Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1725
Título: Contextos de aprendizagem 2.0: a utilização de ferramentas Web 2.0 para uma aprendizagem em contexto
Autor: Jorge, Nelson
Morgado, Lina
Palavras-chave: Elearning
Social software
Web 2.0
Learning contexts
Contextos de aprendizagem
Software social
Data: 2010
Editora: ADIE, Asociación para el Desarrollo de la Informática Educativa
Citação: Jorge, Nelson; Lina, Morgado - Contextos de aprendizagem 2.0: a utilização de ferramentas Web 2.0 para uma aprendizagem em contexto. "Revista IberoAmericana de Informatica Educativa" [Em linha]. ISSN 1699-4574. Nº 12 (Julio-Diciemb. 2010), p. 3-13
Resumo: O presente artigo aborda a utilização de ferramentas Web 2.0 no ensino online como potenciadoras de ambientes sociais interactivos e culturais, promovendo uma aprendizagem em contexto. O estudo realizou-se com estudantes de um curso de mestrado na área do e-Learning que participaram numa actividade sobre a temática Web 2.0 onde caracterizaram este conceito e exploraram várias destas ferramentas. A actividade foi planeada e desenvolvida de acordo com os princípios teóricos revistos, nomeadamente a criação e gestão de contextos de aprendizagem numa perspectiva construtivista, o conceito Web 2.0 e a utilização deste tipo de ferramentas em estratégias de ensino e aprendizagem em ambientes online. Os resultados obtidos através da análise das contribuições dos estudantes ao longo da actividade revelaram que as ferramentas Web 2.0 potenciam a comunicação, interacção, colaboração e socialização, promovendo uma aprendizagem em contexto.
This paper refers to the use of Web 2.0 tools in online education to support interactive, cultural and social environments, in the promotion of learning in context. The study was conducted with online learners, attending an online course integrated in a master’s degree on e-Learning, who participated in an activity about Web 2.0 tools, using the very tools themselves. The activity was designed according to the principles revised in the theory, such as the creation and management of learning contexts in a constructivist perspective, the Web 2.0 concept and the use of these tools in educational strategies in online contexts. The results found after data analyses indicate that Web 2.0 tools stimulate communication, interaction, collaboration and socialization, promoting learning in context.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1725
ISSN: 1699-4574
Versão do Editor: ADIE, Asociación para el Desarrollo de la Informática Educativa
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Artigos em revistas / Papers in journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
nelsonjorge_linamorgado.pdf337,41 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.