Repository logo

Repositório Aberto

Universidade Aberta Scientific Repository

 

About the Repository

The Open Repository is the institutional repository of Universidade Aberta and was built with the aim of storing, preserving, disseminating, and providing access to UAb's intellectual production in digital format. The goal is to gather, in one place, the entirety of UAb's scientific publications, thereby contributing to the increase of its visibility and impact while ensuring the preservation of its intellectual memory.

Recent Submissions

Análise documental: a relação das diretrizes para o ensino de línguas estrangeiras da BNCC de 2018 com os conceitos de sociedade em rede e educação híbrida
Publication . Souza, Deric Roberto Alves de; Nobre, Ana
O presente trabalho relaciona as diretrizes contidas no principal documento educacional do Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de línguas estrangeiras com os conceitos de educação híbrida e sociedade em rede. Esta discussão se baseia na ideia do teórico Manuel Castells de que a sociedade caminha para uma vida cada vez mais em rede e a educação básica não pode ficar apartada dessa rede; sendo assim, uma educação híbrida e mais conectada se faz necessária, principalmente para o ensino de línguas estrangeiras, que é uma aprendizagem que por si só já rompe barreiras e conecta culturas diferentes. As diretrizes contidas na BNCC de 2018 e em outros documentos que se baseiam nela, de autoria do Ministério da Educação do Brasil (MEC), nos fornece as principais ideias de como o governo planeja e pensa a didática e os caminhos para o ensino de línguas estrangeiras nos próximos anos e décadas. Esta relação entre os conceitos de sociedade em rede e educação híbrida nos traçará um panorama das principais dificuldades e facilidades que o Brasil terá no ensino de línguas estrangeiras para os próximos anos, assim como o futuro de um país que ainda sofre com escassez de profissionais que consigam manter uma conversa ou escrever um relatório em outro idioma. Por fim, o trabalho também discutirá a necessidade de uma maior criticidade no ensino de línguas estrangeiras e como a BNCC pode atuar nesta questão, sendo este o principal documento pedagógico do Brasil, pois entendemos, assim como Manuel Castells, que a sociedade em rede é desigual e que os cidadãos desta nova sociedade precisam entender que, apesar dos diversos avanços que a tecnologia nos trouxe, ainda vivemos em uma sociedade cheia de contrastes e de injustiças, onde a própria aquisição de um segundo idioma ainda é um privilégio para poucos. Por isso, além da educação híbrida, não podemos esquecer que precisamos de uma pedagogia mais crítica e emancipadora, onde os alunos se tornem cidadãos conscientes das desigualdades e da opressão que as classes mais baixas sofrem em um país desigual como o Brasil (Freire, 1968)
Modelo de design de MOOC adaptado às necessidades da formação a distância na estrutura da GNR
Publication . Videira, Pedro Miguel Marques; Pedro Barbosa, Cabral; Teixeira, António
Este Projeto, entitulado “Modelo de design de MOOC adaptado às necessidades da formação a distância na estrutura da GNR”, pretendeu diagnosticar o estado atual da Educação a Distância (EaD) na Guarda Nacional Republicana e propor um modelo de MOOC, adaptado às exigências da instituição, inserida num contexto de transformação digital. O trabalho inicia-se com uma análise teórica da EaD, que aborda a sua evolução histórica, apresentando ainda uma discussão profunda sobre a Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos (REA), realçando a sua importância na disseminação do conhecimento. A revisão sistemática da literatura, conduzida segundo o protocolo PRISMA, permitiu identificar a literatura relevante que conduziu às lacunas sobre a implementação dos processos de aprendizagem digital nas forças de segurança. Posteriormente, a caracterização institucional da GNR revelou as idiossincrasias do sistema formativo em vigor, apontando as fraquezas e oportunidades que devem impelir à transformação digital. A análise SWOT delineou os fatores internos e externos que influenciam a eficácia dos processos de formação, sublinhando a urgência de integrar novas metodologias que respondam à sociedade contemporânea. Este processo fundamentou a necessidade de uma abordagem inovadora para a formação na GNR, revelando quer os seus benefícios, quer os desafios. Assim, na planificação do projeto, optou-se pela plataforma NAU, e pela definição de um MOOC estruturado em sete módulos, com conteúdos centrados nos Direitos Humanos – tema estrutural e de fácil acesso – com atividades interativas e de avaliação automatizada. Conclui-se que a implementação de um modelo de design de MOOC ajustado poderá potenciar a transformação da formação na GNR, promovendo a atualização e a inclusão do efetivo, e reforçando o seu conhecimento e competências. Foram evidenciados alguns desafios, como a resistência à mudança e a necessidade de investimento em tecnologia e na formação de formadores, o projeto aponta para um caminho promissor que alia o rigor teórico a soluções inovadoras. Estes resultados evidenciam que a convergência entre as TIC e as práticas pedagógicas modernas pode servir de paradigma para futuras iniciativas de EaD na área da segurança.
Pessoal estatutário: corpo permanente, a reposta da União Europeia à crise migratória
Publication . Alves, Henrique Manuel do Amaral; Evanthia, Balla; Silva, Mário Filipe da
Para fazer face à crise migratória a União Europeia implementou um conjunto de medidas nas suas fronteiras externas, uma dessas medidas é a Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira. O Pessoal Estatutário (categoria 1), do Corpo Permanente, são a sua face mais visível pois são elementos contratados diretamente pela Frontex e que são destacados nos diversos Estados-Membros envergando o uniforme dessa mesma Agência Europeia. Esta medida constitui algo revolucionário pois o Pessoal Estatutário é a primeira força uniformizada e armada pertencente à União Europeia e não individualmente a um dos seus Estados-Membros. A presente dissertação tem como objetivo analisar o papel do pessoal estatutário e do Corpo Permanente da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira como resposta da União Europeia ao desafio migratório, com foco na segurança das fronteiras externas da UE. A atuação e poderes dessa força levanta questões sobre o equilíbrio entre a segurança coletiva e o controlo nacional das fronteiras. A dissertação procura compreender como esta Guarda impacta a soberania nacional e a integração supranacional da União Europeia, com particular ênfase aos desafios impostos pela crise migratória. Assim, recorreu-se a uma estratégia de investigação predominantemente qualitativa, assente na revisão de literatura e análise da evolução dos normativos legais, mormente o Regulamento (UE) 2019/1896 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de novembro de 2019, tendo este trabalho por objetivo apresentar de forma sistematizada, sob o ponto de vista estrutural e operacional, as implicações do Pessoal Estatutário no Corpo Permanente, procedendo-se à análise dos elementos caracterizadores dessa força, nos Estados-Membros e no desenvolvimento da própria União Europeia, a qual aproveita a crise migratória para dar mais um passo firme na sua afirmação perante as soberanias dos Estados-Membros.
Contributos dos museus de proximidade para a formação e inclusão de públicos escolares culturalmente diversificados [Documento eletrónico] : o estudo de caso do museu agrícola de Riachos, Torres Novas, Portugal
Publication . Henriques, Manuel Joaquim Oliveira; Horta, Ana Paula Beja
O presente estudo pretende analisar as relações estabelecidas entre os museus de proximidade e as novas dinâmicas de integração da diversidade social e cultural. Mais especificamente, o estudo visa examinar os contributos do Museu Agrícola de Riachos (MAR), Torres Novas, para a formação e inclusão de públicos escolares culturalmente diversificados. A nível teórico, o trabalho sustenta-se no cruzamento de três principais paradigmas considerados de maior relevância para a investigação a realizar, nomeadamente, o atual debate sobre a museologia social e os seus impactos nos processos de formação e de inclusão de públicos-alvo escolares culturalmente heterogéneos. Acresce-se, a teorização sobre os processos de integração local e, também, o papel da educação como mediador de inclusão. A metodologia adotada nesta pesquisa, elege o método de estudo de caso que conjuga várias técnicas de investigação, designadamente: 1. pesquisa bibliográfica e documental; 2. observação participante; 3. Entrevistas com a Curadora e Professoras; 4. Setenta e quatro questionários dirigidos aos alunos do 3º e 4º anos. Os resultados da pesquisa revelam a apropriação do património cultural através das atividades formativas, mostram que o discurso do Museu incentiva os alunos a aceitarem as diferenças étnicas e culturais. A forma como a Curadora do Museu e as Professoras concebem o conhecimento e a aprendizagem é determinante para o modo como os alunos aprendem. Conclui-se que o Museu promove atividades diversificadas para os públicos-alvo, privilegiando a articulação com conteúdos programáticos curriculares escolares, demonstrando que a participação dos alunos contribui para o seu desenvolvimento e inclusão social.
Percepção das mães e mulheres dos reclusos sobre o impacto do sistema prisional alternativo da Associação de Proteção e Assistência a Condenados: o caso de Patos de Minas, Estado de Minas Gerais
Publication . Miquelanti, Viviane Pereira; Magano, Olga
A reincidência criminal tornou-se um dos grandes gargalos do sistema criminal mundial. Não diferente, o sistema de encarceramento brasileiro tem enfrentado desafios estruturais, tais como superlotação e tratamento desumano ao longo de sua história e, diante dessas adversidades, nomeadamente em termos de reinserção social e cultural dos reclusos, o país tem buscado novas perspectivas de intervenção e recuperação, tal como o método aplicado pela Associação de Proteção e Assistência a Condenados (APAC). Este método consiste em um conjunto de medidas alternativas que visam a ressocialização dos presos, baseada na valorização humana e no tratamento mais digno. Este estudo visa conhecer esse método prisional alternativo, especialmente no que se refere ao papel das famílias dos reclusos da APAC no processo de ressocialização do indivíduo privado de liberdade, em concreto quanto às percepções de mães e mulheres de reclusos a cumprir pena e o impacto da inserção neste programa nas suas vidas e de sua família. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas a familiares que tenham passado pelo sistema prisional comum e atualmente vivenciam o regime APAC em Patos de Minas, bem como a funcionários da unidade, buscando uma compreensão holística do modelo. A análise, a partir das narrativas coletadas, procura verificar se o método realmente promove a inclusão das famílias e a ressocialização dos apenados. Os resultados apontam que a participação familiar é não apenas incentivada, mas essencial para o sucesso da reintegração. Sem a família, a recuperação dos reclusos seria significativamente mais difícil, evidenciando a relevância do modelo APAC como alternativa eficaz ao sistema prisional tradicional.