Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1384
Título: Tecnologias de informação e comunicação : um estudo de actualização de tendências em contexto educativo
Autor: Novais, Domingos Cardoso Vilares
Orientador: Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Sociedade da informação
Educação para os média
Tecnologia da informação
Tecnologia da informação e comunicação
Professores
Competência
Formação contínua
Continuous formation
Use of technologies in the classrom
State of mind / art before the new technologies
TIC skills profile
Data de Defesa: 2009
Citação: Novais, Domingos Cardoso Vilares - Tecnologias de informação e comunicação [Em linha] : um estudo de actualização de tendências em contexto educativo. [Lisboa : s.n.], 2009. XIV, 189 p.
Resumo: Por resolução do Governo português de Setembro de 2007 foi criado o Plano Tecnológico da Educação integrado na Estratégia de Lisboa e no Programa de Educação e Formação 2010, que definiram para a Europa um conjunto de linhas de orientação com vista à plena integração dos cidadãos europeus na sociedade do conhecimento. Com este estudo pretende-se analisar e avaliar até que ponto os professores portugueses e em particular os da disciplina de Matemática, estão neste momento enquadrados, e a que nível no sentido de serem integrados no referido Plano no âmbito de um “virar de página” histórico/tecnológico nos processos de ensino/aprendizagem, por via da implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ou dos Produtos Multimédia (PM), aceitando conscientemente que nos encontramos num processo tecnológico imparável. Mais especificamente, procura-se também identificar o possível grau de integração no Plano Tecnológico da Educação nomeadamente em termos do Perfil de Competências dos professores e do estado tecnológico das escolas a que pertencem os professores participantes desta investigação. Esta investigação assume uma abordagem mista tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados, um questionário, entrevistas, conversas informais e documentos orientadores de formação em particular de centros de formação. A amostra dos respondentes ao questionário envolveu quarenta e cindo escolas do 2º Ciclo, do 3º Ciclo, e Secundárias do concelho de Gondomar e de outros concelhos circundantes. Os formadores entrevistados que participaram no estudo são todos oriundos de centros de formação do chamado “Grande Porto”. Os resultados sugerem que há uma predisposição geral dos professores para uma adesão às novas tecnologias, desde que a implementação seja gradual, com uma dada sequência e com atenção especial às suas necessidades específicas. Revelam também o insuficiente número de acções de formação em que os professores participaram no âmbito das TIC e de molde a compatibilizá-los tecnicamente com as ambições do Plano Tecnológico, ou com o enquadramento e definições que o Ministério da Educação pretende criar ao definir os graus de competências em TIC que um professor deve possuir. Evidenciam também um número significativo de tomadas de iniciativa pessoais ou de escola no desenvolvimento de actividades ligadas às TIC. Por outro lado reconhecem que uma indefinição ou inadequação de prioridades no âmbito da formação de professores ou na distribuição dos equipamentos aliada a uma gestão pouco planeada iv dos espaços e dos tempos dedicados às tecnologias e ao trabalho desenvolvido na escola e/ou na sala de aula constituem um grande entrave ao desenvolvimento pessoal e profissional dos professores.
Abstract: According to the “Estratégia de Lisboa” and the “Programa de Educação e Formação 2010”, the Portuguese government created in September 2007 the “Plano Tecnológico da Educação”. This program defined for Europe a great number of procedures aiming to a full integration of the European Citizens in the society of knowledge. This study is intended to know, analyze and estimate the level of inclusion of the Portuguese teachers in the program, specially those of Mathematics who provided the sample for this study. It also aims to assess their grade of integration on the ongoing program and if they have enough skills to be integrated in similar programs to be implemented in the future under the scope of the Communication and Information Technologies or Multimedia Products, with the conviction that the society is conscious that we are living in a non return technological era. This research leads to a mixed, where interviews, a questionaaire, casual conversations and formation centres were used as gathering tools. This sample involved teachers of forty-five of the 2nd, 3 rd grade and Secondary Schools of Gondomar and other council surroundings. The teachers who were interviewed and took part in this study are all of them from the «Grande Porto» Teaching Formation Centre. The results suggest that a general adhesion by the teachers to the new Technologies, but its implementation must be gradual, taking into account a special sequence and attention to their specific needs. They also show an insufficient number of Information Technology Teaching actions where the teachers could take part so that these ones were able to take into account the goals of the Technological Plain as well as the framing and aims that the Ministry of Education intends to create when the several skills that a teacher shoud have were determined. The results also show a sigificant number of personal or school initiatives in the improvement of the activites related to the new Technologies where the teachers took part. On the other hand they recognize that undefined or inadequate priorities in the field of the teachers Formation or in that of the equipment delivering, as well as an inadequate planned management of the spaces and of the time committed to the technologies and to the work in scholl or in the classrooms establish a great obstacle to the personal and professional improvement of the teachers.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1384
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

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