Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1570
Título: Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal
Autor: Santos, Alberto Faustino Mesquita dos
Orientador: Isaías, Pedro
Palavras-chave: Ensino a distância
Ensino secundário
Elearning
Internet
Plataforma Moodle
Web 2.0
Web 3.0
Ensino colaborativo
Aprendizagem
Estudo de casos
Dynamic contents
Cooperative learning
Learning management system
Cooperative portals
Connectivity
Net generation
Digital natives
Digital immigrants
Data de Defesa: 2010
Citação: Santos, Alberto Faustino Mesquita dos - Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos [Em linha] : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal. [Lisboa : s.n.], 2010. 137 p.
Resumo: A Internet está em constante desenvolvimento. Desde o seu aparecimento como mera rede de interligação entre computadores, é agora um espaço interactivo no qual todos nós somos parte integrante. O presente trabalho sintetiza as várias etapas da evolução da Web, Web 1.0, Web 2.0, Web 3.0 e foca a sua atenção ao nível da aprendizagem à distância. Tendo sido o e-learning já experimentado ao nível do ensino universitário, encontra-se ainda numa fase embrionária ao nível do ensino secundário. É feita uma análise, tentando caracterizar a geração actual dos alunos na fase etária correspondente ao ensino secundário, e analisado a sua interacção nos aspectos comportamentais relacionados com a web 2.0. É feita uma análise das características do ensino à distância e por fim, é realizado um inquérito em escolas-piloto, para averiguar se o e-learning com portais educativos trará benefícios nas aprendizagens dos alunos desta nova geração rodeada de computadores, Internet e demais dispositivos tecnológicos. Pretende-se assim estudar a viabilidade de utilização de plataformas de aprendizagem à escala nacional que contribuam para o progresso de conteúdos científicos e em particular nas aprendizagens realizadas pelos alunos na escolaridade ao nível do ensino secundário, acompanhando a evolução tecnológica.
Internet is in permanent evolvement. Ever since it appeared as a simple interconnection network between computers it has developed into an interactive space of which all of us make part. The current work synthesizes the various stages of Web, Web 1.0, Web 2.0 and Web 3.0’s evolution focusing on the level of distance learning. Although e-learning has already been experienced at a university level it is still in an embryonic stage, on what concerns secondary teaching. An analysis is done, trying to characterize the current generation of secondary school students and analysing its interaction in their behavioural aspects related to Web 2.0. The characteristics of distance learning are also analysed. Besides, an enquiry is performed, in model-schools, so as to assess whether elearning with educational portals will bring any benefit to the learning ability of this new secondary school generation surrounded by computers, Internet and other technological devices. It is our purpose to study the viability of using learning platforms, in a national range, that contribute to the progress of scientific contents and specifically the secondary school students’ learning, keeping pace with the technological evolution.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comércio Electónico e Internet apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1570
Aparece nas colecções:Mestrado em Comércio Electrónico e Internet / Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI

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