Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1583
Título: Utilização de e-recursos na aprendizagem : uma arquitectura pedagógica em geografia
Autor: Rodrigues, Mário João Nunes
Orientador: Pereira, Alda
Palavras-chave: Ensino da geografia
Ensino virtual
Processo de aprendizagem
Recursos educacionais
Elearning
Blearning
Internet
Software
Páginas Web
Plataforma Moodle
Blogs
Websites
Data de Defesa: 2010
Citação: Rodrigues, Mário João Nunes - Utilização de e-recursos na aprendizagem [Em linha] : uma arquitectura pedagógica em geografia. Lisboa : [s.n.], 2010. VIII, 191 p.
Resumo: Esta investigação procura avaliar até que ponto a motivação dos alunos associada à utilização de e-recursos pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e adequado à sociedade actual, onde as competências digitais são essenciais, bem como a permanente adequação à inovação tecnológica. Por isso, optámos pela metodologia de investigação-acção, onde o processo de investigação se baseia na execução prática de um projecto, que depois de avaliado pode ser melhorado e novamente testado, permitindo ao professor-investigador beneficiar imediatamente das suas descobertas na prática pedagógica. Foi desenhada uma arquitectura pedagógica em Geografia baseada na utilização de recursos informáticos, que depois de implantada foi testada e avaliada pelos alunos e pelo professor. A metodologia adoptada permitiu recolher ao longo de dois anos lectivos inúmeros dados quantitativos e qualitativos, através da aplicação de questionários presenciais e online aos alunos sobre os diversos e-recursos utilizados. Foram também importantes as observações registadas no diário do investigador sobre o desenvolvimento do estudo e os comentários informais dos alunos. Todas estas informações permitiram fazer um balanço no final do primeiro ano lectivo e planificar com maior segurança as actividades do novo ciclo de investigação. Os resultados obtidos sugerem que os alunos aumentaram as suas conexões linguísticas interagindo com inúmeros textos; alargaram as suas conexões geográficas, navegando em diferentes espaços e culturas; desenvolveram os seus relacionamentos interpessoais, pelo aumento da comunicação online e offline. Aumentou significativamente a motivação para o trabalho e o interesse pela disciplina de Geografia. No final, todos se mostram mais confiantes na tecnologia, conhecendo as suas potencialidades. Partilham as suas dúvidas e dificuldades, apresentam soluções e novidades sobre os diversos temas e sobre software interactivo.
This research seeks to assess the extent to which student motivation by the use of e-resources can improve the teaching-learning process making it more dynamic and appropriate to modern society, in which e-skills are essential, as well as the continued updating to technological innovation. So, we chose to use an action-research methodology, in which the research process is based on the practical implementation of a project which, after being evaluated, can be improved and tested again, allowing the teacher-researcher immediately benefit from in findings in pedagogical practice. A teaching architecture in Geography was designed in the use of computing resources, which was tested and evaluated by students and teacher after application. This methodology allowed us to gather during two academic years numerous quantitative and qualitative data, by applying face to face and online questionnaires to students on the various e-resources. Also important were the notes in the teacher’s diary on the development of the project and on informal comments of the students. All this information led to a balance at the end of the first academic year and to a better planning of the academic activities for the next cycle of research. The results suggest that students increased their linguistic skills interacting with many texts, have expanded their geographic knowledge, browsing different environments and cultures; have developed their interpersonal relationships, increased communication online and offline. The motivation to work and interest in Geography improved significantly. In the end, all are more confident in the technology and know its potential. They also share their doubts and problems, as well present solutions and new ideas on the various issues and interactive software.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1583
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mário João Rodrigues versão final.pdf4,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.