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Universidade Aberta Scientific Repository

 

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Recent Submissions

Contributos das tecnologias digitais na educação para a saúde do adolescente: estudo exploratório sobre a recetividade dos profissionais de saúde a um curso em B-Learning - Healh4teens
Publication . Alves, Maria João Correia Cavaco dos Reis; Morgado, Lina; Paiva, Ana
As tecnologias digitais estão presentes em quase todos os setores da sociedade, permitindo inúmeras possibilidades, especialmente na área da saúde. A inteligência artificial pode contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Segundo Varsori e Pereira (2020), a ascensão das tecnologias é um fenómeno global, presente em diversas esferas da vida, tornando a existência online uma realidade. Os adolescentes são nativos digitais e estão profundamente envolvidos com a tecnologia, transcendendo os binários real/virtual e online/offline, conforme Livingstone (2024). Os profissionais de saúde devem considerar o elemento digital como um canal de comunicação com os adolescentes. Esta dissertação procura conhecer a recetividade dos profissionais de saúde à criação de um curso ou programa em b-learning com conteúdos de Educação para a Saúde na área da adolescência, integrando o microlearning e o digital storytelling, com o objetivo de facilitar as práticas clínicas recorrendo ao elemento digital que pode funcionar também como um mediador na relação terapêutica. A pesquisa avaliou a recetividade, através de inquérito por questionário, de 100 profissionais de saúde em Portugal, predominantemente enfermeiros. Na investigação utilizou-se uma metodologia mista qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram grande recetividade à criação de um programa digital, destacando vantagens como a interatividade, a facilidade de acesso e a proximidade dos adolescentes às tecnologias. Os profissionais têm uma perceção positiva do papel das tecnologias reconhecendo o seu potencial de transformação das intervenções e de modernização dos serviços. A transformação digital na saúde, embora promissora, não se pode afastar da humanização dos cuidados. As temáticas sensíveis, nomeadamente a saúde sexual e reprodutiva e a saúde mental, foram identificadas como áreas onde o digital se poderá tornar particularmente útil. No entanto, a maioria dos profissionais considerou a componente “presencial física” fundamental, sugerindo que o digital deve complementar, mas não substituir as interações face a face. O estudo aponta para a necessidade de se desenvolver um programa que combine elementos interativos e experienciais adequados ao perfil dos adolescentes, e que simultaneamente motive os profissionais a utilizarem ferramentas tecnológicas nas suas práticas.
SIAGE - Sistema Integrado de Administração e Gestão Escolar: uma solução holística e electrónica para gestão escolar em Angola
Publication . Kambonga, Ornêlo Samuel Paulo; Matos, Paulo Miguel Ciríaco Pinheiro Pombinho de; Barbosa, Luís Filipe Leite
O avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs) tem sido um processo contínuo e dinâmico, caracterizado por inovações constantes e melhorias substanciais. Essas tecnologias não só transformaram a forma como as pessoas interagem e se comunicam, mas também revolucionaram o ambiente de negócios global. As TICs passaram a suportar uma ampla gama de operações empresariais, desde a automação de processos e gerenciamento de dados até o aprimoramento da experiência do usuário. A presente dissertação teve como ponto de partida as dificuldades enfrentadas por diversas escolas em Angola quanto a sua própria gestão, desde as informações dos alunos a nível administrativos, pedagógicos e financeiros, a publicação de pautas e faltas e a interação dos professores neste processo, até a gestão de consumíveis. Diante disso, propõe-se o desenvolvimento do SIAGE como uma solução abrangente e integrada para os desafios enfrentados pela gestão escolar em Angola. A intenção é adaptar o SIAGE para atender às necessidades e realidades específicas do sistema educacional angolano, considerando as políticas educacionais, as características socioeconômicas e culturais do país. Ao longo do trabalho, verificou-se que o sistema é viável, eficaz e bem recebido pelas escolas que o testaram, o que reforça seu potencial para contribuir com a modernização e melhoria da educação no país. Isso sugere uma visão de fortalecimento do sistema educacional angolano, visando proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes.
A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafios
Publication . Lopes, Amélia; Pinho, Ana Sofia; Estrela, Elsa; Borges, Germano; Palhares, Lucinda; Figueiredo, Maria; Abelha, Marta; Sousa, Rita Tavares de; Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Boa) Educação na Escola: perspetivas, práticas e desafios, publicação que reúne os resumos submetidos e apresentados no âmbito desta segunda edição. Este E-book pretende reunir e tornar acessível o conjunto de reflexões, estudos e experiências partilhados ao longo do Encontro. Ao organizar estes contributos, num único documento, procuramos preservar a memória do que aqui foi discutido e reforçar o valor formativo deste espaço de encontro, debate e aprendizagem. O II Encontro promovido pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) prossegue a dinâmica iniciada na sua primeira edição, afirmando-se como um fórum privilegiado para a valorização e problematização da (Boa) Educação que se realiza na Escola. Assente numa perspetiva crítica e transformadora, o evento inspira-se nos princípios do acesso, da equidade, da diversidade, da justiça social e da relacionalidade — princípios que nos orientam para uma visão de Escola enquanto comunidade aprendente, democrática e inclusiva. Esta edição reúne mais de uma centena de resumos, distribuídos por doze eixos temáticos que refletem a diversidade e a complexidade das questões que hoje atravessam o campo da Educação: 1. Cidadania e Participação 2. Criatividade e Inovação 3. Currículo e Avaliação 4. Educação Digital 5. Escola e Avaliação 6. Famílias e Comunidades 7. Formação Profissional 8. Inclusão e Equidade 9. Relação entre Pares e Clima Escolar 10.Saúde e Bem-estar 11.Sustentabilidade e Ambiente 12.Interação Professor(a)–Aluno(a) em Sala de Aula As comunicações apresentadas ao longo do II Encontro combinaram momentos de exposição, debate e diálogo, criando um ambiente propício à reflexão partilhada. Estes momentos permitiram trocar ideias, confrontar perspetivas e olhar de forma crítica para práticas já consolidadas, bem como para os desafios que continuam a surgir no quotidiano das escolas. As interações entre investigadores/as, docentes, estudantes e outros . II Encontro: “A (Boa) Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios profissionais contribuíram para o fortalecimento de redes de colaboração e para o desenvolvimento profissional contínuo — aspetos fundamentais para a construção de comunidades educativas mais colaborativas, inovadoras e reflexivas. Este E-book de Resumos congrega, assim, o conjunto de contributos partilhados ao longo do II Encontro e constitui um documento de referência para consulta futura. A leitura que agora se disponibiliza visa não apenas registar o que foi apresentado, mas também incentivar a continuidade do diálogo académico e profissional, estimulando novas interrogações, aprofundamentos teóricos e práticas pedagógicas informadas e transformadoras. Agradecemos, por fim, a todos os autores e autoras das comunicações, bem como à comissão científica, e a todos os participantes que, com o seu envolvimento, tornaram possível esta segunda edição. Desejamos que este E-book contribua para a consolidação de uma cultura de investigação, partilha e colaboração e que se afirme como um recurso útil para todos os que se dedicam ao estudo e à prática da (Boa) Educação na Escola.
A integração de menores não acompanhados numa escola artística: processos, sucessos e desafios
Publication . Seabra, Filipa; Abelha, Marta; Sousa, Lúcio; Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação