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Universidade Aberta Scientific Repository

 

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Recent Submissions

Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres no contexto dos ritos de iniciação femininos “ku khomba” no distrito de Chicualacuala, província de Gaza, Moçambique
Publication . Intipa Júnior, Constantino Ernesto; Cordeiro, Ana Paula; Sousa, Lúcio
Esta dissertação investiga o ku khomba, um rito de iniciação feminino praticado pelo grupo etnolinguístico Tsonga-changana no distrito de Chicualacuala, Moçambique, e os seus efeitos nos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Através de uma metodologia qualitativa, o estudo incluiu entrevistas com 10 mulheres submetidas aos ritos de iniciação entre 1970 e 2019, selecionadas por amostragem não probabilística, intencional e em cadeia (“bola de neve”), nas comunidades de Eduardo Mondlane, Mahatlane e Litlatla. Entre as entrevistadas encontram-se: iniciadas, matronas, líderes tradicionais e informadoras-chave. O estudo explora como este ritual, que marca a transição para a vida adulta, perpetua a subordinação feminina e limita o poder de decisão sobre o próprio corpo, sexualidade e saúde. As conclusões apontam que, apesar de conferir certos privilégios sociais, o ku khomba acarreta consequências nefastas, como dificuldades no acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva e traumas psicossociais decorrentes das práticas do ritual. A investigação destaca a tensão entre a preservação cultural e a garantia dos direitos humanos, propondo uma abordagem equilibrada que respeite a tradição e promova o bem-estar das mulheres.
Visualidade, acessibilidade e narrativas: roteiros cinematográficos para e com pessoas surdas
Publication . Santos Júnior, Oscar Raimundo dos; Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte; Sell, Fabíola Sucupira Ferreira ; Lebedeff, Tatiana Bolivar
Com os avanços na educação inclusiva e da modalidade de educação bilíngue para Surdos, junto da crescente demanda por materiais pedagógicos adequados às necessidades específicas desses estudantes, esta pesquisa investiga o desenvolvimento de roteiros cinematográficos com ênfase na acessibilidade e no reconhecimento linguístico e cultural Surdos. Através de um grupo focal, discutiu-se os desafios enfrentados na compreensão dos formatos tradicionais de roteiros cinematográficos, evidenciando a necessidade de formatos integrando elementos visuais e linguísticos adequados à cultura Surda. Como resultado do diálogo foi proposto um modelo de roteiro que combina elementos imagéticos, textos em português e vídeos em língua de sinais numa proposta de textualidade diferida, proporcionando uma ferramenta que visa facilitar a criação, revisão e apropriação de roteiros cinematográficos por pessoas Surdas. Essa abordagem visa não apenas promover a inclusão, mas também respeitar e valorizar a identidade cultural Surda no processo de criação de filmes.
Elementos de tecnologia assistiva em jogos sérios: reinventando a escola na perspectiva inclusiva para o estudante com deficiência
Publication . Pereira, Elen Gomes ; Reis, Cristina de Araújo Ramos
O presente estudo tem como objetivo compartilhar reflexões e práticas no âmbito dos recursos digitais diante o contexto de uma educação com perspectiva inclusiva para pessoas com deficiência. Adotou-se a metodologia qualitativa, com abordagem bibliográfica baseada em autores que discutem o modelo social da pessoa com deficiência, da acessibilidade, da Tecnologia Assistivan (TA), da área de jogos sérios que podem incluir pessoas com deficiência e, mais especificamente, da área educacional. Esses estudos destacam a importância de desenvolver jogos sérios com uma abordagem flexível para atender à diversidade dos estudantes com deficiência. No primeiro estudo, a acessibilidade foi abordada com foco especialmente nas dimensões visual, auditiva e física. No segundo, foram definidas algumas diretrizes para o uso de jogos sérios por pessoas com deficiência intelectual em dispositivos móveis. No terceiro, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura para avaliar estudos sobre jogos sérios para pessoas com deficiência intelectual, com o intuito de facilitar sua implementação no contexto educacional. Podemos concluir que os jogos sérios são uma ferramenta valiosa no processo de inclusão de estudantes com deficiência. Porém, é fundamental estar atento à inserção de elementos de TA nesses jogos oportunizando a participação das pessoas com deficiência e grupos de pesquisa na área com universidades desde o início do projeto do jogo até sua produção e difusão, a fim de garantir que suas dimensões de acessibilidade sejam adequadamente atendidas.
Mundo do trabalho e educação na inclusão da pessoa com deficiência
Publication . Maia, Thaís; Barroso, Lucineth; Serra, Deuzimar Costa
Este trabalho resulta de pesquisas e estudos sobre a educação para o mundo do trabalho na perspectiva inclusiva, ante as constantes transformações que ocorrem no mundo. Historicamente, a educação nunca foi pensada para emancipar os sujeitos. A sociedade valorizava o produtivismo para ascensão do capital, desenvolvendo no trabalhador habilidades e competências multifacetadas que o fizesse ser capaz de realizar múltiplas tarefas, explorando sua força de trabalho e os mecanismos de subjugação. O contexto histórico não foge da realidade atual, em que se prega a formação permanente como forma de sanar o desemprego e as desigualdades. Entendemos que a educação precisa surgir de baixo para cima, do interior das classes populares para atender às demandas dos trabalhadores colocados à margem da sociedade. Entre estes, podemos citar as pessoas com deficiências, que nos últimos anos vem assumindo a luta por condições mais dignas na sociedade e por uma educação inclusiva. Se entende que a escola tem um importante papel para o protagonismo das pessoas com deficiência, mas é necessário abraçar a causa e seus desafios ante uma educação que prepare todos para o mundo do trabalho.
O gênero infográfico no processo de ensino do português escrito para surdos
Publication . Freire, Alba Valéria Rodrigues Araújo ; Oliveira, Inácio; Sousa, Carlos Alberto de; Malheiro, Cícera A. Lima
Este estudo investiga como o uso de infográficos pode ser integrado a uma abordagem bilíngue no ensino de português escrito para surdos, visando superar desafios pedagógicos por meio de recursos visuais que respeitem a identidade e a cognição dos alunos surdos. Utiliza-se como referencial teórico Faria-Nascimento (2021, 2024), Campos (2014), Skliar (2009) e Campello (2008) considerando o estudo sobre pedagogia visual e multimodalidade na educação de surdos. O método empregado é documental e qualitativo, com análise interpretativa de infográficos como material didático. Utilizou um infográfico sobre queimadas no Centro-Oeste, criado no Canva, com QR Code em Libras. O procedimento incluiu leitura visual, diálogos e uso de recursos visuais com três estudantes surdos sinalizantes do sétimo ano. Os resultados evidenciam que o uso de infográficos no ensino de português para surdos facilita a compreensão de conteúdos, promove engajamento, memorização e autonomia. Destaque para a integração da Libras por QR Code, a contextualização com temas reais, o estímulo à alfabetização visual, a valorização do protagonismo estudantil e a necessidade de formação docente e materiais bilíngues adequados.