Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1382
Título: A literacia da informação em escolas do Concelho de Sintra
Autor: Mendinhos, Isabel Maria G. B. Silva
Orientador: Bastos, Glória
Palavras-chave: Sociedade da informação
Papel da escola
Acesso à informação
Rede de Bibliotecas Escolares
Bibliotecas escolares
Informação/bibliotecas,papel
Literacia
Educação para os média
Data de Defesa: 2009
Resumo: Resumo: No actual contexto da Sociedade da Informação, a Escola tem de repensar o seu papel e de alterar as práticas instaladas, muito mais centradas no ensino do que na aprendizagem, para poder formar alunos capazes de se movimentarem com destreza no mundo da informação e de prosseguirem a sua aprendizagem pela vida fora. A importância das bibliotecas escolares neste processo de transformação pode e deve ser decisiva, mas, em Portugal, os passos dados nesse sentido parecem ser ainda hesitantes. Com este estudo, pretendeu-se conhecer a forma como a Literacia da Informação é abordada nas doze escolas básicas do 2º e 3º Ciclos do concelho de Sintra, cujas bibliotecas se encontram integradas na Rede de Bibliotecas Escolares. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, realizando-se um estudo de caso descritivo, centrado em questões relacionadas com as práticas das bibliotecas neste domínio e com a sua integração nas respectivas escolas, considerando também a formação e a experiência dos coordenadores. Para enquadrar teoricamente o estudo, teve-se em conta a perspectiva construtivista da aprendizagem, como fundamento para a colaboração entre a biblioteca escolar e o currículo, alguns dos variados modelos orientadores do desenvolvimento da literacia da informação e sua utilidade, a importância da definição de competências standard e a investigação sobre o processo de construção de conhecimento a partir da informação, nomeadamente através do “guided inquiry”, abordagem realizada por Ross Todd e Carol Kuhlthau. Os instrumentos de investigação utilizados foram um inquérito por questionário e uma entrevista semi-dirigida. O primeiro foi apresentado aos coordenadores das bibliotecas, tendo o segundo sido aplicado aos três cujas bibliotecas, no questionário, evidenciaram um maior avanço na abordagem da literacia da informação. As conclusões do estudo apontam para a existência de uma distância considerável entre as práticas das bibliotecas estudadas e os padrões internacionais, constatando-se a necessidade de formação dos professores e das equipas das bibliotecas escolares, em particular, e a urgência da definição de competências standard que, a nível nacional, permitam concretizar as directrizes da IFLA e da UNESCO.
Abstract: In the present Information Society context, schools must reconsider their role and change their old practices, much more centered on teaching than on learning, so that they can educate students who are able to deal with the information world and prepared for lifelong learning. School libraries are decisively important in this transformation process, but, in Portugal, the steps taken in that direction are still unsteady. The goal of this study was to know how Information Literacy is approached in the libraries of the twelve schools of Sintra (Grades 5 to 9), which belong to the School Libraries Network. For this purpose, a mixed quantitative and qualitative methodology was used, through a descriptive case study centered in questions related to the school libraries practices in this area and to their integration in the schools, bearing in mind the librarians’ training and experience. To establish a theoretical framework for this study, we considered the constructive approach to learning, as a basis for the collaboration between the school library and the curriculum, some of the many information literacy development models and their usefulness, the importance of defining information literacy standards and, among others, Todd’s and Kuhlthau’s research on the information-to-knowledge construction process through guided inquiry. Two kinds of research tools were used: an inquiry through questionnaire and a semi-directive interview. The first was presented to the school librarians and the second was applied to the three librarians whose libraries showed a higher level of work in the area of information literacy. The conclusions of this study show that there is a considerable distance between the international standards and the practices of the analyzed libraries. Thus, it becomes evident that there is a great need for teacher training, particularly focusing on school library teams and that the establishment of national standards of information literacy is highly necessary, if we want to meet the directives of IFLA and UNESCO.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1382
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares /Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE

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