Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1693
Título: A reconfiguração didáctica : implicações da educação para a cidadania nas práticas da educação geográfica
Autor: Miranda, Branca
Orientador: Ferreira, Manuela Malheiro
Palavras-chave: Ensino da geografia
Educação para a cidadania
Cidadania
Curriculum
Reforma do ensino
Ensino básico
Aprendizagem
Data de Defesa: 2010
Citação: Miranda, Branca Margarida Alberto de - A reconfiguração didáctica [Em linha] : implicações da educação para a cidadania nas práticas da educação geográfica. [Lisboa] : [s.n.], [2010]. 300 p.
Resumo: A sociedade do século XXI vive um período de transição. A conflitualidade social,política e económica pôs em causa o mundo moderno e esboçam-se já novos caminhos, num esforço de atingir a harmonia, ao mesmo tempo que outros indicadores nos remetem para uma maior desigualdade entre regiões e grupos sociais, uma mais acentuada segregação e isolamento das minorias e o aumento dos excluídos. À problemática da exclusão junta-se o desinteresse pela actividade política por parte de uma elevada percentagem da população o que faz despertar a necessidade de repensar o acto educativo, definindo as funções que poderá desempenhar num processo de mudança de mentalidades e os possíveis contributos sociais que dai poderão advir. Partindo de propostas desenvolvidas ao nível do Conselho da Europa, das análises elaboradas por diversos autores bem como de investigações feitas no terreno,procurou-se interpretar os documentos, que a este propósito, foram produzidos nos últimos anos pelo Ministério da Educação. A fragilidade teórica de algumas propostas levanta inúmeras interrogações relacionadas com a sua exequibilidade,questões que são sublinhadas pelos professores entrevistados e que em nenhum momento se sentem à vontade para desenvolver a Educação para a Cidadania no contexto das suas aulas. As características do currículo de Geografia, dos alunos e das escolas são outros tantos entraves que os professores apontam para que se processe uma mudança real no sistema educativo. Procurando responder às necessidades dos professores apresenta-se uma proposta para a Didáctica da Geografia cuja finalidade consiste em explicitar de que modo a Educação para a Cidadania e a Educação Geográfica se entrelaçam e podem estabelecer relações harmoniosas no processo educacional, contribuindo para a formação integral do aluno.
Twenty-first century society lives a transition period. The rise of social, political, and economic conflict was a great blow to the modern world. In a great effort to attain harmony, new ways to tackle the situation are already being outlined while other indicators enhance a greater inequality between regions and social groups, a very high level of segregation and minorities isolation, as well as an increasing number of excluded groups. Besides exclusion, there is also to be pointed out the lack of interest for politics by a high percentage of population, which leads us to rethink Education, defining its functions in order to change mentalities as well as social contributions likely thence occurring. Based on proposals developed by the European Council, several authors' analyses, and experimental researches as well, documents related to this purpose and recently produced by the Ministry of Education were interpreted. Theoretical weakness of some proposals arises many questions related to its feasibility. The teachers interviewed and who don't feel confident to develop Education for Citizenship within their classroom activities emphasize those questions. They also point out Geography curriculum as well as students' and school features as other hindrances to be considered so that a turning point in Educational System may occur. Trying to meet the teachers' needs, a proposal for Geography Didactic is presented. It is our aim to make clear how Education for Citizenship and Geographic Education interact and can establish a harmonious relationship within the educational process, as a contribution for the integrated formation of the student as a whole person.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Formação Pessoal, Social e Comunitária apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1693
Aparece nas colecções:Educação Pessoal, Social e Comunitária / Personal, Social and Communitarian Education
CEMRI - Teses de Doutoramento / Phd Thesis

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