Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1708
Título: O comércio electrónico : fundamentos, modelos, sistemas de segurança e pagamentos : experiência de comércio electrónico dos alunos do ensino superior do Instituto Politécnico de Tomar : estudo de caso
Autor: Silva, Vasco Renato Marques Gestosa da
Orientador: Almeida, Maria do Rosário
Palavras-chave: Internet
Negócios
Comércio eletrónico
Segurança
Pagamento
Data de Defesa: 2010
Resumo: A evolução das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente da Internet, vieram introduzir novas formas de comprar e vender produtos e serviços, proporcionaram o aumento da dimensão dos mercados, maior transparência na negociação, maior facilidade de acesso das empresas ao seu mercado alvo, a presença permanente (24 horas por dia, 7 dias por semana), impuseram a redução de custos, entre outras oportunidades (Cunha, 2007). A inexistência de barreiras regionais ou temporais na Internet, faz com que esta se constitua, cada vez mais, como um meio privilegiado para comprar e vender produtos ou serviços, dando lugar a um novo conceito, a “economia digital” (Tapscot, 1999), uma economia baseada em informação (Gameiro, 2005) tecnologias, dispositivos e redes digitais. Dada a relevância do tema, este trabalho de investigação pretende efectuar um estudo sobre o comércio electrónico e descrever os efeitos da sua aplicação, quer ao nível do consumidor, quer ao nível das organizações. Ao comércio electrónico estão associadas preocupações relacionadas com a segurança de informação que circula em canais abertos como a Internet (Medeiros, 2001). São descritos em detalhe os mecanismos de segurança que foram desenvolvidos nos últimos anos, tenta-se perceber se os sistemas de segurança actuais permitem realizar o comércio electrónico de forma segura e são referidas as ameaças a que o comércio electrónico está sujeito actualmente. A questão dos pagamentos é outro aspecto fundamental relacionado com o comércio electrónico. Como tal, é feito um estudo dos tipos de pagamento electrónico existentes e descritos de forma detalhada, a sua evolução em Portugal. A parte empírica deste estudo de investigação incide num estudo de caso sobre a experiência em comércio electrónico por parte de alunos do ensino superior, neste caso, por parte dos alunos do Instituto Politécnico de Tomar.
The evolution of information and communication technologies, namely the Internet, has introduced new ways of buying and selling products and services, has provided the growth of market dimension, a larger transparency in negotiations, a bigger ease of access from companies to their target market, the permanent presence (24 hours a day, 7 days a week), and has imposed cost reductions, among other opportunities (Cunha, 2007). The absence of regional or temporal barriers on the Internet increasingly turns it into a privileged means to buy and sell products or services, giving rise to a new concept, the “digital economy” (Tapscot, 1999), an information based economy (Gameiro, 2005), and also based in digital technologies, devices and networks. Given the subject’s relevance, this research work intends to conduct a study on electronic commerce and to describe the effects of its implementation, both at consumer and organisation levels. To electronic commerce are associated concerns related to the security of the information that floats on open channels such as the Internet (Medeiros, 2001). The security mechanisms developed in recent years are described in detail, attempts are made to understand if the current security systems allow performing electronic commerce safely and the threats electronic commerce is actually subjected to be referred. The payment issue is another key aspect related to electronic commerce. As such, a study on electronic commerce existing payment types is made, describing them in detail and their evolution in Portugal. The empirical part of this research study focuses on a case study about the electronic commerce experience of higher education students, in this case, the students of Instituto Politécnico de Tomar.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1708
Aparece nas colecções:Mestrado em Comércio Electrónico e Internet / Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI

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