Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1585
Título: A educação de adultos e a educação ao longo da vida, em Portugal, numa perspectiva comparada
Autor: Nogueira, Carlos Alberto da Silva
Orientador: Miranda, Rosa
Gaspar, Ivone
Palavras-chave: Educação de adultos
Ensino básico
Ensino secundário
Educação permanente
Política da educação
1980-2000
Estudos comparados
Psicologia da educação
Portugal
União Europeia
Data de Defesa: 2010
Citação: Nogueira, Carlos Alberto da Silva - A educação de adultos e a educação ao longo da vida, em Portugal, numa perspectiva comparada [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2010. 250 p.
Resumo: A presente investigação visou o sistema de educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida a nível dos ensinos básico e secundário, em Portugal, no período que decorreu entre 1980 e 2000, a fim de analisar a sua aptidão para providenciar um serviço adequado às necessidades dos aprendentes ao longo da vida. O autor considera que o movimento de aprendizagem ao longo da vida está a afectar acentuadamente as opiniões, as teorias e a prática da educação tradicional nesta área. Atraído pela sua experiência como educador de adultos e mercê das suas relações e comunicação com dirigentes educativos, docentes e estudantes – de todos os níveis de ensino – em diversas instituições de educação tradicional e não tradicional, o autor concluiu que uma visão do campo da educação/formação de adultos ao longo da vida, nos seus aspectos metodológicos, jurídicos, e políticos, em Portugal e no período em análise, poderia ser alcançado, baseando a investigação em quatro questões nucleares focando as políticas ou estratégias postas em prática e respectiva avaliação, a influência de algumas organizações internacionais na adopção das referidas políticas ou estratégias e comparação destas com as de alguns países da Europa ocidental, a estruturação e institucionalização da educação extra-escolar e, ainda, a importância da educação/formação ao longo da vida para o indivíduo e para a sociedade. A investigação comprovou que a educação e a aprendizagem ao longo da vida possuem uma filosofia e um método próprios que a educação tradicional, tal como existe, é incapaz de adoptar sem acentuadas mudanças sistémicas, das quais diversas são analisadas e comentadas ao longo do estudo, o qual pode contribuir para um futuro desenvolvimento de um sistema de unificado de aprendizagem ao longo da vida. Aliás, tal como foi encarada, a nossa pesquisa pode carrear elementos de análise e reflexão susceptíveis de enriquecer o quadro pedagógico da educação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida e proporcionar aos educadores de adultos uma visão mais ampla da problemática e, também, uma melhor compreensão dos aprendentes com quem interagem.
The present research aimed to examine the system of adult education and lifelong learning, at the level of primary and secondary education in Portugal, between 1980 and 2000, in order to analyse its ability to provide adequate service to lifelong learners- The author considers that the movement of lifelong learning is already profoundly affecting the beliefs, the theories and the traditional education practice in this area. Based on his experience as an adult educator and on his relationship with educational leaders, teachers and students of all levels of education in various traditional and no-traditional educational institutions, the author concluded that a perspective of the field of education/training for adults throughout their methodological aspects, legal and po-litical in Portugal in the period under review, could be achieved, based on research in four core issues focusing on the political or strategies implemented and their evaluation, the influence of international organizations in the adoption of such politics or strategies and comparing these with some Western European countries, the structuring and institu-tionalization of non-school education and also the importance of education/training life long for the individual and for the society. The investigation has shown that educational lifelong learning possesses a philosophy and a method that traditional education, as presently constituted, is unable to accommo-date without marked systemic changes, many of which are reviewed and commented throughout the study, which can contribute to future development of a unified system of lifelong learning. Moreover, as was seen, this research can carry elements of analysis and reflection that can enrich the teaching framework of adult education and lifelong learning and give educators a better understanding of adult learners with whom they interact.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Educação Pessoal, Social e Comunitária apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1585
Aparece nas colecções:Educação Pessoal, Social e Comunitária / Personal, Social and Communitarian Education

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