Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1808
Título: Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goi
Autor: Afonso, Adriano Luís Pinto
Orientador: Almeida, Maria do Rosário
Palavras-chave: Comércio eletrónico
Publicidade
Páginas Web
Marketing
e-marketing
Newsletter
e-mail marketing
e-zine
Permission marketing
Precision marketing
Data de Defesa: 2011
Citação: Afonso, Adriano Luís Pinto - Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios [Em linha] : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goi. Lisboa : [s.n.], 2011. [267] p.
Resumo: A Internet mudou o mundo! Esta (r)evolução é de tal ordem que praticamente nenhum campo da actividade humana ficou imune. O mundo digital reformulou conceitos como velocidade, eficiência, abrangência ou personalização, inventou hábitos de consumo e implicou alterações dramáticas nas actividades comerciais. O marketing e a publicidade como elemento do Mix da comunicação são disso exemplos paradigmáticos. Este trabalho de investigação dedica-se ao estudo de um dos formatos de publicidade e marketing online mais populares: a newsletter. Esta, como ferramenta privilegiada de comunicação, quando eficientemente usada, é uma “arma” comercial poderosíssima, embora de muito difícil manipulação. O desenvolvimento deste estudo compreende então o necessário enquadramento teórico, analisa os seus diferentes elementos constituintes, preocupa-se com as suas particularidades de utilização, e estabelece o seu enquadramento numa campanha de e-mail marketing e num plano de e-marketing. Para evitar o carácter abstracto de uma reflexão apenas teórica, recorre-se a um estudo de caso da plataforma da E-goi, ilustrando assim o fenómeno em Portugal. A parte empírica, recorrendo a entrevistas e questionários, procura verificar as hipóteses apresentadas na parte teórica, as quais complementam ou actualizam o panorama no domínio nacional. O objectivo principal é a análise das características das campanhas de e-mail marketing e a relação com a sua eficácia. As conclusões valorizam entre outras características: a relevância dos conteúdos, a introdução de incentivos; a personalização da mensagem; a preocupação com a privacidade; a preferência por uma periodicidade de contacto adequada, a verificação da mensagem contra filtros de spam e a adopção do formato HTML como formato de envio.
The Internet has changed the world! This (r)evolution, is such that practically no field of human activity has been untouched. The digital world has reformulated concepts such as speed, efficiency, coverage or customization. It has invented consumption habits and implied dramatic changes in commercial activities. Marketing and Publicity, this one as part of the communication Mix, are paradigmatic examples of these changes. This research is dedicated to the study of the most popular form of publicity and marketing online: the newsletter. The newsletter is considered a privileged instrument of communication. When it is used efficiently, it can be a very powerful “weapon”, although it is considered a very difficult to manipulate. This investigation understands the necessary theoretical framing and analyses the different elements by which the newsletter is composed. This project is concerned in illustrating particularities of use and it establishes a framing related to e-mail, marketing and e-marketing. In order to avoid an abstract nature of the study with only a theoretical approach, I have resorted to a case study of the E-goi platform, which is a clear example of this phenomenon in Portugal. The empirical part, which includes interviews and questionnaires tries to verify the hypothesis shown in the theoretical part, which complement or update the outlook considering the national field. The main goal is to analyse the features of the e-mail and marketing campaigns and their relation to efficiency. The conclusions value, among other features, the importance of the content, the incentives included, the customization of the message, the concern with the privacy of others, the preference for an appropriate contact frequency, the control of the message against spam filters and the preference for a HTML format in the process of sending.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1808
Aparece nas colecções:Mestrado em Comércio Electrónico e Internet / Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI

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