Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1748
Título: Modelo de desenvolvimento de software educativo : uma proposta de implementação de um modelo de desenvolvimento de software educativo no sistema de Ensino Superior Português
Autor: Escudeiro, Paula
Orientador: Bidarra, José
Palavras-chave: Educação
Tecnologia da informação e comunicação
Elearning
Tecnologia da educação
Software
Conceção de software
Data de Defesa: 2008
Citação: Escudeiro, Paula - Modelo de desenvolvimento de software educativo [Em linha] : uma proposta de implementação de um modelo de desenvolvimento de software educativo no sistema de Ensino Superior Português. [Lisboa] : [s.n.], 2008. XXVIII, 407, [160] p.
Resumo: Perante um cenário altamente competitivo e de transformação em termos sociais,económicos ou culturais, em que as Instituições de Ensino Superior estão inseridas, torna-se necessário a adopção de uma filosofia de aprendizagem que conduza à melhoria dos processos de ensino/aprendizagem, além de permitirem um ambiente propício ao conhecimento e à inovação. Qual a capacidade de adequação ao novo paradigma de ensino centrado no aluno? Como promover o papel do professor - facilitador da aprendizagem? Estas são algumas questões que estão ainda em discussão nas Instituições de Ensino Superior. Os benefícios esperados com a implementação de modelos de desenvolvimento de software educativo numa Instituição de Ensino Superior, integrando a tecnologia no processo de ensino/aprendizagem, dependem, em grande parte, da adopção desses modelos pelos principais intervenientes. Desta forma, a compreensão, individual, do modelo de desenvolvimento fornece visões importantes para identificar potenciais resistências possibilitando, e antecipando, a condução de acções de maximização da aceitação da utilização do modelo, na perspectiva do aumento da frequência de utilização e melhoria da qualidade e do desempenho dos sistemas produzidos. Assim, o objectivo geral deste trabalho é a definição da arquitectura de um modelo de desenvolvimento de software educativo, a sua implementação em ambiente académico e a análise dos factores que influenciaram a adopção, individual e colectiva, do modelo pelos intervenientes da Instituição. Neste contexto, a presente dissertação especifica um modelo de desenvolvimento de software educativo baseado nas tecnologias da informação na educação. De acordo com a arquitectura do modelo, foram também desenvolvidos dois protótipos experimentais, seguidos de um conjunto de sistemas que serviram de base para a análise do impacto do modelo nos cursos de Licenciatura e Mestrado do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto.
Facing a highly competitive scenario at several leveIs of human society, Higher Education lnstitutions need to adopt a philosophy of learning that improves the performance of teaching/learning process allowing an environrnent that improves knowledge acquisition and innovation. How capable are Higher Education lnstitutions to the new paradigm of education based on the student? How can we promote the role of the teacher - facilitator of learning? These are some issues that are still under discussion at the Higher Education lnstitutions. The expected benefits of developing a model to help building educational contents integrating the technology in a learning /instruction process, is highly dependent on early adoption of the intervenient in the processo Therefore, understanding how individuais adopt the model, or reject helps identifying potential barriers to acceptance, and suggest actions that maximize both model 's acceptance and its frequency of use improving the quality and the performance of the systems. The main goal of this research is to define the architecture of a model for the development of educational software, its implementation in academic environment and to analyse the factors that influenced the individuls and collective adoption of the model by stakeholders of the institution. ln this context , this dissertation specifies a model for the development of educational software based on information technologies in education. According to this model architecture, we developed two experimental prototypes and a number of educational systems that formed the basis for the analysis of the impact of the model in the Bachelor and Master courses of the Computer Engineering Department of the Institute of Engineering of Porto.
Descrição: Tese de Doutoramento em Informática na especialidade de Sistemas Multimedia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1748
Aparece nas colecções:Sistemas Multimédia / Multimedia Systems

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capa_Tese.pdf127,8 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.