Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1414
Título: Promouvoir l'enseignemen precoce du français langue etrangere avec internet : realisation d'un mini-programme d'initiation
Autor: Miranda, Rosa
Orientador: Nobre, Ana
Palavras-chave: Ensino de línguas
Língua francesa
Línguas estrangeiras
Aprendizagem de línguas
Ensino assistido por computador
Internet
Novas tecnologias
Data de Defesa: 2009
Citação: Miranda, Rosa - Promouvoir l'enseignement precoce du français langue etrangere avec internet [Em linha] : realisation d'un mini-programme d'initiation. Lisboa : [s.n.], 2009. 190 p.
Resumo: Esta tese tenta definir as utilizações que se podem fazer da Internet no âmbito do ensino das línguas estrangeiras na escola primária. Propõe, em primeiro lugar, uma definição técnica da Internet e as suas principais utilizações, mostrando ao mesmo tempo o admirável meio de comunicação que representa para uma aplicação em sala de aula. Há vários anos que nos interessamos pela integração das novas tecnologias nas aulas de língua estrangeira: a tecnologia (desde a rádio ao vídeo) esteve sempre presente nas aulas de língua estrangeira mas a importância que os jovens atribuem à Internet levou-nos a procurar saber que contributo poderia trazer tal instrumento no ensino precoce das línguas em especial o Francês Língua Estrangeira. Procurámos também saber qual seria a idade ideal para aprender uma língua estrangeira mas o debate sobre esse assunto está longe de concluído. Em Portugal, o ensino de uma língua estrangeira na escola primária tornou-se uma prioridade apenas há alguns anos, a concretização da União Europeia foi um factor determinante nesta tomada de consciência. Contudo, os poderes políticos deram preferência à língua inglesa como língua obrigatória na escola primária, e não apresenta nenhum programa relativo a outras línguas apesar das directrizes da União Europeia preconizarem a aprendizagem de duas ou mais línguas desde cedo. Este facto conduziu-nos às políticas europeias que recomendam o plurilinguismo como solução ideal para aceder à plena cidadania europeia. Internet pode aliar-se a essa aprendizagem e facilitar este conhecimento das diversas línguas apresentando aulas. Pesquisámos e fizemos uma análise de sites dedicados ao ensino precoce do Francês Língua Estrangeira. Assim, propomos um mini programa de iniciação ao Francês com recurso à Internet. Para finalizar, descrevemos uma experiência com alunos de 9-10 anos numa escola primária de Leiria (Portugal) que nos permitiu desenvolver uma reflexão sobre a integração da Internet no ensino precoce da língua estrangeira.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estudos Francofonos apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1414
Aparece nas colecções:Mestrado em Estudos Francófonos / Master's Degree in Francophone Studies - TMEF

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMEF_RosaMiranda.pdf3,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.