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Universidade Aberta Scientific Repository

 

About the Repository

The Open Repository is the institutional repository of Universidade Aberta and was built with the aim of storing, preserving, disseminating, and providing access to UAb's intellectual production in digital format. The goal is to gather, in one place, the entirety of UAb's scientific publications, thereby contributing to the increase of its visibility and impact while ensuring the preservation of its intellectual memory.

Recent Submissions

Implementação de manuais digitais em duas escolas da Região Autónoma dos Açores
Publication . Rato, Isabel da Encarnação Marques Batista; Bidarra, José
A introdução da tecnologia digital na educação tem vindo a ganhar destaque nas últimas décadas, com a União Europeia a promover a integração de tecnologias digitais nos sistemas educativos para garantir uma educação de qualidade, inclusiva e acessível. Em Portugal, o Programa "Escolas Digitais", iniciado em 2018, visa modernizar o ensino, oferecendo ferramentas digitais e formação aos professores para integrar as tecnologias pedagógicas. A utilização de manuais digitais surge como uma das principais estratégias para alcançar esses objetivos, proporcionando recursos multimédia e interatividade. O Governo Regional dos Açores, começou a implementar os manuais digitais, no ano letivo de 2022/2023 em todas as escolas públicas aos 6º e 8ºs anos e nos anos seguintes aos restantes. O principal objetivo desta investigação, consistiu em perceber qual a perceção dos professores de uma Escola Básica e Integrada e de uma Escola Secundária da Região Autónoma dos Açores, acerca da utilização dos manuais digitais, nomeadamente no que diz respeito à forma como receberam a medida política, qual o papel das lideranças na gestão das medidas, principais desafios, vantagens, desvantagens e potencialidades e identificação de práticas de superação dos desafios. A metodologia adotada consistiu numa abordagem mista, combinando dados quantitativos obtidos através de questionários aplicados a professores, com dados qualitativos recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a presidentes dos conselhos executivos e pontos focais das escolas envolvidas. A análise dos dados foi realizada com recurso à estatística descritiva e à análise de conteúdo, permitindo uma compreensão abrangente e aprofundada do impacto da digitalização no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados sugerem que, apesar das dificuldades associadas à implementação, como a escassez de recursos tecnológicos e a desigualdade no acesso a dispositivos e internet, os manuais digitais têm o potencial de enriquecer as práticas pedagógicas e melhorar o envolvimento dos alunos.
OpenEU WP5.3 – Framework for the digital transformation of on-campus HEIs
Publication . Santos, Arnaldo; Morgado, Leonel; São Mamede, Henrique; Koulaouzidis, Giorgos; Ilcheva, Maria; Plaksenkova, Ilona; Kuijpers, Chris; Guasch, Teresa; Magnússon, Magnús Árni Skjöld; Peratikou, Adamantini; Bills, Annabell; Kalles, Dimitris; Brouns, Francis; Gil-Jaurena, Inés
This framework operationalises the institutional transition from primarily on campus provision to sustainable hybrid and online provision. It consolidates strategy and governance, platforms and IT operations, pedagogy and staff development, student services, quality assurance, communication, and institutional context into a facilitation ready checklist (Areas → Subareas → Topics → Diagnostic questions). The instrument was field validated in 2025 through expert engagements and aligns with WP5 Task 5.3 and the planned Digital Transformation Toolkit (D5.3/D5.1, depending on internal numbering). For background and evidence, consult the bundled paper: Santos, A., Morgado, L., Mamede, H., Koulaouzidis, G., Ilcheva, M., Kuijpers, C., Guasch, T., Magnússon, M. Á. S., Peratikou, A., Plaksenkova, I., Bills, A., Kalles, D., Brouns, F., & Gil-Jaurena, I. (in press). Transformation framework for transitioning traditional universities to online open education. In Proceedings of the EADTU 2025 Conference. EADTU.
Promoção da saúde em centros de atividades de tempos livres: avaliação do programa Bem Me Quero
Publication . Henriques, Susana; Bettencout, Carmen; Sousa, Leonardo; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana
Bem Me Quero é um programa de prevenção universal desenvolvido em CATL – Centros de Tempos Livres de Ponta Delgada e Ribeira Grande (Açores), com crianças entre os 6 e os 10 nos. O objetivo é contribuir para a promoção da saúde / prevenção de comportamentos de risco, através do desenvolvimento de competências socio emocionais. O programa teve uma primeira fase de capacitação dos profissionais que atuam nos CATL, com 21 profissionais a quem foi aplicado um pré e um pós teste no sentido de aferir o aumento dos conhecimentos sobre intervenção baseada no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. A segunda fase do programa envolveu 257 crianças, a quem foi aplicado um pré e pós teste focado nos grandes temas abordados no programa. Os resultados de ambas as fases evidenciam a eficácia do programa.
Bem Me Quero. Relatório de avaliação
Publication . Henriques, Susana
Bem Me Quero é um programa de prevenção universal desenvolvido em CATL – Centros de Tempos Livres de Ponta Delgada e Ribeira Grande, com crianças entre os 6 e os 10 nos. O objetivo é o de contribuir para a promoção da saúde / prevenção de comportamentos de risco, através da promoção de competências socio emocionais das crianças que frequentam o CATL envolvidos no ano letivo de 2022/2023.
Fostering sustainability through effective communication: perspectives from higher education in Cape Verde
Publication . Semedo, Mirian; Mapar, Mahsa; Henriques, Susana; Bhuju, Dinesh; Sujakhu, Nani Maiya; Subedi, Divya Laxmi
Higher Education Institutions (HEIs) have a central role in communicating sustainability within and beyond their campuses. However, there is still a lack of effective involvement in “communication for sustainability” at the Higher Education level. While sustainability has recently become a pivotal point in global discourses, its integration with effective communication pathways still reveals a notable gap. This study aims to explore the existing communication models and their potential adaptation for sustainability communication plans within HEIs. A diagnosis approach was carried out through a documentary analysis of 6 existing communication models (both traditional and HEI-specific sustainability communication models) followed by a content analysis. The results show some similarities between the existing communication plans, which encompass the objectives of communication, target audiences, and types of messages or actions intended for these audiences. However, certain models, especially those formulated for communication outside the scope of HEIs, illustrate greater structural clarity and are more comprehensible to the associated community, thereby enhancing the facility of evaluation in the future. Therefore, the plan for sustainability communication at HEIs can benefit from adopting these more structured and comprehensible models, leading to more effective engagement and ensuring alignment with their intended audience objectives.