Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/164
Título: Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos
Autor: Mendes, António Quintas
Crato, Raquel
Palavras-chave: Formação profissional
Formação de formadores
Universidade Aberta
Sistemas on-line
Data: Dez-2004
Editora: Universidade Aberta
Citação: Mendes, António Quintas; Crato, Raquel - Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". Nº 2 (Dez. 2004), p. 171-176
Resumo: São ainda escassos os relatos de experiências de E-Formação quer por parte de Formadores, quer por parte de Formandos e tais relatos seriam certamente úteis a todos os que se iniciam neste novo mundo da Formação. Neste artigo procuramos dar conta de alguns dos princípios pedagógicos que têm orientado diversas edições de um curso de Formação de E-Formadores oferecido pela Universidade Aberta desde 2001. Destacam-se os princípios da Aprendizagem Experencial e Reflexiva aliada à Aprendizagem do Saber- -Fazer; a utilização de recursos online enquanto Ferramentas Cognitivas; a mobilização dos formandos em torno de Projectos situados, concretos, públicos e com um sentido de utilidade social; O Isomorfismo Pedagógico, a Flexibilidade e a Diversidade enquanto experiências pedagógicas relevantes para o futuro E-Formador.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/164
ISSN: 0872-0738
Aparece nas colecções:Revista Discursos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Discursos–Formação de Professores171-176.pdf80,2 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.