Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/146
Título: Do silêncio à polifonia : contributos da teoria sociocultural para a educação online
Autor: Aires, Luísa
Palavras-chave: Ensino a distância
Teoria da educação
Sistemas on-line
Data: Dez-2003
Editora: Universidade Aberta
Citação: Aires, Luísa - Do silêncio à polifonia : contributos da teoria sociocultural para a educação online. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 1 (Dez. 2003), p. 23-35
Resumo: No presente artigo exploram-se as potencialidades da teoria sociocultural e a sua aplicação à análise dos processos educativos online. Parte-se da seguinte questão básica: qual é a relevância teórico-metodológica da teoria sociocultural para a interpretação da acção educativa, em geral, e da acção educativa online, em particular? A forte imbricação entre indivíduos, contextos e instrumentos mediadores ganha especial consistência nas investigações desenvolvidas no âmbito desta corrente. Neste sentido, conceitos bakhtinianos como polifonia, dialogismo e alteridade são integrados na proposta vygotskiana de construção social do conhecimento e de mediação, na senda do que tem vindo a ser desenvolvido por autores como Wertsch, Cole, Rogoff, Mercer, Ramirez e De Pablos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/146
ISSN: 0872-0738
Aparece nas colecções:Revista Discursos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista-Discursos23-35.pdf166,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.