Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1801
Título: Valorização do cabrito da Gralheira IGP : estudo exploratório junto dos consumidores
Autor: Ribeiro, António Lopes
Orientador: Moura, Ana Pinto
Cunha, Luís Miguel
Palavras-chave: Consumo alimentar
Produto animal
Carne de caprino
Qualidade do produto
Certificado de qualidade
Data de Defesa: 2011
Citação: Ribeiro, António Lopes - Valorização do cabrito da Gralheira IGP [Em linha] : estudo exploratório junto dos consumidores. Porto : [s.n.], 2011. 150 p.
Resumo: A presente investigação procurou avaliar o potencial contributo que o Cabrito da Gralheira (IGP) tem para o desenvolvimento local, em particular da Região Agrária do Alto Paiva e Lafões, através da valorização deste produto junto dos consumidores. Para o efeito, realizou-se um inquérito junto dos consumidores com vista a escrutinar essa problemática. Da presente investigação concluiu-se que a maior parte dos respondentes é consumidor de carne de caprino, sendo que a confecção desta carne decorre essencialmente em casa, em detrimento do restaurante, que mais de metade dos respondentes conhece a designação Cabrito da Gralheira e tem a consciência que este produto é um (IGP), que é um produto de elevada qualidade e desejado, que adquirem este tipo de carne maioritariamente no talho, que utilizam estratégias de aquisição e consumo de modo a sentirem-se mais seguros com a carne comprada/consumida, contudo apenas 65,5% dos inquiridos diz ter consumido ou comprado Cabrito da Gralheira (IGP), o que pode reforçar de que se trata de um produto selectivo, devido em particular ao seu preço elevado, que 45,2% diz estar disposto a pagar entre 5 e 10% a mais pela compra desta carne e que as preferências da escolha do formato da peça do cabrito, maioritariamente dizem que optam por comprar peças inteiras, seguida de meia peça, partido, quarto de peça e finalmente as cuvetes, com 12,8% das preferências. Verifica-se ainda que os acessórios mais valorizados pelos inquiridos em relação a este tipo de carne são os atributos sensoriais, a sanidade animal a tenrura da carne e a qualidade do produto. Da redução desta informação sobre a valorização deste produto Cabrito da Gralheira (IGP) emergiram três factores, a saber: Qualidade percebida, Certificação da Qualidade e Tradição. Resulta, portanto, que o produto tradicional é valorizado como um produto de qualidade, sendo essa qualidade certificada, como é o caso do Cabrito da Gralheira (IGP). Para finalizar e comparando os diferentes grupos inquiridos, em função das variáveis sócio-demográficas e das variáveis comportamentais, identificaram-se diferenças relativamente à importância dada às diferentes dimensões de valorização do Cabrito da Gralheira (IGP), constatando-se que, são as mulheres inquiridas que mais importância dão aos diferentes factores de valorização deste produto.
The present investigation sought to assess the potential contribution of the Cabrito da Gralheira (IGP) has for local development, particularly the Agricultural Region of the Alto Paiva e Lafões, through the enhancement of this product among consumers. To this end, we carried out a survey among consumers to scrutinize this problem. This research concluded that most respondents are consumers of goat meat, and the making of this meat mainly takes place at home, instead of the restaurant, more than half of respondents know the name Kid Gralheira and has aware that this is a product (IGP), which is a high quality product and want, they buy this type of mostly meat at the butcher, who use strategies of acquisition and consumption in order to feel safer with the meat purchased / consumed, but only 65.5% of respondents said to have consumed or purchased Cabrito da Gralheira (IGP), which can reinforce that this is a product of selective, due largely to its high price, which says it is 45.2% willing to pay between 5 and 10% more than the purchase of meat and that preferences for choosing the shape of the part of the kid, mostly say they choose to buy whole pieces, then half of play, party, and finally the fourth part of the vials with 12.8% of preferences. There is also the accessories that most valued by respondents in relation to this kind of meat are the sensory attributes, animal meat tenderness and quality. Of reducing this information on the value of this product Cabrito da Gralheira (IGP) revealed three factors, namely perceived quality, quality certification and Tradition. It therefore follows that the traditional product is valued as a quality product, however, is certified, as is the case with Cabrito da Gralheira (IGP). To finalize and comparing the different groups surveyed, according to the socio-demographic and behavioral variables, differences were identified on the importance given to different dimensions of recovery Cabrito Gralheira (IGP), noting that it is women respondents who give more importance to different factors of valuation of this product.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1801
Aparece nas colecções:Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar / Master's Degree in Food Consumption Sciences - TMCCA

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