Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1526
Título: Música, educação artística e interculturalidade : a alma da arte na descoberta do outro
Autor: Sousa, Maria do Rosário Pinto da Mota Ribeiro de
Orientador: Martins, Amílcar
Palavras-chave: Educação artística
Ensino da música
Música
Educação intercultural
Multiculturalismo
Pedagogia
Programas
Experiências educacionais
Festas
Music
Didactics of music
Artistic education
Intercultural education
Program
Schools
Elementary, preparatory
Public education
Private Education
Gondomar
Data de Defesa: 2008
Citação: Sousa, Maria do Rosário Morais Pinto da Mota Ribeiro de - Música, educação artística e interculturalidade [Em linha] : a alma da arte na descoberta do outro. Lisboa : [s.n.], 2008. 429 p.
Resumo: A tese de doutoramento que se apresenta tem como foco principal uma investigação-acção cuja problemática se situa na procura de percursos pedagógico-didácticos que contribuam para a abertura e transformação intercultural das escolas, permitindo uma melhor inclusão social. Escolhemos a trilogia música, educação artística e interculturalidade para responder à problemática central desta pesquisa. Nesta perspectiva concebemos, implementámos e avaliámos um Programa Musical Intercultural em três escolas portuguesas do Ensino Básico, respectivamente em três turmas dos 4º, 6º e 9º anos de escolaridade. As principais linhas de força que nortearam este Programa estão vinculadas a quatro vertentes, as quais constituem o quadro teórico-conceptual desta pesquisa: a educação artística como uma prioridade na educação; a educação intercultural como resposta à diversidade cultural crescente do mundo moderno; o papel da música como instrumento e metodologia potenciadora da comunicação intercultural; os programas de artes como impulso globalizador do desenvolvimento humano e do património cultural dos povos. O trabalho empírico assenta numa metodologia de análise qualitativa tendo como estrutura organizativa o modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (1993, 2005), conjugado com a influência marcante da antropologia visual. Esta metodologia permitiu-nos apreender e reconstruir as narrativas vivenciais das viagens artísticas e culturais efectuadas ao longo das 36 sessões — sendo 12 realizadas em contexto de sala de aula para cada uma das turmas —, as quais culminaram na Festa da Música Intercultural no Auditório Municipal de Gondomar, com a participação de todos os alunos, professores,doutoranda e orientador, aberta a toda a comunidade educativa. As narrativas reconstruídas e analisadas, a partir de jornais de bordo, de grelhas de observação, de imagens videográficas, fotográficas e sonográficas, descrevem e explicam as diferentes dimensões de que se revestiu o Programa. Os resultados obtidos são indicadores do grau elevado de relevância e de participação atingidas, bem como do impacto transformador desta investigação-acção, enquanto via facilitadora da comunicação e da educação interculturais no seio das comunidades educativas. A Mandala da Educação Musical Intercultural e o Hino da Música Intercultural traduzem a síntese interpretativa do Programa e transmitem o timbre dos valores humanos e pedagógicos que quisemos transmitir.
This doctor’s degree thesis has its main focuses on an action research whose problematics is based on the search for didactic-pedagogical paths which will contribute to schools intercultural openness and change allowing for a better social integration. We have chosen the trilogy music, arts education and interculturality to address the central problematics of this research. From this point of view, we have conceived, implemented and assessed an Intercultural Musical Program in three Portuguese Elementary/Preparatory schools, respectively, in three classes from the 4th, 6th and 9th grades. The main leading forces guiding this Program are attached to four areas, which constitute the theoretical/conceptual frame of this research: Artistic education as a priority in education; Intercultural education as a response the growing cultural diversity in modern world; The role of music as an instrument and harnessing methodology for interculural communication; The Arts Programs as a globalising impulse of human development and of the cultural heritage of the peoples. The empirical work rests on a methodology of qualitative analysis based on Renald Legendre’s (1993, 2005) model of Pedagogical Relationship (PR), combined with the strong influence of Visual Anthropology. This methodology allowed us to apprehend and rebuild the existential narratives of the different artistic and cultural travels made all along the 36 classroom sessions, 12 for each class, which culminated in the community-opened Festivity of Intercultural Music, staged in the Municipal Auditorium of Gondomar, with the participation of all the students, teachers, teacher-trainer and doctorin-training. The narratives, rebuilt and analysed after log books, observation tables and video, photo and sound footage, describe and explain the different dimensions that the Program encompassed. The attained results are indicators of the achieved high relevance and participation, as well as of the transforming impact of this action research, as a facilitator of intercultural communication and education among educational communities. The Mandala of Intercultural Musical Education and Hymn of Intercultural Music reflect the interpretative synthesis of the Program and show the tone of the human and pedagogical values that we wanted to convey.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Educação Intercultural apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1526
Aparece nas colecções:Educação Multicultural / Intercultural Education

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