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Título: Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais
Autor: Marques, António Manuel de Miranda
Orientador: Ribeiro, Carlos Tavares
Palavras-chave: Aprendizagem
Processo de aprendizagem
Mapas conceptuais
Cognição
Data de Defesa: 2008
Resumo: Este trabalho descreve a utilização de mapas conceptuais e de mapas mentais na Educação, explicitando as vantagens tanto para alunos como para professores no âmbito do processo de aprendizagem. Os mapas conceptuais e os mapas mentais são apresentados como sistemas facilitadores das aprendizagens pelo apoio que constituem em processos de análise e de compreensão de ideias e conteúdos. Em seguida procedese à fundamentação de como os mapas mentais e os mapas conceptuais contribuem para a edificação de uma melhor estrutura cognitiva dos estudantes, com o consequente aumento de eficácia nos seus resultados escolares. Destaca-se também, em que medida o recurso à organização de informação com carácter gráfico aliada à expressão escrita pode trazer uma abordagem inovadora para o processo de ensino-aprendizagem como sendo bem aceite pelos estudantes inclusivamente pelo seu carácter lúdico – quase como se de um jogo se tratasse. Por fim, são apresentados exemplos de situações concretas relativas a actividades desenvolvidas e aplicadas no quotidiano escolar de alunos e professores.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1259
Aparece nas colecções:Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem / Master's Degree in Drafting, Colour and Imaging – TMEGCI

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