Repository logo

Repositório Aberto

Universidade Aberta Scientific Repository

 

About the Repository

The Open Repository is the institutional repository of Universidade Aberta and was built with the aim of storing, preserving, disseminating, and providing access to UAb's intellectual production in digital format. The goal is to gather, in one place, the entirety of UAb's scientific publications, thereby contributing to the increase of its visibility and impact while ensuring the preservation of its intellectual memory.

Recent Submissions

"Para que é que serve a arte?” na inserção de jovens estrangeiros não acompanhados (JENA): estudo de caso de um curso EFA
Publication . Sousa, Lúcio; Seabra, Filipa; Abelha, Marta
O objetivo deste trabalho é analisar o modo como as práticas artísticas foram incorporadas como estratégia pedagógica num curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) dirigido a jovens estrangeiros não acompanhados (JENA) e os resultados alcançados com a sua implementação na integração deste grupo de estudantes. O trabalho, de índole qualitativa, foi realizado através de observação no espaço escolar, com entrevistas a responsáveis do centro Qualifica e a duas docentes do curso, a mediadora da turma e a mediadora intercultural. Os principais resultados desta pesquisa ressaltam o caráter voluntarioso dos envolvidos, os dilemas que sentem no seu desenvolvimento, assim como o orgulho que sentem nos resultados alcançados, nomeadamente na capacitação social e pessoal dos envolvidos, estudantes e docentes. Todavia, este tipo de atividade está muito dependente da capacidade de preparar atempadamente o ano escolar, nomeadamente os recursos humanos afetos, e, em particular, a dependência, no caso das práticas artísticas, da possibilidade de dar continuidade ao trabalho.
Inclusão de menores não acompanhados numa escola artística: o papel dos líderes intermédios
Publication . Seabra, Filipa; Abelha, Marta; Borges, Irina; Sousa, Lúcio
Uma escola artística acolheu, desde 2022, um conjunto alargado de alunos afegãos integrados numa orquestra. Com estatuto de refugiados, estas crianças e jovens viajaram como Menores não Acompanhados (MENA). O seu acolhimento e integração, que naturalmente confrontou a escola com exigências acrescidas, é um caso de sucesso de acolhimento de alunos imigrantes. O estudo deste caso integra-se no projeto AquiMeEncontro, financiado pela FCT através do programa Science4Policy (2023.10269.S4P23), que teve como objetivo identificar, analisar e sistematizar práticas educativas que favoreçam a integração bem-sucedida de estudantes migrantes no sistema público de ensino. Em particular, no caso em apreço, foi focado o papel das lideranças intermédias da escola (diretores de turma e coordenadora do projeto) mas também de outros profissionais envolvidos como a psicóloga da escola e a professora de Português Língua Não Materna (PLNM) no desenrolar e nos resultados do processo, bem como a forma como as dificuldades foram sendo solucionadas, resultando, três anos volvidos, num processo de integração sentido como bem-sucedido. O estudo de caso, de natureza qualitativa, assentou na realização de duas entrevistas em grupo, abarcando um total de 5 participantes – uma entrevista com a coordenadora do projeto e a psicóloga da escola, e outra com três professoras, duas das quais assumiram funções como diretoras de turmas que integravam alunos MENA e uma terceira atuou como professora de PLNM. Acrescem a essas entrevistas a análise de documentos da escola e recortes de imprensa relacionados com o tema e a resposta da escola ao questionário do projeto AquiMeEncontro. Os resultados do estudo salientam a articulação entre a escola e outras instituições envolvidas no acolhimento dos alunos, e o papel preponderante assumido pelos professores que diretamente coordenaram o processo. A música e as atividades extralectivas parecem também ter sido pontos de contacto e união aos colegas não MENA. Como recomendações resultantes do estudo, destaca-se a necessidade de apoio aos professores envolvidos em processos semelhantes a este.
Educar na diversidade: o impacto da turma E na inclusão de alunos imigrantes
Publication . Abelha, Marta; Seabra, Filipa; Matos, Ana Beatriz
Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da criação da Turma E no Agrupamento de Escolas da Madalena (Gaia) — composta maioritariamente por alunos imigrantes — enquanto estratégia de integração escolar. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, com o estudo de caso como método central, recorrendo à triangulação de dados por meio de entrevistas individuais (com a direção do agrupamento e a diretora de turma), grupos focais com docentes, alunos e encarregados de educação, e análise documental de três instrumentos institucionais: Projeto Educativo 2022–2026, “Aprendizagem e Inclusão – medidas e recursos” (2023-2024) e o Manual de Acolhimento a Alunos Migrantes (julho de 2024). Os resultados revelam que a Turma E constituiu uma prática pedagógica inovadora, eficaz na promoção da inclusão, do bem-estar e do sucesso escolar dos alunos imigrantes. A análise documental evidencia um compromisso institucional progressivo com a educação inclusiva, traduzido na conceção e implementação de instrumentos específicos, como o Manual de Acolhimento a Alunos Migrantes. A experiência analisada sublinha a relevância de uma resposta educativa articulada, baseada no diagnóstico individualizado, no ensino do Português Língua Não Materna (PLNM), na valorização das línguas e culturas de origem e na participação ativa de toda a comunidade educativa. Este estudo reafirma o papel da escola como espaço central de acolhimento, promoção da equidade e fortalecimento do sentimento de pertença.
A luta pelo bem escasso: estratégias de captação de alunos e a importância do marketing educacional na escola profissional X
Publication . Rodrigues, Ana Cristina Mota; Álvares, Maria; Henriques, Susana
A expansão do ensino profissional em Portugal ganhou impulso com a entrada na Comunidade Económica Europeia dado o financiamento do Fundo Social Europeu. A Lei de Bases do Sistema Educativo (1986) instituiu a escolaridade obrigatória e reformulou o ensino técnico, enquanto o Decreto-Lei n.º 26/89 criou escolas profissionais privadas com apoio estatal. Este modelo vigorou até 2004, quando o ensino profissional foi integrado nas escolas públicas, sendo posteriormente reforçado com a extensão da escolaridade obrigatória até aos 18 anos (2009) e, recentemente, com medidas que facilitaram o acesso ao ensino superior (2020). Este percurso reflete uma tentativa de valorização e universalização do ensino profissional, todavia trouxe desafios às escolas, precisaram redefinir as estratégias de divulgação e captação de alunos. O tipo de liderança tem vindo a revelar-se central na adaptação à mudança e à necessária inovação. A investigação analisa o caso de uma escola profissional privada, examinando a liderança e as estratégias de marketing educativo escolhidas para atrair estudantes. O estudo combina métodos qualitativos e quantitativos, incluindo análise documental e entrevistas a diversos atores escolares. Os resultados apontam para uma convergência entre diretores e agentes de divulgação na promoção dos cursos e no apoio à escolha dos alunos. Observa-se que a Escola Profissional X adota uma abordagem equilibrada, conjugando métodos tradicionais, como outdoors, e a modernidade – o digital. Apesar do reconhecimento da eficácia das campanhas, verifica-se que a decisão dos alunos assenta sobretudo em recomendações pessoais e redes de amizade, ainda que influenciada por interesses, aprendizagens práticas e contextos sociais.
Ambasciata d’Italia a Lisbona: le trasformazioni di un palazzo nella storia della città
Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Coelho, Teresa Campos; Alessandrini, Nunziatella; Russo, Mariagrazia; Sabatini , Gaetano
Leitura integrada deste palácio - que sofreu transformações significativas ao longo do século XIX e inícios do século XX . Este texto aborda igualmente a análise do seu espaço interior, especificamente na campanha e programa decorativo azulejar.