Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1846
Título: O projecto educativo na promoção da inclusão das minorias linguísticas em contexto escolar
Autor: Pinto, Irene de Fátima Cancela Pombal
Orientador: Grave-Resendes, Lídia
Palavras-chave: Multiculturalismo
Imigração
Educação intercultural
Minorias linguísticas
Integração escolar
Projeto Educativo de Escola
Portugal
Data de Defesa: 2011
Citação: Pinto, Irene de Fátima Cancela Pombal - O projecto educativo na promoção da inclusão das minorias linguísticas em contexto escolar [Em linha]. [Lisboa : s.n.], 2011. 221 p.
Resumo: A diversidade étnico e cultural é cada vez mais uma característica marcante nas escolas portuguesas, sobretudo, nos grandes centros. Às salas de aulas chegam cada vez mais alunos que não falam a língua portuguesa e que estão à partida condenados ao insucesso. Por sua vez, é da responsabilidade das escolas a construção de um Projecto Educativo único e próprio que vá de encontro às suas angústias e preocupações e que sirva de instrumento para resolver os seus problemas. É perante este cenário que formulámos a questão de partida “Como é feita a inclusão das minorias linguísticas em contexto escolar?” Este estudo centrou-se na integração dos alunos provenientes das minorias linguísticas na Escola EB 2, 3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha e no contributo do Projecto Educativo para a sua inclusão e sucesso educativo. Ao longo da fundamentação teórica foram abordados temas que são fundamentais para a compreensão desta investigação como o Projecto Educativo de Escola, o Projecto TEIP, a interculturalidade, a língua e a diversidade linguística nas escolas, os modelos educativos linguísticos e o bilinguismo. No que respeita à metodologia recorremos a entrevistas semi-estruturadas e à análise de documentos recolhidos na escola em causa, como o Projecto Educativo, o Projecto Curricular de Escola, o Regulamento Interno e o plano Anual de Actividades. Após a análise dos resultados obtidos tirámos as conclusões possíveis. As conclusões deste estudo apontam para uma forte preocupação e esforço da escola em integrar os alunos provenientes das minorias linguísticas. Com este intuito, recorre ao Projecto Educativo e a outros projectos para apresentar propostas e desenvolver estratégias de inclusão, como a aplicação de testes de proficiência linguística, a aprendizagem do português como segunda língua, a colocação de alunos em grupos de níveis de proficiência, aulas de apoio, actividades de biblioteca e ateliers de Língua Portuguesa.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1846
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
_Dissertação.doc_.doc1,19 MBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.