Repository logo

Repositório Aberto

Universidade Aberta Scientific Repository

 

About the Repository

The Open Repository is the institutional repository of Universidade Aberta and was built with the aim of storing, preserving, disseminating, and providing access to UAb's intellectual production in digital format. The goal is to gather, in one place, the entirety of UAb's scientific publications, thereby contributing to the increase of its visibility and impact while ensuring the preservation of its intellectual memory.

Recent Submissions

Geometrical and optimizations aspects for approximating the response surface in industry
Publication . Kitsos, Christos P.; Oliveira, Teresa A. ; Oliveira, Amilcar; Pardalos, Panos and Rassias, Themistocles
The target of this paper is to discuss an approximation when the experimentalist tries to explore the response surface of his industrial experimentation. Different methods under different designs, have been proposed for Response Surface Methods (RSM). We discuss such designs under a geometrical point of view when the optimal response surface is tried to be estimated. A number of applications in RSM are included.
O conceito de género na linguística sistémico-funcional e no interacionismo sociodiscursivo
Publication . Alexandre, Marta Filipe; Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís FIlipe; Caels, Fausto; Marrengula, Emília
Este artigo apresenta um conjunto de reflexões em que se compara e contrasta as conceções de género inerentes à Linguística Sistémico-Funcional (LSF) e ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), tendo como objetivo sistematizar as semelhanças e as diferenças entre ambas. Ainda que, nos dois enquadramentos, se use a designação “género”, as etiquetas e as classes consideradas, bem como os critérios adotados para as identificar e delimitar, são distintos. Uma reflexão crítica e a subsequente sistematização justificam-se, então, para evitar equívocos suscitados pelo uso da mesma designação para referir conceitos diferentes e classes genológicas distintas. Partindo da contextualização inicial do problema, expõem-se os elementos fundamentais para o entendimento do conceito de género no âmbito da LSF e do ISD e procura-se avançar com uma análise comparativa das propriedades inerentes às classificações em géneros no âmbito destas duas correntes teóricas. Por fim, são sistematizadas as diferenças entre as duas perspetivas acerca dos géneros e são indicadas as características que estão na origem das diferenças mais relevantes. Entre os resultados, destaca-se o que sublinha os pontos de contacto entre a classificação em famílias de géneros da LSF (Rose & Martin, 2012) e as classificações em tipos de textos (Werlich, 1983), proposta no seio das gramáticas textuais, e em sequências textuais (Adam, 1992), proposta no âmbito da Linguística Textual.
Géneros textuais, oralidade e escrita no discurso académico: conceptualizações e contextos
Publication . Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Marrengula, Emília; Alexandre, Marta Filipe; Silva, Paulo Nunes da; Marques, Carla; Faquir, Osvaldo; Sitoe, Marta
A língua constitui-se em discurso ao ser utilizada num contexto. Nessa utilização, procura alcançar objetivos sociocomunicativos ligados aos diferentes campos da atividade humana. Não constitui somente um instrumento, um instrumento de comunicação, mas consiste num elemento estruturante das nossas vivências, configurando e reconfigurando a própria atividade social. Nesta, expressa e constrói o conhecimento, o posicionamento e a atuação do sujeito, em interação com os outros, ou seja, integrado numa comunidade. A comunidade em que o sujeito se integra faculta-lhe o domínio do sistema da língua, oral e escrita, e também padrões da sua organização em texto e em discurso. Estes padrões estão associados à sua utilização nos diversos contextos para alcançar finalidades. A apropriação desses padrões faz-se ou consolida-se, de forma geral, pela própria participação nas (sub)comunidades em que são utilizados. A essa dimensão, junta-se uma outra: a aprendizagem explícita proporcionada pela escola. A análise e descrição do discurso serve de base à aprendizagem escolar, relativa ao conhecimento do próprio discurso. Contudo, esta aprendizagem não se circunscreve à capacidade de enunciação das características encontradas e aprendidas. O seu alcance estende-se à própria atuação, ou seja, à concretização na comunidade da utilização da língua. Deste modo, a aprendizagem e as conceptualizações que estão na sua base projetam novamente o discurso para a comunidade. O papel das conceptualizações é, assim, relevante, nas duas dimensões: para construir o conhecimento e para mobilizar esse conhecimento em novas utilizações. O presente livro incide sobre as dimensões referidas: a sistematização ou organização do conhecimento por meio da conceptualização e a análise de concretizações do discurso, em contextos específicos, tendo como finalidade alargar e configurar essa utilização, segundo novas potencialidades.
Prospective workflows for generative AI-assisted immersive illustration: the case of multiplicity
Publication . Masiero Sgrinzatto, Chiara; Araújo, António; Caires, Carlos Sena
The introduction of generative AI into the field of immersive illustration threatens to displace both the knowledge of perspective and the practice of drawing as the main tools of this very technical branch of illustration. Yet for many illustrators this type of technical drawing is not just a tool but an end in itself. We consider what future workflows may accommodate both AI and handmade drawing in a way compatible with the market realities of illustration, and we illustrate our reflections with the case study of MultipliCity, an installation exploring and representing the interplay between myth and reality in the Venetian urban environment.
O testemunho como morada da morte: guião de Caronte, de Pedro Tamen: a morte como marca e objecto da representação literária
Publication . Rodrigues, Cristiana Vasconcelos; Magalhães, Isabel Allegro de; Barrento, João; Lopes, Silvina Rodrigues; Martins, Fernando Cabral
Reflexão sobre a obra de Pedro Tamen intitulada «Guião de Caronte» (Quetzal Editores, 1997), à luz da presença da Morte na Literatura, de modo a oferecer uma problematização mais clara das formas/modos de olhar uma e outra. Palavras como ‘testemunho’, ‘repetição’, ‘autoridade’, ‘inscrição’, e ‘experiência’, que aparecem a propósito da 1ª Secção do III Congresso da APLC, no desdobrável que o divulga, são, directa ou indirectamente, matéria de reflexão neste trabalho. ‘Repetição’ e ‘inscrição’ definem a escrita literária como testemunho-lugar da Morte (ou da Ausência), como a sua metáfora e/ou metonímia. Por sua vez, na ‘autoridade’ e na ‘experiência’ do testemunho está implicada não só a identidade do que o emite como a do que é testemunhado, e eventualmente também a identidade do que o recebe/lê e reconhece como tal (testemunha…).