Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1579
Título: Ralph Waldo Emerson : internal conflict of the soul : a romantic unsolved issue
Autor: Camacho, João Augusto
Orientador: Avelar, Mário
Shaffer-Koros, Carole M.
Palavras-chave: Emerson, Ralph Waldo, 1803-1882
Cultura americana
Literatura americana
Romantismo
Século XIX
Data de Defesa: 2010
Citação: Camacho, João Augusto. - Ralph Waldo Emerson [Em linha] : internal conflict of the soul : a romantic unsolved issue. [Lisboa] : [s.n.], 2010. 389 p.
Resumo: O objectivo deste estudo é o de identificar o tema Emerson’s Conflict of the Soul no contexto do Séc. XIX, durante o qual a América procurava defenir a sua própria identidade através duma procura espirítual. Tendo em conta o passado, esta tese, explora as diferenças básicas entre os discursos românticos Europeu e Americano. Os primeiros dois capítulos preparam um quadro teórico, delineando dois principais aspectos do Romatismo Europeu: as novas atitudes perante a natureza; a dicotomia entre o consciente e o inconsciente; a discrepância entre a realidade e a aparência para transcender o fenómeno externo e interno; arte e história; e diferentes significados e origem da palavra “romântico;” em segundo lugar, o clima intelectual (Influências heterogéneas de Emerson), ou o amor intelectual e visão científica para afirmar o Principium of individualism; para celebrar o conflito entre o microcosmo e o macrocosmo; o gosto artístico estrangeiro; as polaridades e fragmentações do eu romântico para cantar a sua própria canção de fidelidade e introduz uma distinta linguagem literária e formas para manifestar ideais transcendentais. A visão da nova teoria orgânica da evolução é desenvolvida no segundo capítulo. O terceirro capitulo descreve duas abordagens geométricas (Razão e Compreensão: Vectores do Dilema Romântico)com o objectivo de desvendar os enigmas secretos do discurso de Emerson. Finalmente, o quarto capítulo examina as raízes de Emerson’s Quest of Romantic Truth ; os seus impulsos racionais e irracionais ; o conflicto entre mundo interior e exterior. Conclui-se que a atitude romântica se torna objecto do discurso artistico, culminar e resultado do produto criativo, e veículo através do qual Emerson’s Conflict of Soul: A Romantic Unsolved Issue surge associado aos temas românticos e a circunstâncias simbólicas da sua vida : Beauty, Love, Suffering, and Immortality, emergem, então, como temas recorrentes e inter-relacionados a partir do começo do Romantismo em 1800. Emerson é, deste modo, retratado como pioneiro, não só no ambito da nova filosofia designada Trancendentalista, mas também como poeta da democracia americana que assegura a perfectibilidade moral da sua sociedade.
The purpose of this study is to identify Emerson’s Conflict of the Soul in the context of 19th century American spiritual quest as the country was searching for its own identity. As back- ground, this thesis explores basic differences between American and European Romantic discourse (s). The first two chapters prepare the theoretical framework, outlining two main aspects of European Romanticism: first, the new attitudes toward nature; the dichotomy between consciousness and unconsciousness; the discrepancy between reality and appearance to transcend outer and inner phenomenon; art and history; and different meanings and origin of the word “romantic;” second, the intellectual climate (Emerson’s heterogeneous influences) or intellectual love and scientific vision to affirm the Principium of Individualism, to celebrate the conflict between microcosm and macrocosm, the taste of foreign and domestic artistic, the polarities and fragmentations of the Romantic self to sing his own song of allegiance and introduce a distinctive literary language and forms to express Transcendental ideas. Chapter One explores his Transcendentalism and Romantic spirit. The vision of the new organic theory of evolution is explored in Chapter Two. Chapter Three describes the two-fold geometrical approaches (Reasoning and Understanding: Vectors of Romantic Dilemma) to unveil the secret enigmas of Emerson’s discourse. Finally, Chapter Four examines the roots of Emerson’s Quest for Romantic Truth; it explores his rational and irrational impulses to define Romanticism as the problematic issue between inner and outer worlds. Romantic attitude, then, becomes the work of art, the culmination and result of creative product: the vehicle through which Emerson’s Conflict of the Soul: A Romantic Unsolved Issue is connected to romantic themes and symbolic circumstances of his life: Beauty, Love, Suffering, and Immortality emerge, then, as recurrent and interrelated themes from the beginning of Romanticism in 1800s. Emerson is portrayed as the innovator not only of a new philosophy called Transcendentalism, but also as an American democratic poet, who secures moral perfectibility for his society.
Descrição: Tese de Doutoramento em Estudos Americanos apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1579
Aparece nas colecções:Estudos Americanos / American Studies

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