Repository logo

Repositório Aberto

Universidade Aberta Scientific Repository

 

About the Repository

The Open Repository is the institutional repository of Universidade Aberta and was built with the aim of storing, preserving, disseminating, and providing access to UAb's intellectual production in digital format. The goal is to gather, in one place, the entirety of UAb's scientific publications, thereby contributing to the increase of its visibility and impact while ensuring the preservation of its intellectual memory.

Recent Submissions

Teaching new tricks: a cognitive approach to teaching english to adult portuguese learners
Publication . Duarte, Cláudia Rute Canelas Pereira; Falé, Isabel; Barros, Rita Queiroz de
Os professores de escolas de línguas privadas são frequentemente responsáveis por gerir a planificação dos cursos, a seleção de materiais e a avaliação, e geralmente existe neste contexto falta de regulamentação e apoio. Consequentemente, estes professores frequentemente dependem da experiência e dos recursos disponíveis, como os manuais didáticos, que nem sempre são adequados às necessidades dos seus aprendentes. Este estudo propõe colmatar esta ausência delineando um enquadramento teórico no contexto da linguística educacional, e focar especialmente o contributo da linguística cognitiva para um ensino de línguas mais direccionado e eficaz, especialmente na sua vertente aplicada, ou CALT (Cognitive Approach Language Teaching). Esta metodologia incorpora a instrução gramatical explícita e a L1 dos aprendentes, assim como o conhecimento enciclopédico que os falantes adultos possuem, a incorporação (o princípio segundo o qual a formação e uso da língua são moldados pela experiência sensorial e corporal humana) e o uso intensivo de material visual, entre outras técnicas. Estas técnicas relacionam-se com processos cognitivos universais que são fundamentais para a linguística cognitiva, mas a metodologia proposta tem pontos em comum com outras metodologias, como o Ensino Comunicativo de Línguas. Esta abordagem híbrida fomenta a flexibilidade, e visa capacitar os professores, proporcionando fundamentos teóricos aliados a uma orientação prática, melhorando assim a sua capacidade para adaptar a instrução e os materiais às necessidades dos seus aprendentes. A aplicação prática dos princípios do CALT mostrou que os aprendentes alcançaram uma maior proficiência nas estruturas gramaticais alvo em comparação com aprendentes ensinados com outros métodos, demonstrando a eficácia desta abordagem.
Immersive virtual reality learning environments for higher education: a student acceptance study
Publication . Aufenanger, Stefan; Bastian, Jasmin; Bastos, Glória; Castelhano, Maria; Ferreira, Célia; Fokides, Emmanuel; Gavalas, Damianos; Kasapakis, Vlasis; Agelada, Androniki; Kostas, Apostolos; Koutromanos, George; Makrides, Gregory; Morgado, Leonel; Szemberg, Tomasz; Pedrosa, Daniela; Sofos, Alivizos; Szpond, Justyna
The study investigates the integration of Virtual Reality Learning Environments (VRLEs) in academic teaching through the EU-funded "REVEALING" project. Researchers from Cyprus, Germany, Greece, Poland, and Portugal developed and evaluated five different immersive VRLEs, each focusing on diverse educational topics, including ancient Greek technology, sea urchin measurements, linear algebra, and historical expeditions. The study aims to determine effective instructional design principles for VRLEs and assess students’ acceptance and learning outcomes. The VRLEs were designed based on literature-derived principles that emphasise ease of tool usage, authentic experiences, and continuous feedback. Students from the participating universities explored these VR environments, providing feedback through a standardized questionnaire on aspects like immersion, ease of use, motivation, and emotions. Results show that most participants positively engaged with the VRLEs, reporting high motivation and positive emotional responses, particularly for experiences involving interactivity. However, challenges like motion sickness and technical issues were noted, especially at one institution. The findings suggest that immersive VR experiences can significantly enhance motivation and engagement, but their effectiveness depends on careful alignment with pedagogical goals, design quality, and user experience considerations.
Automatização de processos na gestão de recursos humanos
Publication . Soares, Énio Cabral; São Mamede, Henrique; Silva, Miguel Mira da
A transformação digital dos processos organizacionais tornou-se essencial na modernização da ges-tão das empresas, especialmente na área dos Recursos Humanos (RH), onde a precisão e a eficiên-cia são fundamentais. Este estudo centra-se na otimização dos processos manuais e baseados em papel de registo das folhas de ponto e trocas de serviço na Falck SCI Portugal, através da automati-zação. Com a implementação de um sistema de reconhecimento facial e esquelético, aliado à Au-tomatização Robótica de Processos (RPA), o projeto visa conceptualizar uma forma de melhorar a eficiência operacional, reduzir os erros humanos e promover a sustentabilidade. A investigação utilizou duas metodologias principais: a Action Research Approach, que permitiu uma colaboração ativa com a organização para identificar desafios e testar soluções, e a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que proporcionou uma base teórica sólida. O estudo identificou os principais problemas do processo atual, como ineficiências temporais, suscetibilidade a erros hu-manos e o impacto ambiental decorrente do uso excessivo de papel. Foram aplicados dois questionários aos colaboradores para avaliar as perceções sobre o sistema manual atual e as expectativas relativamente à solução automatizada proposta. Os resultados de-monstraram uma insatisfação significativa com o sistema atual e elevadas expectativas em relação à automatização. Os principais benefícios esperados incluem o aumento da precisão dos registos, a melhoria da eficiência operacional e a redução da carga administrativa. Além disso, a automatiza-ção responde às preocupações ambientais dos colaboradores ao eliminar o uso de papel, promo-vendo práticas sustentáveis. A solução proposta evidencia o potencial das tecnologias emergentes na modernização dos proces-sos de RH, aumentando a satisfação dos colaboradores. Este estudo oferece um modelo prático para a automatização de processos, sublinhando a importância da precisão, eficiência e responsabi-lidade ambiental.
Promover o livro e a leitura junto de alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do distrito de Leiria: uma missão intemporal da biblioteca escolar
Publication . Vaz, Maria Emília Teixeira; Novo, Ana
Esta investigação explora uma temática que, ao longo do tempo, se tem apresentado como uma das grandes debilidades do nosso país, a leitura. Com efeito, são preocupantes as fragilidades que a população portuguesa, especialmente a população em idade escolar, tem evidenciado no que diz respeito à leitura e aos seus hábitos. O objetivo deste estudo é perceber de que modo as bibliotecas escolares, no distrito de Leiria, são capazes de promover o gosto pelo livro e pela leitura contribuindo, assim, para melhorar os índices de leitura da sua população estudantil. Optou-se pelo estudo de caso com recurso a uma metodologia de cariz quantitativo. Os dados utilizados foram recolhidos das respostas aos inquéritos realizados pela Rede de Bibliotecas Escolares MABE 2019 (Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar) e aplicados aos alunos e professores das bibliotecas escolares do distrito de Leiria, tendo-se analisado o domínio B - Leitura e literacia e, escolhido as questões que mais diretamente estão relacionadas com a leitura. Pode-se concluir que as bibliotecas escolares do distrito de Leiria promovem hábitos de leitura e estimulam o interesse e o gosto dos alunos para a leitura, embora não se verifiquem índices de articulação expressivos, dentro da comunidade escolar, nem exista um significativo envolvimento com as famílias.
Todos, todas e tod@s: argumentos linguísticos e ideológicos em torno da linguagem inclusiva
Publication . Figueirede, Sandra Cláudia Corga de Castro Oliveira de; Seara, Isabel
A dissertação intitulada "Todos, Todas e Tod@s: Argumentos Linguísticos e Ideológicos em Torno da Linguagem Inclusiva" aborda um tema de crescente relevância nas esferas linguística, social e política: a linguagem inclusiva e/ou não binária. Este estudo investiga os argumentos que sustentam e contestam a normatização de formas linguísticas que promovem maior inclusão e visibilidade de grupos historicamente marginalizados, como mulheres e pessoas de género não binário. Partindo de uma análise discursiva ancorada nos pressupostos teóricos de autores como Charaudeau, Pêcheux e Maingueneau, a pesquisa identifica e classifica os principais argumentos a favor e contra a linguagem inclusiva. Entre os argumentos favoráveis destacam-se: a visibilidade de grupos que a sociedade não vê e ou marginalizados, a desconstrução de estereótipos e o reconhecimento da linguagem como um organismo vivo e em constante evolução. Por outro lado, os argumentos contrários incluem a resistência à interferência na norma linguística, as preocupações com legibilidade e eficiência comunicativa, e as críticas à suposta politização da gramática. Os corpus utilizados compreendem textos de diferentes categorias discursivas (políticos, publicitários, mediáticos, oficiais e académicos), permitindo uma análise multifacetada da questão. A constituição dos corpus ensaiou congregar diferentes visões sobre a linguagem inclusiva, desde a rejeição categórica de mudanças consideradas radicais, à defesa entusiástica de transformações linguísticas como reflexo de igualdade social. A análise demonstra como a linguagem pode ser tanto um campo de batalha ideológico quanto um espaço de construção de novos significados e identidades. As conclusões da investigação apontam que, embora a linguagem inclusiva tenha potencial de promover mudanças sociais significativas, a sua implementação enfrenta desafios que refletem não apenas uma controvérsia e ou polémica linguística, mas também um choque ideológico e cultural.