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Título: Uma reflexão teórica sobre modelos de avaliação de professores : estudo comparativo entre um modelo anglo-saxónico e um modelo mediterrânico
Autor: Vilas Boas, Sylvie Gonçalves
Orientador: Henriques, Susana
Palavras-chave: Educação
Avaliação dos professores
Avaliação do desempenho
Modelos
Estudos comparados
Portugal
Inglaterra
França
Evaluation
Evaluation models
Professional development
Data de Defesa: 2010
Citação: Vilas Boas, Sylvie Gonçalves - Uma reflexão teórica sobre modelos de avaliação de professores [Em linha] : estudo comparativo entre um modelo anglo-saxónico e um modelo mediterrânico. Lisboa : [s.n.], 2010. 137 p.
Resumo: O presente trabalho inscreve-se no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica da Universidade Aberta e pretende efectuar um estudo comparativo entre modelos de avaliação do desempenho docente implementados em Inglaterra, França e Portugal, recorrendo à análise documental, com a intenção de determinar as semelhanças e diferenças existentes entre estes modelos. O estudo permitiu entender que os modelos implementados em França, Inglaterra e em Portugal possuem uma componente sumativa grande, em que a prestação de contas está claramente evidenciada. Contudo, existe também uma preocupação crescente para que a avaliação dos docentes seja percebida como um factor propiciador de desenvolvimento profissional com uma vertente essencialmente formativa. No pressuposto de que a avaliação do desempenho dos professores vem sendo reconhecida como factor fundamental para a melhoria da qualidade educativa, foram realizadas entrevistas a professores portugueses e professores franceses para recolher informações que permitissem entender melhor o processo, relativamente aos seus factores facilitadores e inibidores e obter opiniões sobre os modelos de avaliação em estudo. Os resultados sugerem que os docentes consideram importante a implementação de um modelo de avaliação do desempenho como um meio de desenvolvimento e de melhoria da acção educativa, bem como de progressão na carreira.
This work falls in the scope of the Master of Pedagogical Supervision and aims to make a comparative study of teacher performance evaluation models implemented in England, France and Portugal, using the document analysis, with the intention of determining the similarities and differences between these models. The study allowed us to understand that the models implemented in France, England and Portugal have a large summative component, where accountability is clearly evident. However, there is also a growing concern in teachers’ evaluation being seen as a conducting factor to professional development with a primarily formative focus. Assuming that the teacher performance evaluation has been recognized as a key factor to improving educational quality, interviews were carried out to Portuguese and French teachers to gather information to better understand the process, taking in regard its facilitating and inhibiting factors and gathering opinions on the evaluation models in study. The results suggest that the teachers consider the implementation of a performance evaluation model important as a means of developing and improving the educational activity and career development.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1809
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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