Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1575
Título: O espaço e o seu impacto educativo : quais as principais características da gestão e organização do espaço sala em educação infantil
Autor: Filgueiras, Marta Sofia Carreiro
Orientador: Tinoca, Luís
Palavras-chave: Educação pré-primária
Aprendizagem
Salas de aula
Espaço
Organização
Comunicação na aula
Jardins de infância
Living space
Educational strategies
Management and organization
Quality
Data de Defesa: 2010
Citação: Filgueiras, Marta Sofia Carreiro - O espaço e o seu impacto educativo [Em linha] : quais as principais características da gestão e organização do espaço sala em educação infantil. Lisboa : [s.n.], 2010. 240 p.
Resumo: A presente investigação pretende consciencializar para a importância da gestão e organização do espaço sala, como condicionante do ambiente de aprendizagem. As principais linhas orientadoras que surgem no quadro teórico conceptual assentam na gestão e organização do espaço sala, como questão central em educação pré-escolar, com o propósito de ser este o espaço onde se estabelece a intencionalidade educativa do educador. As características organizacionais das escolas são a questão mais abrangente, pois resultam do compromisso entre a estrutura formal e as interacções que nela se estabelecem. Sendo que, é necessário criar estratégias educativas que resultem da organização e gestão dos meios e recursos disponíveis. O trabalho empírico resulta das opções metodológicas que julgamos serem adequadas a este tipo de estudo, de carácter qualitativo. Optámos por uma abordagem do tipo, estudo de caso, pois a sua orientação incidiu na observação directa, esforçando-se por ser naturalista na procura de saber como e porquê. Utilizou-se como técnica de pesquisa a observação participante e o inquérito por entrevista, que nos proporcionou um diálogo directo com as educadoras, a coordenadora e a directora. Efectuaram-se, também, registos de observação diária da utilização do espaço, por parte das educadoras e das crianças. Esta recolha de dados tornou-se a forma mais indicada para a compreensão do contexto escolar, em questão. O tratamento de todas as informações recolhidas foi feito analiticamente, ou seja, efectuou-se a análise de conteúdo numa perspectiva exaustiva, representativa, homogénea e pertinente. No final foi-nos possível concluir que a gestão e organização do espaço sala, é essencial para que se possa proporcionar aprendizagens significativas e diferenciadas que façam desenvolver as crianças globalmente. O espaço das salas está estruturado por áreas de trabalho, para que se possam estabelecer relações pessoais e sociais, quando as crianças simulam situações da vida real. O espaço sala deve ser estruturado de forma a contribuir para o sucesso da aprendizagem das crianças que o frequentam, e isto, tendo em conta a legislação em vigor.
The present investigation aims to raise awareness of the importance of management and organization of living space, as a condition of the learning environment. The main lines that guide the conceptual theoretical framework are based on the management and organization of living space, as a central issue in preschool education, being this the place where the educator performs its role. The organizational characteristics of schools are the broader question, as the result of a compromise between the formal structure and interactions in it established, since it is necessary to create educational strategies that result in the organization and management of the available means and resources. The empirical work follows the methodological choices that we thought were appropriate for this type of study, qualitative in nature. We opted for a case study type approach, focused on direct observation, striving to be lead a naturalistic search of how and why. We also made use of the researcher’s posture as a participant observer and of the interviews that enabled a direct dialogue with the educators, the coordinator and the director of the school. We also made daily recorded observations of the use of space, on the part of educators and children. This data collection become the most appropriate way to understand the school context in question. The processing of all information gathered was done analytically, namely to make the content analysis perspective exhaustive, representative, homogeneous and relevant. In the end we where able to conclude that the management and organization of living space is essential so that we can provide a meaningful learning environment and differentiated learning experiences fot the global development of the children. The room space should be dived by work areas so that it can provide personal and social relationships, as children simulate real life situations. The quality in all aspects appears as a priority factor when it comes to organizing a room that will accommodate small children. As such, the living space should be structured to contribute to the learning success of children who attend it and take into account the all law requirements.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1575
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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