Repositório Aberto
Repositório Institucional da Universidade Aberta
Entradas recentes
O poder das regiões: do local à liderança global
Publication . Brochado, Ana
Inovar é bom: exportar inovação é ainda melhor
Publication . Brochado, Ana
20 anos do euro: passado, presente e futuro
Publication . Minau, Célia Maria Ferreira; Branco, Carlos
A criação da moeda única pautou-se pela necessidade de maior coesão entre os Estados assim como de uma política monetária única com um agente europeu no comando, contribuindo para a construção concreta da identidade europeia. O euro transformou-se num incentivo poderoso ao investimento, favorecendo os mercados e beneficiando a participação da Comunidade Europeia no cenário mundial, cujo êxito económico é de enorme rigor. A grandeza adquirida pelo uso da moeda única fortalece a zona euro, permitindo confrontar-se com as mais diversas perturbações económicas extremas que possam prejudicar as economias nacionais.
Na conjuntura contemporânea, onde a evolução tecnológica abarcou todos os setores de atividade, é fundamental que os Estados ajustem os instrumentos de pagamento ao novo paradigma da economia digital.
A constante mudança exige um acompanhamento dos Bancos Centrais face à implementação do digital na vida de todos os cidadãos.
O presente trabalho pretende abordar os passos na adoção da moeda digital, percebendo o caminho histórico da moeda única e realçando toda a arquitetura percorrida à sua implementação. Deste modo, constitui uma abordagem à origem da criação das alternativas digitais compreendendo a necessidade gerada pela mudança incessante dos nossos dias, onde a transformação digital é contínua.
A pesquisa pautou-se pelas narrativas literárias de duas décadas de informação relativa à moeda que une os europeus e à resiliência face às crises financeiras e pandémica.
A Ermida de Santa Maria do Cabo, em Sesimbra, na primeira metade do século XVI: proposta de estudo cripto-histórico
Publication . Castanho, Amanda Gonçalves Sequeira Westerman; Câmara, Maria Alexandra Gago da
A presente dissertação é uma primeira abordagem monográfica sobre o início do culto católico no Cabo Espichel, por meio do estudo cripto-histórico de um antigo e extinto templo denominado Ermida de Santa Maria do Cabo, substituída no século XVIII pela Igreja do Cabo Espichel que conhecemos hoje. Trata-se não apenas de uma análise do edifício que não sobreviveu aos nossos dias, durante o mestrado de D. Jorge de Lencastre, período que compreende os anos de 1491 e 1550, mas de todo um contexto social, cultural, artístico e religioso da Comenda de Sesimbra em que se insere.
Intervenção e gestão do património azulejar de fachada do Porto: [Bonfim 1840 – 1940]
Publication . Cunha, Cristina Maria Pinto Ribeiro da Silva; Câmara, Maria Alexandra Gago da
O presente trabalho pretendeu estudar o património azulejar de fachada da cidade do Porto, partindo do inventário sistemático de uma parte da freguesia do Bonfim. Também pretendeu estudar o desenvolvimento urbano da freguesia, bem como as suas características socioecónomicas, de forma a enquadrar o revestimento azulejar no contexto histórico que lhe deu origem. Foi ainda apresentada uma proposta para uma intervenção concertada e planeada de salvaguarda e preservação do azulejo de revestimento, bem como de educação, a nível das escolas e da população em geral, para este património integrado.
