Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/160
Título: Professores para quê? : para uma reconceptualização da formação de profissionais de ensino
Autor: Roldão, Maria do Céu
Palavras-chave: Formação de professores
1º Ciclo
Supervisão
Data: Dez-2004
Editora: Universidade Aberta
Citação: Roldão, Maria do Céu - Professores para quê? : para uma reconceptualização da formação de profissionais de ensino. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº2 (Dez. 2004), p. 95-120
Resumo: Este artigo debate e reequaciona a natureza da actividade docente numa perspectiva sociológica e histórica, confrontando-a com descritores de profissionalidade, nomeadamente a especificidade da função e a natureza do saber profissional. O conceito de ensinar é reconceptualizado dentro desta linha de análise, assumindo-se o professor como um profissional de ensino. Da fundamentação desenvolvida analisam-se implicações para as lógicas de formação, que se perspectivam como desejavelmente organizadas em torno da centralidade da prática profissional e sua teorização e análise reflexiva e crítica, tornada produtora de saber próprio da profissão. Nesse quadro se apresentam alguns resultados parcelares de um projecto de investigação em curso sobre as práticas de formação de professores de 1.o ciclo numa instituição de ensino superior, cuja orientação se baseia nestes pressupostos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/160
ISSN: 0872-0738
Aparece nas colecções:Revista Discursos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Discursos–Formação de Professores 95-120.pdf184,05 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.