Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1791
Título: O trabalho prático no ensino das ciências numa turma do 5º ano de escolaridade
Autor: Lopes, Maria Teresa Agria Ferreira de Almeida Vilares
Orientador: Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Ensino das ciências
Trabalhos práticos
Experiências educacionais
Ensino básico
2º Ciclo
Aprendizagem
Science teaching
Scientific literacy
Skills
Experiences in the science learning
Practical work
Data de Defesa: 2010
Resumo: Numa sociedade caracterizada pela rápida evolução da Ciência e da Tecnologia, reconhece-se, hoje, a importância da apropriação de conhecimentos científicos para se ser uma pessoa informada, capaz de elaborar juízos e tomar decisões sobre situações do quotidiano (Galvão, Reis, Freire & Oliveira, 2006). Neste âmbito importa reflectir acerca do papel da escola, enquanto contexto privilegiado de formação, ao preparar os indivíduos para uma vida em sociedade que exige, cada vez mais, uma participação activa, responsável e mais informada sobre o que se passa à sua volta. A importância do ensino das ciências é hoje indiscutível. Neste sentido, interessa discutir o papel da Ciência no currículo escolar, desde os anos iniciais de escolaridade, mais especificamente, o ensino das ciências na escolaridade obrigatória na promoção da literacia científica, quando os estudos internacionais do PISA 2006 revelam que os alunos portugueses a ciências obtêm resultados de desempenho inferiores à média da OCDE. A presente investigação foi desenvolvida entre Fevereiro e Junho do ano lectivo de 2010 e envolveu vinte e quatro alunos do 5º ano de escolaridade do 2º Ciclo do Ensino Básico, de uma turma em que a professora era a própria investigadora. A principal finalidade consistiu em compreender a importância da utilização do Trabalho Prático no desenvolvimento das competências específicas para a literacia científica dos alunos, no âmbito das competências presentes no Currículo Nacional do Ensino Básico. Para este efeito, realizou-se um estudo de natureza qualitativa segundo uma abordagem interpretativa e os dados foram recolhidos através da observação participante (registos em notas de campo, registos áudio e registos fotográficos), dois questionários, um teste escrito e recolha documental, em particular, produções dos grupos de trabalho durante as actividades desenvolvidas pelos alunos. Os resultados permitem iluminar as alterações sobre as concepções dos alunos face a alguns aspectos da ciência, no que respeita ao seu conteúdo e também à natureza da ciência, evidenciando que o trabalho prático, pelas potencialidades cognitivas e formativas que encerra, traz benefícios para a aprendizagem das ciências.
In a society which is nowadays characterized by a fast evolution of Science and Technology we have to recognize the importance of looking for scientific knowledge to be an informed person able to make judgements and take decisions in daily situations (Galvão, Reis, Freire & Oliveira, 2006). So it’s important to think about the role school has as an exceptional means of formation on preparing individuals to life in society. A life that is more and more demanding on us: we must be informed, active, responsible and participant in what happens around us. No one can deny the importance of Science teaching in this context. That’s why it is a must to discuss the role taken by Science in the National Curriculum from the very early school years, especially the Science teaching in the compulsory school on promoting the scientific literacy, as international results of PISA 2006 reveal that the Portuguese students have poor performance results at Science, even inferior to the average results in OECD. This research was carried out between February and June 2010. It comprised the researcher and her class of twenty-four pupils of the 5th grade of the elementary education. The main target was to understand the relevance of using Practical Work on developing the specific skills for the students’ scientific literacy in the context of the skills included in the National Curriculum for Elementary Education. With this in mind, a study of qualitative nature was made according to an interpretative approach. The data were collected through a participant observation (registrations in fieldwork notes, audio and photo registers), two questionnaires, a written test and documents taken from group works during the students’ class activities. The results allow us to highlight the changes about the students’ conceptions towards some aspects of Science, especially regarding to its contents as well as its nature, on showing that practical work brings benefits to the learning of Science because of its cognitive and formative potentialities.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1791
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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