Repository logo

Repositório Aberto

Universidade Aberta Scientific Repository

 

About the Repository

The Open Repository is the institutional repository of Universidade Aberta and was built with the aim of storing, preserving, disseminating, and providing access to UAb's intellectual production in digital format. The goal is to gather, in one place, the entirety of UAb's scientific publications, thereby contributing to the increase of its visibility and impact while ensuring the preservation of its intellectual memory.

Recent Submissions

Biologia das plantas
Publication . Nicolau, Paula Bacelar
O documento pedagógico aborda a biologia das plantas, incluindo sua estrutura, funções, processos de nutrição e reprodução, taxonomia, com foco nas plantas avasculares e vasculares. É utilizado em unidades curriculares de 1º ciclo da Universidade Aberta.
A perceção dos profissionais de saúde sobre o consumo de água engarrafada como uma atitude responsável pela produção de resíduos plásticos: estudo de caso: Zona Centro de Portugal Continental
Publication . Santos, Esmeralda Maria dos Reis; Carapeto, Cristina
A previsão da Organização das Nações Unidas de que a poluição por plásticos irá duplicar até 2030 tem sido um alerta preocupante que exige ações urgentes. O crescente consumo de água engarrafada, muitas vezes desnecessário, contribui grandemente para o problema. O presente estudo de caso investiga e analisa a perceção de profissionais de saúde, sobre os seus conhecimentos, motivações e hábitos de consumo de água engarrafada, e a sua contribuição para a produção de resíduos plásticos, num contexto onde a água da rede pública apresenta um indicador de segurança superior a 95,6%. Através da aplicação de um questionário online foram recolhidos dados de 706 participantes de sete Unidades Locais de Saúde da Zona Centro de Portugal, numa amostragem por conveniência e não representativa. Observou-se uma preferência significativa pela água engarrafada no local de trabalho, justificada por perceções de maior segurança, sabor e cheiro, apesar da consciência dos impactos ambientais negativos. Verificou-se uma falta de confiança na qualidade da água da "torneira". É crucial fortalecer a confiança na água da rede pública, promovendo a consciencialização ambiental e incentivando o consumo sustentável. Campanhas educativas e a transparência sobre a qualidade da água são essenciais para reduzir o consumo de água engarrafada e mitigar a poluição plástica. Estudos futuros devem aprofundar estas questões, considerando variáveis sociodemográficas e diferentes grupos profissionais.
Chiquinho, de Baltasar Lopes: estudo da Jornada do Herói e da sua dimensão biblioterapêutica
Publication . Machado, Liliana Marlene Vieira Baptista; Dias, Isabel de Barros
Esta dissertação centra-se na análise da obra Chiquinho, de Baltasar Lopes, considerando a sua estrutura narrativa à luz da estrutura mental e narrativa conhecida como “Jornada do Herói”, tal como delineada por Joseph Campbell, procurando ainda explorar o seu enquadramento no âmbito da Biblioterapia. Pretende-se compreender de que forma o percurso do protagonista da obra, atravessado por temas como a pertença, a emigração e a superação, reflete um padrão narrativo arquetípico, proporcionando ao leitor uma experiência de identificação, de reflexão e de superação. Para além da abordagem teórica, recorreu-se a uma metodologia mista, incluindo um inquérito aplicado a leitores que contactaram com a obra, com o objetivo de recolher perceções sobre o impacto emocional e simbólico da narrativa, enfatizando o legado de Chiquinho e o facto de a obra continuar a ser valorizada como instrumento de leitura que ultrapassa o seu contexto histórico e cultural, mantendo-se relevante enquanto objeto literário promotor do diálogo interior e de ressignificação de vivências. O trabalho pretende evidenciar, ainda, que tanto a teoria campbelliana como as práticas de leitura com fins terapêuticos permanecem como domínios abertos a investigações futuras e a novas aplicações em diferentes contextos educativos e sociais.
Perspectivas do ensino português do Brasil no Japão, na contemporaneidade
Publication . Hadama, Patrícia Dias; Marques , Isabelle Simões
A Língua Portuguesa foi amplamente difundida no mundo como consequência dos processos de colonização portuguesa, bem como de outras formas de presença, tais como atividades comerciais, missionárias e diplomáticas, que se estenderam por diversos continentes, seja por longos períodos ou de forma passageira, como ocorreu no Japão. Ao longo da história, é possível identificar vínculos antigos entre Portugal e Japão e, consequentemente, a presença da Língua Portuguesa. Entretanto, a conexão com a língua se intensificou em tempos mais recentes, com o estreitamento das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão. Esta pesquisa busca apresentar os impactos e as influências da presença portuguesa no século XV, bem como a posterior formação de uma expressiva comunidade brasileira no Japão, a qual proporcionou o desenvolvimento de três vertentes do ensino da língua: PLM (Português como Língua Materna), PLH (Português como Língua de Herança) e PLE (Português como Língua Estrangeira). Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem que combina pesquisa bibliográfica e de campo, com o objetivo de coletar dados de jovens brasileiros e japoneses, que pudessem elucidar como a Língua Portuguesa vem se desenvolvendo nas três modalidades mencionadas. Os resultados revelaram que há um impacto considerável na vida e nas projeções de futuro dos estudantes inseridos nos contextos de PLM e PLH. Quanto ao PLE, observou-se que a escolha pelo aprendizado da língua não está, necessariamente, vinculada à comunidade brasileira e que, embora seja considerada por muitos uma língua complexa e difícil, os aprendizes demonstram interesse pelo Brasil e pela sua cultura. Este estudo possibilitou compreender o desenvolvimento da Língua Portuguesa nas terras nipônicas, mas, sobretudo, refletir sobre o distanciamento cultural entre brasileiros e japoneses, o qual pode dificultar a integração e a construção de uma identidade cultural compartilhada.
L+ STEAM em português para alunos chineses do 1.º ciclo: propostas didáticas
Publication . Alte, Lia de Jesus Rente da Silva Albuquerque Moreira de; Braz, Ana
A presente dissertação de mestrado propõe práticas pedagógicas orientadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, em escolas portuguesas com currículo português e de língua veicular portuguesa, mas cujo público-alvo não possui, na sua maioria, este idioma como língua materna. A investigação destaca a integração da metodologia L+STEAM, focando-se no desenvolvimento de materiais didáticos originais que abordam a compreensão e expressão orais e escritas, além de exercícios gramaticais, adaptados a esses alunos. Devido a restrições de recursos em escolas semiprivadas, os materiais são projetados para serem de baixo custo, facilitando a potencial aplicação em diversos contextos educativos. A dissertação organiza-se em três capítulos: O primeiro capítulo debruça-se sobre a aprendizagem do português por falantes de mandarim, identificando desafios e estratégias eficazes; no segundo capítulo, caracterizamos a comunidade educativa da escola e do público-alvo do estudo e no terceiro capítulo apresentamos os materiais desenvolvidos, incluindo atividades interativas baseadas em STEAM, perspetivando percursos exploratórios, problematizando e criticando a sua relevância e o seu impacto em contexto. A presente pesquisa visa contribuir para a reflexão a sobre o ensino de português junto de alunos chineses e inovar nas práticas pedagógicas em cenários multiculturais, promovendo métodos integrados que valorizam a transdisciplinaridade e a adaptação cultural.