Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1359
Título: Um estudo de etnomatemática : a matemática praticada pelos pedreiros
Autor: Pires, Eugénia Maria de Carvalho Pardal
Orientador: Moreira, Darlinda
Palavras-chave: Etnomatemática
Indústria da construção civil
Trabalhadores
Matemática
Ensino das matemáticas
Data de Defesa: 2008
Citação: Pires, Eugénia Maria de Carvalho Pardal - Um estudo de etnomatemática [Em linha] : a matemática praticada pelos pedreiros. [Lisboa] : [s.n.], 2008. 155 p.
Resumo: A presente Dissertação tem como objectivo principal responder à problemática: qual a Matemática praticada pelos pedreiros em contexto profissional. O quadro teórico que serviu de base à investigação é composto por duas partes: uma sobre a Etnomatemática, baseada principalmente no autor D’Ambrósio e a outra nas Comunidades de Prática, baseada no trabalho de Lave e Wenger. No domínio metodológico o estudo inclui uma componente empírica que envolveu a recolha de dados, numa empresa da construção civil (obra). Foi realizada através de procedimentos de inspiração etnográfica e envolveu um grupo de pedreiros, alguns serventes e o mestre-de-obra. Foram realizadas observações em contexto profissional e entrevistas semi estruturadas. A análise dos dados seguiu um esquema analítico de natureza interpretativa. Foram analisados dez episódios em contexto profissional: nomeadamente “A construção de um esquadro de grandes dimensões”; “ Um traço de massa!”; “Uma fracção de terreno ou de um mosaico…”; “Do desenho à realidade!”; “O lago circular sem Pi!”; “A inclinação do telhado”; “Quantos degraus colocam na escada?”; “Quantos tijolos vão precisar…”; “Uma carga de areia do rio quantos metros cúbicos traz?”; “Círculos inscritos num quadrado”; “As casas geminadas…”. Nestes episódios a Matemática encontra-se de forma implicitamente emergindo, evidenciando os saberes matemáticos praticados pelos pedreiros em contexto profissional. Como conclusões para o referido estudo apontámos a dicotomia existente entre a origem do conhecimento matemático dos pedreiros embutido nas suas práticas profissionais e aquele conhecimentos legitimados pela Matemática escolar. A origem da aquisição do conhecimento matemático e o rigor da sua aplicabilidade são aspectos igualmente analisados neste estudo. Por fim, nesta investigação emergem implicações para a prática lectiva da Matemática, nomeadamente, em relação ao currículo numa abordagem mais prática e próxima do quotidiano dos alunos podendo inspirar exemplos para utilizar em contexto educacional, tanto no ensino básico, como no secundário, no ensino recorrente ou até mesmo nas novas oportunidades, e na educação matemática para adultos.
The main goal of this investigation is to register and comprehend what mathematics is involved in the professional practices of the mason. The theoretical frame that guides this investigation is based mostly in D’Ambrosio and in the concept of Community of practices, (Lave and Wenger). Methodologically the research includes an empirical component. An ethnographic approach was used to gather the data in a construction where a group of mason and the respective supervisors were working. Thus, the observations were done in the professional context where also semi- structured interviews were conducted. The analysis of the data collected followed an interpretative frame. It was analyzed ten episodes: “The construction of a larger square”; “A dash of mass”; “A fraction of land or of a mosaic”; “From the design to the reality”; “A circular lake without PI”; “The slope of the roof” ; “How many steps should be there on the stairs?”; “How many bricks will they need…”; “How many cubic meters is there in a load of sand taken from the river?”; “Circles which exist in a square” and “Semi-detached houses”. These episodes uncover an implicit mathematics use by the mason in their professional context as well as knowledge which is legitimated by school mathematics. The roots and the acquisition of this mathematical knowledge were also analyzed in this research. Finally, from this investigation it emerge implications for the teaching of Mathematics in schools, namely, in a curricular approach from a standpoint that relates to students’ daily lives and practical uses of mathematics in professional contexts. The episodes presented in this research may be pedagogical used in basic education as well as in secondary education and in adults’ mathematics education.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1359
Aparece nas colecções:Mestrado em Ensino das Ciências / Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC

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