Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1378
Título: Realidade virtual na aprendizagem de conceitos matemáticos : aplicações 3D na geometria
Autor: Dias, Vasco Martins Pereira
Orientador: Cardoso, Vitor
Palavras-chave: Ensino das matemáticas
Geometria
Ensino assistido por computador
Realidades virtuais
Data de Defesa: 2009
Citação: Dias, Vasco Martins Pereira - Realidade virtual na aprendizagem de conceitos matemáticos [Em linha] : aplicações 3D na geometria. [Lisboa : s.n.], 2009. 151, 23 p.
Resumo: A evolução tecnológica é um fenómeno constante na civilização. Entre as múltiplas dimensões e consequências das inovações estão as novas sensações e experiências que proporcionam. O progresso vertiginoso da Realidade Virtual (RV) assim o demonstra, e o que há poucas décadas não passava de experiências pontuais e muito básicas está presente, nos nossos dias, em vários campos da nossa sociedade. Utilizada em larga escala, a RV, salvo raras excepções, ainda tarda a chegar às Escolas do ensino básico e secundário. Este facto, aliado às dificuldades dos alunos na Matemática e nomeadamente no estudo que exige pensamento tridimensional/abstracto, motivou-nos a desenvolver esta investigação. Assim, propusemo-nos (1) desenvolver um modelo RV para a aprendizagem das secções do cubo, um tema do programa de Geometria do 10.º ano de escolaridade. Paralelamente (2) concebemos uma experiência para testar, a sua utilização em sala de aula comparando os resultados obtidos nas turmas experimentais com os obtidos em turmas de controlo, onde os mesmos conteúdos foram leccionados quer recorrendo à utilização de materiais manipuláveis, quer à exposição “clássica” com recurso ao quadro e imagens fixas. Foram alvo da experiência cinco turmas de alunos do ensino profissional e pretendemos obter informação sobre qual das opções didácticas mais se adequa a alunos deste tipo de ensino. Optámos por fazer observação participante na sala de aula, passar um questionário no final da actividade e, no fim, analisar os resultados quantitativos de uma ficha de trabalho. Na nossa experiência docente observamos que apesar da convergência de estudos e opiniões no sentido da utilização de novas estratégias e de novas tecnologias e inovações na sala de aula, aparentemente, os professores ainda adoptam maioritariamente o método tradicional de “exposição de matéria”. Esta realidade é tanto mais preocupante quanto, como consequência deste estudo, (A) percebemos que os alunos inseridos em contextos de aprendizagem tradicionais são menos estimulados a pensar, revelam pouca autonomia e uma atitude mais passiva na sala de aula. A metodologia didáctica não pode ser única nem estática, mas decidida caso a caso, em função de cada área, tema e grupo de estudantes, entre outros aspectos. Por outro lado, na Educação, área de reconhecida complexidade, é importante a diversidade de estratégias e a complementaridade metodológica. Neste sentido, este estudo mostra como (B) a RV pode contribuir ajudando os estudantes a adquirir competências matemáticas e sociais. É uma nova frente na batalha pelo sucesso educativo!
Technological development is a constant phenomenon in civilization. Among the multiple dimensions and consequences of that development are the new sensations and experiences it provides its users. The rapid growth of Virtual Reality (VR) is undeniable proof of that and therefore, what was once scarce and very basic experimentation is now present in many different fields of our society. The fact that VR is not yet widely used in our primary and secondary schools and the students’ difficulties in understanding Mathematics, namely what concerns threedimensional/ abstract thinking was the starting point for this study. We have thus set ourselves to (1) develop a VR model for learning the sections of a cube, which is one of the topics of 10th grade Geometry. Apart from the creation of the virtual reality model itself, we also (2) carried out an experiment to test its usability in the classroom. We taught the same subjects to both the experimental and the control classes. In the control groups however, we used, not only materials that could be easily manipulated by students, but also the traditional ‘lecture method’, using more conventional teaching aids, such as the blackboard and pictures. These results were then analysed and compared. Our study involved five classes in a vocational school and its main goal was to gather information about the most suitable teaching delivery method for this type of education. To carry out our study we opted for the participant observation method. The students were asked to complete a worksheet, whose quantitative results were later analysed. We also handed out a questionnaire at the end of the activity to provide an overview of students’ opinion. Our experience as teachers tells us that, even though it is widely acknowledged that new strategies and new technologies should be brought into the classroom, most teachers still choose the more traditional methods of teaching. This becomes more disturbing as we realize (A), as a result of our study, that students who are inserted in more traditional teaching environments don’t see their thinking stimulated, show little autonomy in the classroom and are more passive. A teaching method cannot be static or unique; it depends on different variables, such as the subject, topic, group of students, among others and should be decided accordingly. In the education field, which is very complex, methodological diversity and/or complementarity are a must. The results of this study (B) show that VR can play an important role in this area, helping students to acquire social and mathematical skills, showing new possibilities in the battle for students’ success.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apesentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1378
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

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