Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1732
Título: A música popular e tradicional calipolense no ensino-aprendizagem da educação musical no 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Abalroado, Fausto José Vermelho
Orientador: Marques, Maria do Céu
Martins, Amílcar
Palavras-chave: Ensino da música
Ensino básico
2º Ciclo
Música popular
Música tradicional
Vila Viçosa
Traditional and popular music
Music education
Teaching and learning
2nd Cycle Basic Education
Data de Defesa: 2010
Citação: Abalroado, Fausto José Vermelho - A música popular e tradicional calipolense no ensino-aprendizagem da educação musical no 2º Ciclo do Ensino Básico [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2010. 162 p.
Resumo: Motivar e/ou facilitar o ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico, assume-se como uma tarefa cada vez mais sensível e desafiante, tendo em conta as influências, os contextos e vivências quotidianas das crianças e jovens. Numa primeira instância há que definir, delimitar, enquadrar e recolher o património musical popular e tradicional local, em termos de inclusão no processo ensino-aprendizagem ao nível da co-relação e articulação com os conteúdos programáticos, e finalmente a experimentação do repertório na perspetiva de melhores resultados a nível de interesse, participação e facilitação das aprendizagens. No recurso a uma abordagem de natureza qualitativa pretendemos analisar a informação de uma forma indutiva, numa interação natural com os sujeitos e procurando compreendê-los a partir dos seus quadros de referência. A implementação do estudo consubstanciou-se à turma C do 6º ano da Escola EB 2 D. João IV de Vila Viçosa, traduzindo-se numa investigação-ação quanto ao propósito. No enquadramento curricular alvo deste estudo, pretendemos evidenciar a função preponderante das expressões no desenvolvimento harmónico do indivíduo e no seu equilíbrio, traduzidas em atividades que promovam a cooperação, a integração, a própria formação de carácter e a vivência dos valores artísticos, alicerçados por princípios de orientação pedagógica e didática. Neste âmbito, destacamos a aproximação ao Modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (1993; 2005)enquanto base metodológica e inspiradora. É na função atrás referida que o Agente deve ter em consideração o Meio envolvente do aluno (Sujeito) destinatário dos conteúdos/atividades a desenvolver (Objeto), nas múltiplas relações de Ensino, Aprendizagem e Didática. Como principais efeitos do estudo, enfatizamos a conveniência em compreender e atuar nos contextos sócio-culturais através das expressões artísticas, na reflexão e articulação de saberes, e na inserção efetiva de repertório local na experimentação musical no processo ensino-aprendizagem, enquanto visão estratégica motivadora e facilitadora do conhecimento.
Motivate and / or facilitate the teaching-learning in the discipline of Musical Education in the 2nd cycle of basic education. It is assumed as an increasingly sensitive and challenging task, taking into account the influences, contexts, and everyday experiences of children and young people. The popular musical heritage should be defined, selected, collected and included in the teaching-learning relationship. Finally, the repertoire with a view to improve results in terms of interest, participation and facilitation of learning. In using a qualitative approach, we intend to analyze the information in an inductive way and a natural interaction with the subject and trying to understand them from their frames of reference. Implementation of the study embodied the class C in the 6th year of school EB 2 D. João de Vila Viçosa, translating into a research-action on the purpose. Within the curricular framework which is the subject of this study, we intend to highlight the preponderant role of expressions in the harmonious development of the individual in His balance, as reflected in activities that promote cooperation, integration, the very formation and experience of artistic values, grounded on principles of mentoring and teaching. In this context, we emphasize the approach of Renald Legendre (1993; 2005) model of Pedagogical Relationship as the methodological and inspiring basis. Within this scope the Agent must take into consideration the student's Surroundings (Subject) recipient of the content / activities to develop (Object), the multiple relations of Teaching, Learning and Didactic. As the main results of the study, we emphasize the convenience to understand and act on the socio-cultural contexts through artistic expressions, reflection and articulation of knowledge, and the effective insertion of musical experimentation in local repertoire, in teaching-learning as a strategic vision and a knowledge motivating and facilitating factor.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1732
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

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