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Título: A educação para o desenvolvimento sustentável em manuais escolares da área científica de ciências da natureza : um estudo transversal (2º e 3º ciclos do Ensino Básico)
Autor: Alves, Fátima da Ascenção Medeiros Botelho
Orientador: Amador, Filomena
Palavras-chave: Educação ambiental
Desenvolvimento sustentado
Ensino das ciências
Ensino básico
2º Ciclo
3º Ciclo
Manuais escolares
Data de Defesa: 2009
Citação: Alves, Fátima da Ascenção Medeiros Botelho - A educação para o desenvolvimento sustentável em manuais escolares da área científica de ciências da natureza [Em linha] : um estudo transversal (2º e 3º ciclos do Ensino Básico). [Lisboa] : [s.n.], 2009. 106 p.
Resumo: A consciência da impossibilidade de um crescimento contínuo num planeta finito e a necessidade de preservar os recursos naturais e ambientais, de modo a que as gerações futuras disponham do máximo de opções para maximizar o seu bem-estar e qualidade de vida, fez emergir a noção de Desenvolvimento Sustentável (DS). Isto pressupõe uma mudança de valores e atitudes em relação ao ambiente e ao progresso, tendo a educação um papel primordial nessa mudança. É neste contexto que surge a noção de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O DS possui várias dimensões, sendo a dimensão ambiental uma delas e que se encontra mais directamente relacionada com as Ciências Naturais. Sabendo ainda, que os professores de Ciências, na sua prática pedagógica, são influenciados pelo manual escolar e que este é um dos recursos mais acessíveis ao aluno, decidimos efectuar um estudo sobre a forma como a EDS é abordada nos manuais escolares de Ciências da Natureza no 2º ciclo e de Ciências Naturais do 3º ciclo. Como dispúnhamos de pouco tempo, optámos por analisar os dois manuais de cada ano escolar mais adoptados em 2008-2009. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo e os resultados a que chegámos indicam que há a preocupação de introduzir temas de EDS nos manuais e de ir ao encontro do Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB) que preconiza essa introdução. Porém, verifica-se alguma discrepância entre manuais do mesmo ano escolar no que diz respeito à frequência com que são referidos os temas de EDS. Constatámos também que em todos os manuais é dado um destaque maior à dimensão ambiental em detrimento das restantes dimensões do DS (social, económica e institucional). Verifica-se ainda que a abordagem dos temas de EDS não está bem distribuída pelos anos escolares dos dois últimos ciclos do ensino básico.
The awareness of the impossibility of continued growth on a finite planet and the need to conserve natural resources and environment, so that future generations have the most options to maximize their well-being and quality of life, reveals the concept of Sustainable Development (SD). This requires a change in values and attitudes towards the environment and progress, and education has a key role in this change. It is in this context that arises the concept of Education for Sustainable Development (ESD). The DS has several dimensions, and the environmental is one of them that is most directly related to the Natural Sciences. Knowing also that the science teachers in their teaching, are influenced by textbook and this is one of the most accessible to the student, we decided to conduct a study on how the ESD is discussed in the textbooks of Natural Sciences the 2nd cycle and Natural Sciences of the 3rd cycle. As we had little time, we have chosen to analyze the two manuals of each school year adopted in 2008-2009. The methodology used was content analysis and the results that we have achived, indicate that there is a concern to introduce themes of ESD in the manuals and to meet the National Curriculum for Basic Education (CNEB) advocating the introduction. However, there is some discrepancy between manuals of the same school year as regards the frequency with which these are the themes of ESD. We noted also that in all the manuals are given a greater emphasis on the environmental dimension to the detriment of other dimensions of the DS (social, economic and institutional). There is also the approach of the themes of ESD is not evenly distributed by the school years of the last two cycles of basic education.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1500
Aparece nas colecções:Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação / Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP

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