Repositório Aberto
Repositório Institucional da Universidade Aberta
Entradas recentes
Emissão de quarta-feira, dia 14 de setembro de 1994
Publication . Universidade Aberta; Sousa, Olga de; Bidarra, José
Apresentação do vídeo intitulado “Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea: a novela e a novelística romântica”.
Depoimentos do professor Carlos Reis, da Universidade Aberta, sobre a temática.
Divulgação: Atividades da Universidade Aberta no âmbito da “Sétima colina Lisboa, Capital da Cultura-Lisboa 94”; Festival vídeo “Universidade Aberta 1995”; 4º Curso de Mestrado em Relações Interculturais; Mestrado em Estudos Americanos.
Emissão de segunda-feira, dia 14 de outubro de 1996
Publication . Universidade Aberta; Mexia, José
Entrevista realizada por Carlos Reis, professor da Universidade Aberta, a Isabel Ribeiro, tecnóloga educativa e a José Bidarra de Almeida, realizador, sobre a produção de programas educativos para ensino a distância na Universidade Aberta.
Apresentação do videograma "A Poesia Lírica" da disciplina "Introdução aos Estudos Literários".
No final a programação e horário da emissão de sábado, ano letivo, dia 19 de outubro.
Emissão de quarta-feira, dia 10 de maio de 1995
Publication . Universidade Aberta; Duarte, Helder
Emissão dedicada à Proto-História de Portugal:
Vídeo "A mais antiga escrita do Ocidente Europeu" da disciplina “Proto-História de Portugal”.
Entrevista ao professor doutor António Augusto Tavares, catedrático da Universidade Nova de Lisboa, sobre a escrita.
Vídeo “Urbanismo e arquitectura castreja " da disciplina “Proto-História de Portugal”.
Programação da emissão, ano letivo, sábado dia 13 de maio.
Emissão de segunda-feira, dia 19 de novembro de 2001
Publication . Universidade Aberta; Cardoso, Abel; Antunes, Elisa
Nesta emissão dedicada à Pintura, mostramos a obra de três artistas plásticos, José Santa-Bárbara, José Guimarães e Kiki Lima:
“O Memorial do Convento, segundo José Santa-Bárbara”: Exposição " Vontades. Uma leitura do Memorial do Convento", de José Santa-Bárbara, organizada pela Biblioteca Nacional de Lisboa;
Exposição “Retrospectiva 1960/2001” de José de Guimarães, na Cordoaria Nacional, em Lisboa; Exposição de Kiki Lima (Euclides Eustáquio Lima) , na Galeria Arte & Mar, em Sesimbra.
No final da emissão, tempo ainda para informações:
Realização do “I Congresso Ibérico sobre Tradução”, no Teatro da Trindade, Lisboa, dias 28 e 29 de novembro de 2001. Evento organizado pela Universidade Aberta, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian; Cursos Livres “Cristãos, Judeus e Mouros” e “Os Cinco Clássicos Chineses”, na Universidade Aberta. Fecho da emissão.
A supervisão como meio de promoção de práticas inclusivas para alunos estrangeiros nas escolas portuguesas
Publication . Monteiro, Lucinda Maria Ferreira Barros; Nobre, Ana
Esta dissertação propõe estudar e debater o papel da supervisão pedagógica da inclusão de alunos estrangeiros nas escolas portuguesas bem como promover as melhorias de práticas inclusivas.
Para tal, serão explorados os fundamentos teóricos da educação inclusiva, destacando a importância da igualdade de oportunidades e o respeito pela diversidade que regem os direitos orientadores do Estatuto do Aluno. Além disso, serão apresentadas evidências científicas que fundamentam a relevância da supervisão como uma estratégia eficaz para promover a inclusão escolar. Urge clarificar o papel da inclusão escolar para os alunos estrangeiros. É um princípio fundamental que visa garantir a igualdade de oportunidades e o acesso ao ensino de qualidade a todos os alunos, independentemente das suas características e necessidades específicas.
Assim, foram desenvolvidos questionários online, com vista a uma melhor compreensão da realidade escolar, bem como analisar as estratégias que têm sido implementadas para uma integração mais eficaz destes alunos e também identificar e sugerir melhorias que possam ser implementadas.
A abrangência deste estudo permitiu observar várias dinâmicas dos agentes educativos. Assim uma das principais conclusões foi a pouca visibilidade dos supervisores pedagógicos no quotidiano de inclusão de alunos estrangeiros, nomeadamente as suas funções atribuídas. A escassez de formação contínua e especializada também se revelou uma limitação bem como as tarefas burocráticas.
Numa perspetiva de melhoria futura, para colmatar esta falta de visibilidade e como estratégia de inclusão, é proposto a criação de um Gabinete de Acolhimento e Integração, de forma a construir uma escola mais equitativa, justa e promotora do sucesso dos alunos e, consequentemente, dos Encarregados de educação de nacionalidade estrangeira.
