Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1727
Título: As implicações do B-learning no sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º Ciclo do ensino básico : um estudo exploratório nos Concelhos de Rio Maior e Santarém
Autor: Oliveira, Alfredo Manuel Cordeiro de
Orientador: Tinoca, Luís
Palavras-chave: Ensino assistido por computador
Blearning
Ensino básico
3º Ciclo
Sucesso escolar
Motivação
Motivation
Satisfaction
Learning environment
Data de Defesa: 2010
Resumo: Este projecto de investigação tem como objectivo pesquisar e conhecer as implicações da implementação da pedagogia do b-learning para o sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, é necessário identificar e compreender os possíveis obstáculos à sua execução, assim como, entender as condições que poderão favorecer a utilização do b-learning como prática pedagógica. Por outro lado, compreender os efeitos do b-learning na promoção do interesse e motivação dos alunos nas actividades escolares. Será também importante conhecer os interesses e motivações dos professores, bem como a sua percepção, em relação à utilização do b-learning como modalidade de ensino aprendizagem. O presente trabalho corresponde a uma investigação exploratória, descritiva e analítica, quer do ponto de vista quantitativo quer do ponto de vista qualitativo. A amostra foi constituída por 276 alunos e 48 professores de 4 escolas. Como instrumento de recolha dos dados, foram utilizados dois inquéritos por questionário. Após a recolha dos questionários procedeu-se a duas formas de tratamento dos dados. A primeira baseia-se no estudo das questões abertas, recorrendo-se à análise de conteúdo descritiva, realizada em três momentos. A segunda forma prende-se com as questões fechadas, utilizando-se a análise estatística. Esta pesquisa demonstrou que os alunos estão intrinsecamente motivados para a realização de tarefas online, sentindo-se satisfeitos com a sua execução. O grau de satisfação obtido com a utilização de plataformas de aprendizagem online foi positivo, assim como, a experiência de utilização das mesmas. Os resultados indicam que os alunos consideram importante a combinação das duas modalidades de ensino-aprendizagem, presenciais e online. Todavia, a presença física do professor e a reduzida utilização das plataformas de aprendizagem online neste nível de ensino são factores a considerar. Os professores não estão motivados para a utilização do b-learning e esta falta de motivação está relacionada com uma diversidade de factores associados aos próprios professores, às escolas e a outros factores de ordem estrutural.
This work aims to investigate and understand the implications of b-learning for the success, satisfaction and motivation of Middle School students. To this end, it is necessary, on the one hand, to identify and understand the potential obstacles to its implementation, as well as, to know the conditions that may favor the use of b-learning as a pedagogical practice. On the other hand, it is also important to understand the effects of b-learning in the promotion of the students` interest and motivation in school activities. We also need to know the teachers` interest and motivation, as well as, their perception as far as the use of b-learning as an educational learning is concerned. This study represents an exploratory, descriptive and analytical investigation, in quantitative and qualitative ways. The sample consisted of 276 students and 48 teachers from 4 schools. Two surveys were used in order to collect information about the subject. The surveys were treated using two different forms. The first one is based on the study of open questions using a descriptive content analysis conducted in three stages: the organization, choice and selection of the material to be analyzed corresponds to the first stage; the implementation of decisions taken at the pre-analysis (grouping the responses into several categories) is the second stage and the last one refers to the inference and interpretation of data. The second form is for close questions where statistical analysis was performed. This research demonstrated that students are intrinsically motivated to do online tasks, feeling satisfied with their experience in this area. The degree of satisfaction obtained with the use of online learning platforms was positive, as well as the experience of using them. The results show that students consider important the combination of the two types of teaching/learning environments, face-to-face and online classes. However, the teacher`s physical presence and the few use of online learning platforms, for this education level, are factors to be considered. Teachers are not motivated to work with b-learning, and this lack of motivation is connected with a variety of factors associated with the teachers themselves, schools and other structural factors.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1727
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMPEL_AlfredoOliveira.pdf3,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.