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Título: O professor e a escola inclusiva : contributos psico-sociais
Autor: Ventura, Maria Filomena da Silva
Orientador: Neto, Félix
Ferreira, Manuela Malheiro
Palavras-chave: Educação inclusiva
Professores
Atitude do professor
Papel do professor
Escola
Papel da escola
Educação especial
Inclusive school
Teacher’s attitude
Cooperator teacher
Teacher of the regular teaching
Teacher of special education
Data de Defesa: 2009
Citação: Ventura, Maria Filomena da Silva - O professor e a escola inclusiva [Em linha] : contributos psico-sociais. [Lisboa] : [s.n.], 2009. 269 p.
Resumo: O objectivo deste estudo consistiu em conhecer o percurso de construção da Escola Inclusiva em Portugal a partir das percepções, crenças e atitudes do professor, bem como a contribuição do professor de educação especial no contexto inclusivo. Neste sentido, partiu-se do pressuposto de que o professor de educação especial, face à sua formação em NEE e à sua experiência com a diversidade discente, constituir-se-ia como um recurso de ensino. Aquele que colabora com o professor da turma ou da disciplina, conforme o ciclo de escolaridade, na definição e implementação do programa educativo individual e na co-dinamização de metodologias activas que promovam a aprendizagem de todos os alunos da turma. O estudo consta de duas partes: na primeira é apresentada a fundamentação teórica nos domínios da escola inclusiva, tipos de professor e respectivas atitudes, perfil e competências do professor de educação especial; a investigação empírica constitui a segunda parte do estudo. A análise dos resultados revela uma escola ainda hesitante neste processo de transformação. Emerge, do estudo, a valorização do conceito de inclusão mas, simultaneamente, no que se refere às práticas pedagógicas, regista-se um contexto tradicional. O professor da turma delega no professor de educação especial a responsabilidade do atendimento do aluno com NEE e o professor de educação especial emerge como professor técnico, que domina sobretudo, procedimentos administrativos. Pese embora a envergadura de tal projecto, a construção da escola inclusiva, o sonho pode tomar forma sempre que cada professor aceitar a diferença como um desafio.
Descrição: Tese de Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia Social apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1528
Aparece nas colecções:Psicologia Social / Social Psychology

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