Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/1239
Título: Factores críticos da adesão das PME nacionais, fornecedores de materiais de escritório ao procedimento aquisitivo público em Portugal : o seu impacto no desenvolvimento nacional
Autor: Pereira, Paulo Alexandre Alves Martins
Orientador: Altura, Bráulio
Palavras-chave: Gestão de empresas
Comércio eletrónico
Negócios
Internet
Pequenas e médias empresas
Administração pública
Data de Defesa: 2007
Resumo: O presente estudo pretendeu contribuir para uma melhor compreensão do fenómeno das compras electrónicas na administração pública e suas consequências para as PME. Mais especificamente, procurou-se investigar qual o relacionamento das compras públicas electrónicas com as PME portuguesas que comercializam materiais de escritório. Esta investigação pretendeu atingir dois grandes objectivos: · identificar quais os factores críticos de adesão das PME nacionais, fornecedoras de materiais de Escritório, ao procedimento aquisitivo público em Portugal; · verificar qual a percepção do real contributo/benefício do novo procedimento aquisitivo público para a evolução das PME referidas. A metodologia seguida foi de natureza qualitativa e quantitativa. Os métodos adoptados foram a entrevista exploratória e o survey. As entrevistas exploratórias foram dirigidas a quatro responsáveis, pertencentes a organismos da Administração Pública e envolvidos nas compras públicas. Os questionários (591), foram enviados a PME através de e-mail a fim de serem respondidos no sítio “http:\\aldeao.no.sapo.pt”. Posteriormente, procedeu-se à análise das entrevistas e dos questionários devolvidos. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de haver um maior empenho por parte dos Organismos Públicos relativamente às pequenas e médias empresas, no âmbito das compras electrónicas públicas.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/1239
Aparece nas colecções:Mestrado em Comércio Electrónico e Internet / Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Factores Críticos.pdf6,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.