Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1697
Título: O espaço da coordenação de curso num contexto online : estudo de caso
Autor: Cabral, Pedro Barbosa
Orientador: Amante, Lúcia
Palavras-chave: Universidade Aberta
Ensino a distância
Ensino virtual
Comunicação virtual
Modelos educativos
Organização do curso
Coordenação do curso
Online courses coordination
Distance education
Garrison and collaborators
Framework
Virtual pedagogical model
Social presence
Data de Defesa: 2010
Citação: Cabral, Pedro Barbosa - O espaço da coordenação de curso num contexto online [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2010. [174] p.
Resumo: Este estudo, realizado no ensino superior, tem como objectivo a análise da perspectiva dos alunos sobre o papel da Coordenação de Curso (1º ciclo de estudos), num ambiente de aprendizagem online. Tem como base o modelo transaccional da educação a distância de Garrison, Archer e Anderson (2000) Community of Inquiry (CoI) Framework e o modelo pedagógico assumido pela Universidade Aberta [UAb] (Pereira, Quintas-Mendes, Morgado, Amante & Bidarra, 2007). Trata-se de um estudo de caso com uma vertente exploratória, descritiva, mas também correlacional, isto porque se procurou entender o papel percepcionado e vivenciado no espaço online da coordenação da licenciatura em educação, e procedeu-se à analise do peso que a coordenação tem de acordo com o CoI Framework. O estudo faz uma descrição das temáticas abordadas no espaço online da coordenação, a partir da análise de conteúdo das conversações tidas nos fóruns. No que diz respeito à percepção dos estudantes, foi aplicado um questionário com questões abertas, usando igualmente a técnica da análise de conteúdo. Nesse questionário, foram colocadas questões fechadas baseadas no trabalho de Arbaugh e colaboradores (2008) e foi feito um tratamento estatístico das mesmas. Os participantes são compostos pela coordenação e pelos estudantes dos anos lectivos 2007/2008 e 2008/2009, inscritos no espaço online. Os resultados sugerem que o espaço da coordenação é bastante importante para os estudantes, sendo considerado „o local‟ de referência da própria instituição. Os estudantes percepcionam este espaço como um local onde: (1) são aconselhados, acompanhados, orientados, apoiados e suportados; (2) recorrem para a resolução e/ou esclarecimento de dúvidas, problemas e situações; (3) se apoiam para a ligação/mediação entre os estudantes e a UAb, em particular com os docentes. Também se verificou que a Coordenação pode constituir um factor relevante no modelo de Garrison, principalmente na componente “presença social”. Notaram-se igualmente diferenças a este nível, de acordo com o ano lectivo em que os alunos iniciaram o curso. Desta forma, os resultados obtidos apontam para um papel da coordenação para além do definido no modelo pedagógico e verifica-se que o peso da coordenação na “presença social” tem efeitos sobre a “presença cognitiva”, o que tem implicações na aprendizagem, na satisfação, no empenho e nos resultados no curso.
In the present study, students‟ perspective regarding the role of a Course Coordination (first cycle) in an virtual learning environment was analyzed following the Community of Inquiry (CoI), a transactional model of distance education, developed by Garrison, Anderson and Archer (2000) and also the Universidade Aberta‟s pedagogical model (Pereira, Quintas-Medes, Morgado, Amante Bidarra, 2007). This investigation presents a case study with an exploratory and descriptive component in order to identify the experienced and perceived role of the Education Course Coordination online virtual class. However a correlation component was also approached. Therefore, an analysis of the importance that the coordination assumes accordingly to the CoI Framework was undertaken. The topics discussed in the coordination‟s virtual class are described based on the contents of the different discussion threads. A survey was applied to study students‟ perception. The survey was composed with open-ended questions using content analysis and closed-ended questions based on Arbaugh, Cleveland-Innes, Diaz, Garrison, Ice, Richardson e Swan (2008) research followed by a statistical analysis. Participants include coordination members and 2007/2008 and 2008/2009 students, both registered in the Education Course Coordination online virtual class. Results indicate that the coordination‟s online learning platform is very important to students and it is considered their institution‟s preference place. Students perceived this as a space where they: (1) get advice, supervision and support; (2) solve problems, doubts and affairs; (3) and rely to connect/mediate students with UAb, in particular with professors/tutors. Results also reveal that Coordination can be an essential factor in the Garrison et al. model, especially concerning the “social presence” variable. Differences between scholar years were also identified at this level. Therefore, results indicate that the role of coordination is much larger than the one defined in the pedagogical model of UAb and that the significance of coordination in the “social presence” variable has effects on the “cognitive presence” variable, which has impacts on learning, satisfaction, commitment and results.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1697
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Cabral.pdf7,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.