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Título: Software livre no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma proposta de distribuição linux adaptada à organização curricular
Autor: Nunes, Paulo Luís Gomes
Orientador: Cardoso, Vitor
Palavras-chave: Ensino básico
1º Ciclo
Informática
Sistemas operativos (computador)
Software
Educação multimédia
Comunicação multimédia
Curriculum
Key stages 1 and 2 of the curriculum
Free software
Linux distribution
Education
Data de Defesa: 2009
Citação: Nunes, Paulo Luís Gomes - Software livre no 1º Ciclo do Ensino Básico [Em linha] : uma proposta de distribuição linux adaptada à organização curricular. [Lisboa : s.n.], 2009. XI, 132, [30] p.
Resumo: Este estudo efectuou-se no âmbito do design de e-recursos educativos para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Procurámos encontrar formas possíveis de utilizar em educação as distribuições do sistema operativo Linux, que são gratuitas e de código aberto, e o modo como isso poderá contribuir para promover a utilização do software livre, no âmbito da organização curricular, e dinamizar a aprendizagem. Numa primeira fase, identificámos as virtualidades gerais dos ambientes Linux enquanto facilitadores do trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula com os alunos. De seguida, procurámos identificar, no conjunto das aplicações disponíveis para este sistema operativo, aquelas que poderiam adequar-se aos conteúdos curriculares do 1º ciclo. Numa terceira fase, apresentamos a nossa reflexão, experiência e proposta para a criação de uma distribuição Linux adaptada à organização curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Do ponto de vista mais técnico-informático esta é uma investigação exploratória, baseada em testes e experimentação das possibilidades de utilização e adaptação do sistema operativo e das distribuições Linux. Do ponto de vista educacional e aplicacional a metodologia utilizada foi essencialmente qualitativa. Fizemos um levantamento das distribuições internacionais que estão vocacionadas para utilização educativa, analisámos a oferta de distribuições portuguesas e sua adequação ao contexto educativo e procurámos detectar as aplicações mais utilizadas ou utilizáveis em actividades pedagógicas. Após análise, foram seleccionadas, as que considerámos mais passíveis de ser utilizadas com benefício para a estrutura curricular do 1.º Ciclo. Desta investigação concluiu-se que é possível criar uma distribuição de Linux adaptada à organização curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que existem conteúdos curriculares que podem ser ministrados com recurso a meios informáticos e existe um conjunto de aplicações de software livre, para Linux, que podem ser utilizadas na exploração desses conteúdos, A distribuição Pinguim, que criámos, demonstra esta possibilidade.
This study was built under the design of e-resources in education for the key stages 1 and 2 of the curriculum (primary school, 1.º Ciclo do Ensino Básico, in Portugal). We tried to find ways to use Linux distributions in education, which are free and open source, and to understand how this can help to promote the use of free software as part of its curriculum structure and also to endorse learning skills. Initially, we tried to identify the potential of Linux as a facilitator of the students work in the context of the classroom. Then, we tried to identify, in the plethora of applications available for this operating system, those that could be adapted to the curriculum content at this level of education. In the end, we present our thinking, experience and proposal for the creation of a Linux distribution tailored to the organization of the key stages 1 and 2 of the curriculum. From a more technical viewpoint, this is an exploratory research, based on tests and trying to investigate the possibilities of use and adaptation of the Linux operating system based distributions. From the educational viewpoint, the methodology used was essentially qualitative. We did a survey of the existing international distributions that are dedicated to educational use, and we have also considered the offer of Portuguese distributions and their adequacy to the educational context. At last we tried to identify which applications can be used for educational activities. After analysis, were selected those considered likely to be used with benefit to the structure of the key stages 1 and 2 of the curriculum. This research concluded that it is possible to create a Linux distribution tailored to curriculum organization of the key stages 1 and 2, due to the reason that there are curricular content that that can be taught using electronic means and there is a set of free software applications that can be used in the exploitation of such content, which can be run on Linux. That possibility is demonstrated by the ‗Pinguim´ distribution, created by us
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1362
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

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