectivando a importância que um projecto de leitura poderá desempenhar neste âmbito. Sabendo que uma dessas iniciativas (Projecto A Ler+) se encontra em implantação, desde o ano lectivo de 2008/2009, em alguns agrupamentos/escolas do nosso país, foi nosso propósito, com o presente estudo de caso, averiguar a sua execução no terreno, assim como as mudanças proporcionadas no contexto local, nomeadamente ao nível das atitudes e da acção de um Agrupamento específico face à leitura. A análise dos dados obtidos, através dos diferentes instrumentos de recolha utilizados, revelou-nos que um plano de acção estruturado, que implique um conjunto de atitudes coordenadas da Biblioteca Escolar, da Escola e da Família, contribui, sem dúvida, para uma mudança significativa de atitudes, sobretudo por parte do corpo docente, no que concerne às suas práticas pedagógicas, e por parte dos alunos, face à motivação e ao desenvolvimento do prazer de ler.
Nowadays, reading is considered a precious and indispensable instrument for an active, intervenient and critical individual. It requires adaptability, responsiveness to new situations and ongoing construction of knowledge. This growing recognition of the importance of skills and reading habits in the development of individuals and societies has led both national and internationally in an investment in practices that seek to counter the reading levels revealed by the results of the different national and international studies. Based on these premises, this paper concentrates on the problem of reading habits of children/young people, focusing its approach on the active role of different mediators (School Library, School/Classroom and Family) in promoting reading as well as on the importance that a reading project may play in this context. Knowing that one such project (Projecto A Ler+) is being implemented since 2008/2009 in some Portuguese schools, our purpose was, with this case study, ascertain its implementation as well as the changes it brought about in the local context, particularly in terms of attitudes and actions of a specific cluster of schools towards reading. The analysis of data obtained through the different instruments showed us that a structured action plan, involving a set of coordinated actions of the School Library, School and Family, certainly contributes to a significant change in attitudes, particularly among faculty regarding their teaching practices, and among students, given the motivation and development of the pleasure of reading.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1847
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares /Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE

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