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Universidade Aberta Scientific Repository

 

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Recent Submissions

Do humano em Maria Gabriela Llansol: alguns apontamentos
Publication . Rodrigues, Cristiana Vasconcelos
Numa reflexão de grande fôlego sobre “A literatura enquanto configuração histórica do humano”, Manuel Gusmão fala da «re-configuração do humano» no texto de Maria Gabriela Llansol, evidente ao ponto em que a linguagem é tornada «sensível [...] ou seja, [...] suceptível de ser sentida». De facto, a escrita llansoliana é conhecida por abrir a palavra poética ao que a escritora chama de «novas harmónicas humanas», a partir de uma «trajectória por mundos não-humanos», em um dos seus diários, Um falcão no punho (1985). Trata-se de um caminho trilhado ao longo de toda a sua obra, sem com isso ser sistemático ou ter qualquer pretensão ideológica ou utópica, mostrando-se, antes de mais, como exercício autoreflexivo, crítico e testemunhal de uma travessia que se vê como necessidade, mas não como destino. Socorrendo-nos de alguma literatura filosófica, partilhamos alguns apontamentos sobre como a escrita de Maria Gabriela Llansol pensa o humano e, por reflexo, a natureza que o rodeia.
Formas de tratamento tu e você: um estudo focalizado nos testes escritos produzidos pelos professores do Instituto Superior Politécnico de Tete (ISPT)
Publication . Suege, Iza Luís Cosmo; Seara, Isabel
A presente dissertação sobre o tema Formas de Tratamento TU e VOCÊ no Português em Moçambique: Um Estudo Focalizado nos Testes Escritos Produzidos por Professores do Instituto Superior Politécnico de Tete (ISPT) tem como propósito conhecer e analisar, a partir de testes escritos dos professores do ISPT, o uso das formas de tratamento Tu e Você como formas de interação entre professor – aluno e qual a razão dessas escolhas. Com recurso à revisão bibliográfica e a testes elaborados pelos professores daquela instituição, no total de 24 testes escritos, entre exames e testes normais, assim como com questionários, constatamos que os professores têm como preferência o uso do pronome Você como forma de tratamento na sua relação com seus alunos, embora, às vezes usem Tu, coocorrendo em mesmo contexto com Você. No processo de seleção de pronomes formas de tratamento, recorrem ao imperativo, assim como não usam os pronomes na sua versão reto, mas sim sempre subjacentes à flexão de verbos. Com efeito, sugerimos mais estudos aprofundando do porquê estas coocorrências e que razões subjazem a estas escolhas de práticas linguísticas na flexão verbal.
Pós-graduação e produtivismo: um estudo da qualidade de vida dos estudantes de mestrado e doutorado
Publication . Cancian, Queli Guilardi; Malacarne, Vilmar; Moreira, J. António
Os desafios da vida acadêmica colocam à prova a percepção da qualidade de vida e saúde dos estudantes, em especial na Pós-Graduação stricto sensu. No ambiente acadêmico da Pós-Graduação inúmeras tarefas são desenvolvidas, juntamente com elas, há um alto nível de cobranças, que por vezes, podem gerar o esgotamento físico e mental, podendo vir a desencadear o adoecimento, bem como a perda da qualidade de vida do estudante. Neste contexto, o objetivo deste estudo se direciona a identificar e analisar a percepção de qualidade de vida e saúde dos estudantes regulares da Pós-Graduação stricto sensu, nível mestrado e doutorado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Cascavel/Pr. O campo de pesquisa foi composto pelos 15 programas de Pós-Graduação. Trata-se de uma pesquisa mista (QUALI-quanti), exploratória, descritiva. Na construção do arcabouço teórico, desenvolveu-se a pesquisa documental e bibliográfica com base nos dados disponíveis em sites e plataformas on-line. O estudo de campo, consistiu na aplicação de questionários estruturados, desenvolvidos pelos próprios pesquisadores, com questões abertas e fechadas, direcionados aos mestrandos e doutorandos e aos professores dos programas. Em complemento, realizou-se entrevistas com os coordenadores dos programas e com representantes do ambulatório e do centro de atendimento estudantil. Para análise dos dados qualitativos, optou-se pela análise de conteúdo de Bardin (2016) e pela triangulação de dados descrita por Lakatos e Marconi (2008) e Abdalla (2013). Para tabulação dos dados utilizou-se o programa Excel for Windows (2016) e para a análise estatística dos dados, optou-se pelo uso do programa Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) 22.0, versão em português. Os resultados deste estudo evidenciaram uma realidade preocupante vivida pelos pós-graduandos, caracterizada por desafios estruturais, preconceitos e impactos significativos na saúde mental e emocional. Questões como discriminação de gênero, falta de suporte para pessoas com deficiência e atitudes excludentes revelam deficiências na promoção da inclusão e na ética acadêmica. Além disso, a dificuldade em equilibrar a vida acadêmica com responsabilidades familiares e pessoais, intensifica a sensação de pressão e inadequação, gerando estresse, ansiedade e outros problemas de saúde física e mental, evidenciando que o adoecimento dos estudantes não é um fenômeno isolado, mas o reflexo de um conjunto de pressões que se intercalam e intensificam suas consequências. A ausência de um preparo institucional adequado para lidar com questões de saúde mental, agrava ainda mais esse cenário, impondo barreiras à busca por apoio e aumentando o sofrimento dos estudantes. Ao inserir essa problemática dentro da perspectiva dos estudos globais, observa-se que o adoecimento na Pós-Graduação não é uma realidade exclusiva do Brasil, mas um fenômeno que afeta estudantes em diversas partes do mundo, refletindo padrões sistêmicos da academia globalizada, como evidenciado no estudo paralelo do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior.
Relatório de sustentabilidade: 2023-2024
Publication . Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Ferreira, Célia; Simão, João; Trindade, Jorge; Mapar, Mahsa; Nicolau, Paula Bacelar; Fernandes, Ana Paula; Pereira, Pedro; Rute Martins; Teresa Teixeira
Do tangível ao figital: integração físico-digital e metodologia criativa na arte pós-digital contemporânea
Publication . Caldeira, Nelson; Veiga, Pedro Alves da; Cordeiro, Joao
Este estudo visa apresentar a articulação entre uma proposta de taxonomia figital com a metodologia a/r/cográfica, oferecendo assim um quadro metodológico integrado para analisar e orientar práticas artísticas híbridas contemporâneas. Nos últimos anos, a criação artística contemporânea tem sido marcada pela fusão entre o tangível e o virtual, fenómeno designado por “figital”. Este conceito descreve como elementos físicos e digitais se interligam, redefinindo processos de produção, fruição e interação com a arte. A taxonomia figital, ora apresentada, permite mapear novos territórios híbridos e avaliar detalhadamente a simbiose entre o plano material, incluindo os aparatos tecnológicos, e o plano virtual ou digital, resultante da execução de código ou reprodução de média digitais. Por sua vez, a metodologia a/r/cográfica estrutura o processo criativo em três eixos essenciais: estética (cognição, emoções e sensações despertadas pela obra), aptidão (competências técnicas e concetuais evidenciadas) e função (impacto sociocultural e comunicativo da obra). A obra Texel2048Loom, desenvolvida neste âmbito pelo primeiro autor deste estudo, permite ilustrar a abordagem aqui proposta. Este texto evidencia ainda a necessidade de ajustes adicionais, particularmente nas dimensões éticas, culturais e multissensoriais, oferecendo contribuições claras para futuras investigações e práticas na arte pós-digital.