Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1529
Título: A inteligência emocional como factor determinante nas relações interpessoais : emoções, expressões corporais e tomadas de decisão
Autor: Silva, Maria João Martins Rosa da
Orientador: Reis, Felipa Lopes dos
Palavras-chave: Gestão
Recursos humanos
Relações interpessoais
Inteligência emocional
Emoções
Tomada de decisões
Emotional intelligence
Emotions
Decision making
Data de Defesa: 2010
Citação: Silva, Maria João Martins Rosa da - A inteligência emocional como factor determinante nas relações interpessoais [Em linha] : emoções, expressões corporais e tomadas de decisão. Lisboa : [s.n.], 2010. XIV, 113 p.
Resumo: O objecto deste estudo prende-se com a análise do nível de importância da inteligência emocional e das emoções na tomada de decisão, e em que medida são elementos intervenientes nas relações interpessoais. Neste sentido, o objectivo geral deste projecto de investigação centra-se no estudo das capacidades que o ser humano possui de forma a perceber e gerir as suas emoções, bem como de conduzir as dos outros, nas relações interpessoais verificadas nas organizações, tanto a nível endógeno como exógeno. Foi realizada uma revisão da literatura, que forneceu contributos para um referencial teórico lógico, e que localizou reflexões sobre as temáticas das emoções, inteligência emocional, expressões faciais e tomada de decisão. Para a prossecução da investigação, os procedimentos metodológicos utilizados consistiram no desenvolvimento, de um tipo de pesquisa descritiva, o estudo de caso, correlaccional e transversal; o meio a que se recorreu foi quantitativo em razão da utilização de questionário. Optámos por um processo de selecção da amostra, não probabilístico por conveniência, tendo estado sempre presente a inevitabilidade da representatividade da população escolhida, de modo a reflectir, de maneira adequada, as necessidades evidenciadas no estudo. A amostra foi limitada a 60 pessoas, a quem o questionário foi entregue pessoalmente, e não ocorreu não respondentes. Posteriormente à recolha de dados, efectuada através de questionário, estes foram tratados por programa informático. Para obtenção de uma melhor leitura dos dados, facilitando a sua análise e interpretação foram elaborados quadros e gráficos. Da análise aos dados recolhidos, foi possível a obtenção de uma resposta à questão colocada pelo estudo, evidenciando-se a necessidade da ocorrência de um estímulo para que haja uma emoção e uma consequente tomada de decisão, sendo a inteligência emocional um meio que deverá intervir positivamente, encontrando-se em consonância com os elementos retirados da análise efectuada à bibliografia consultada. Os resultados obtidos apoiaram as hipóteses formuladas. A grande maioria dos inquiridos apresenta facilidade no contacto com outros indivíduos que os rodeiam, estabelecendo proximidades estáveis, verificando-se uma elevada predisposição para interagir, mesmo que dessa interacção surja necessidade de ajustes comportamentais. Infere-se que, com comportamentos desta natureza só podem ocorrer relacionamentos positivos, neste caso, a componente emocional dos indivíduos considera-se equilibrada, apresentando deste modo inteligência emocional.
The object of this study relates to the level of importance of emotional intelligence and emotions in the process of decision making, and how these elements intervene in interpersonal relationships. In this sense, the general goal of this investigation project is centred in the ability of the human being to understand and manage his emotions, as well as his capacity to conduct those of others, in the interpersonal relationships established in organizations, at both endogenous and exogenous levels. An extensive revision was carried out, of the literature which contributed to the building of a logical theoretical frame, and which located reflections on the thematic of emotions, emotional intelligence, facial expressions and decision making. To carry out this investigation, the methodological procedures used consisted in the development of a descriptive research, a case study, co-relational and transversal; and the method employed was quantitative, based on the use of a questionnaire. We chose a sample selection process, non-probabilistic by convenience, having present the inevitability of the representation of the chosen population, in a way to adequately reflect the needs showed in the study. The sample was limited to 60 people, to whom the questionnaire was personally handed, and none were left unanswered. After the data was gathered, through the use of questionnaires, these were treated by a computer program. To obtain a better reading of the data, in order to facilitate the analyses and interpretation, charts and graphics were prepared. From the analyses of the generated data, it was possible to obtain an answer to the question posed by the study, having been shown the need for a stimulus to occur, in order to generate an emotion, and a consequent making of a decision, where the emotional intelligence is a means which should positively intervene, in compliance with the elements retrieved from the analysis of the referred bibliography. The results obtained supported the formulated hypothesis. The greater part of the respondents showed ease in the contact with other individuals around them, having established stable proximities, and revealing an elevated predisposition to interact, even if that interaction should imply the need for behaviour ix adjustments. One can infer that from behaviours of this nature only positive relationships can occur, in which case the emotional component of the individuals can be considered balanced, revealing emotional intelligence.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão/MBA, Área Científica de Gestão de Recursos Humanos apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1529
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão/MBA / Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA

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