Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1429
Título: A escola como observatório de necessidades educativas de alunos e formativas dos professores : da caracterização dos contextos educativos às cartas de intervenção estratégica
Autor: Freire, José Manuel de Carvalho
Orientador: Ferreira, Manuela Malheiro
Barbosa, Luís Marques
Palavras-chave: Escola
Organização escolar
Papel da escola
Objetivos da educação
Necessidades educativas
Ajuda
Alunos
Professores
Formação de professores
Sensitive and Transformist School
Help Pedagogy
Investigation-Action/formation
Characterization
Mediatized Reflex
Renomination of experiences
Extensibility of Itsel
Data de Defesa: 2009
Resumo: Em consequência de estudos desenvolvidos no âmbito da “Análise da Acção Educativa”, esta investigação pretende contribuir com algo inovador no quadro das Ciências da Educação, perspectivando uma melhoria das aprendizagens dos alunos e das práticas pedagógicas dos professores. No seu quadro conceptual desenvolveu-se o significado de “Carta de Sinais”, já lançado em sede de dissertação de mestrado, avançando-se agora para o diagnóstico de necessidades educativas dos alunos e formativas dos professores, transportando-nos da caracterização dos contextos educativos para a organização e construção de uma “Carta de Intervenção Estratégica” com medidas curativas a implementar no imediato ou a curto prazo, remediativas para aplicação a médio prazo e preventivas a longo prazo, mas transversais a todo o processo. Este estudo de natureza qualitativa, estudo de caso, segue o paradigma “Investigação-Acção/Formação, sendo o objectivo geral dotar a Escola de instrumentos “Soft” para que se organize, enquanto estrutura “Sensível e Transformacionista”, como Observatório de Diagnóstico de Necessidades Educativas de Alunos e Formativas de Professores. Ao concebermos o ensino como um processo dinâmico onde os alunos aprendam e professores ensinem em clima de alteridade, os objectivos específicos são a construção de instrumentos, que permitam à Escola promover a formação em contexto dos seus professores tornando-os competentes para diagnosticarem as necessidades educativas específicas dos alunos, e a organização de estruturas de renomeação de experiências, que designámos por “Oficinas de Reconfiguração do Conhecimento Mediatizado”. Demonstrou-se a validade do processo “Investigação-Acção/Formação”, enquanto acelerador do processo de investigação e a importância que nele desempenham as “Oficinas de Reconfiguração do Conhecimento Mediatizado”- para os alunos no agilizar compreensivo das aprendizagens e para os professores na explicitação de necessidades latentes de formação, tendo como base a pedagogia de ajuda.
This investigation aims to contribute with something innovation within the Educational Sciences and to improve the knowledge acquired by students and the pedagogical practice of the teachers, as a consequence of the developed studies concerning «The Analysis of the Educational Sciences». In its conceptual area the meaning of “Signs Letter”, already launched in the mastership essay, has developed and now we carry on to the diagnosis of the students’ educational needs and teachers formative needs, transporting us from the characterization of the educational contexts to the organization and construction of a «Strategic Intervention Letter» with healing measures to fulfil immediately or on a short-terms basis, remediative to the application on a medium-terms basis and preventive on a long-terms basis, but transversal to all the process. This study of qualificative nature, case-study, follows the example «Investigation-Action/formation» being its main aim to give the School “Soft Instruments” for it to organize itself while «Sensitive and transformist» structure, as “Observatory of Diagnosis of Student’s Special Educational Needs and Teacher’s Formation”. By considering teaching a dynamic process where students are taught and teachers teach in an alternating clime, the specific aims are the building of instruments, which allow School to promote the formation in context of is teachers donating them the competence to diagnose the specific educational needs of the students, and the organization of experiences renomination structures, that we call «Workshop on Reconfiguration of the Mediatized Knowledge». The validity of the process «Investigation-Action/formation» has showed itself as an accelerator of the investigation process and the importance revealed by the «Workshop on Reconfiguration of the Mediatized Knowledge» for the students in the comprehensive agility of apprenticeship, and for the teachers as they bring forward their needs of formation, having “Help Pedagogy” as a basys.
Cette recherche issue d´éstudes développées dans le cadre de l´“Analyse de l’Action Éducative” cherche à apporter sa contribuition inovatrice dans le cadre des Siences de l’Éducation, visant à améhiorer les apprentissages des élèves et les pratiques pédagogiques des enseignant. Nous envisageons, de développer le concept de “Charte de Signaux”, concept déjà proposé dans la dissertation du master. Nous nous proposons maintenant de faire le diagnostique des besoins éducatifs des élèves e formatifs des ensignants en partant de la caractérisation des contextes éducatifs pour l’organisation et construction d’une “Carte d´ Intervention Stratégique” avec les mesures suivantes: curatives à appliquer dans l’immédiat ou à court terme; remédiatives à appliquer à moyen terme; préventives à long terme mais transversales à tout le processus. Cette étude de nature qualitative, étude de cas, suit le paradigme “Investigation-Action/Formation” dont l’objectif général est de doter l’École d’outils “soft” pour qu’elle s’organise en tant que structure “Sensible et Transformatrice” et comme observatoire de diagnostique des besoin éducatifs des élèves et formatifs des enseignants. Lorsqu’on conçoit l’enseignement comme un processus dynamique où les élèves apprennent et les enseignants ensegnent dans um climat d’altérité les objectifs spécifiques sont: Construire des outils pour que l’école promeuve la formation, en situation réelle, de ses enseignants pour qu’ils puissent diagnostiquer les besoins educatifs spécifiques des élèves; creer des stuctures de renomination d’experiences que dans notre cas, nous avon désigné par “Ateliers de Reconfiguration de la Connaissance Médiatisée”. Nous avons demontré la validité du processus “Recherche-Action/Formation” entant que cataliseur de la recherche et l’importance que le role dês “Ateliers de Reconfiguration de la Connaissance” joue dans le prosesus. Et ceci pour les élèves atteignent plus rapidement la compréhension des apprentissages et pour que les enseignants atteignent l’eclairissement des besoins latents de la formation fondée sur la pédagogie d’aide.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciênias da Educação na especialidade de Gestão Eduacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1429
Aparece nas colecções:Gestão Educacional / Education Management

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