Repository logo

Repositório Aberto

Universidade Aberta Scientific Repository

 

About the Repository

The Open Repository is the institutional repository of Universidade Aberta and was built with the aim of storing, preserving, disseminating, and providing access to UAb's intellectual production in digital format. The goal is to gather, in one place, the entirety of UAb's scientific publications, thereby contributing to the increase of its visibility and impact while ensuring the preservation of its intellectual memory.

Recent Submissions

Casos notáveis da multiplicação de binómios: diferença de quadrados
Publication . Poças, Isabel; Cunha, Teresa; Guerra, Teresa; Luder, Luís
Abordagem ao estudo da Diferença de Quadrados mediante a utilização do geoplano sobre o qual se vão construindo figuras geométricas. Programa realizado em 1988 pelo Instituto de Tecnologia Educativa.
Casos notáveis da multiplicação de binómios: quadrado da diferença
Publication . Poças, Isabel; Cunha, Teresa; Guerra, Teresa; Luder, Luís
Abordagem ao estudo do Quadrado da Diferença mediante a utilização do geoplano sobre o qual se vão construindo figuras geométricas. Programa realizado em 1988 pelo Instituto de Tecnologia Educativa.
Casos notáveis da multiplicação de binómios: quadrado da soma
Publication . Poças, Isabel; Cunha, Teresa; Guerra, Teresa; Luder, Luís
Abordagem ao estudo do Quadrado da Soma mediante a utilização do geoplano sobre o qual se vão construindo figuras geométricas. Programa realizado em 1988 pelo Instituto de Tecnologia Educativa.
Em Portugal no tempo dos romanos
Publication . Bidarra, José; Guerreiro, Maria João
Presença romana em território português através de vestígios arqueológicos. Programa realizado em 1997 no âmbito da dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia, de Maria João Guerreiro, na Universidade Aberta.
O pelourinho português na 3ª República (1974-2024): classificação, inventário, conservação e restauro no Portugal Democrático
Publication . Rosa, António Manuel Amaro; Cardoso, João Luís; Ramos, Paulo Oliveira
A presente tese de doutoramento constitui a continuação lógica e cronológica da dissertação de mestrado elaborada em 2014. É analisado o impacto que o Decreto-Lei n.º 23122, de 1933-10-11, teve nos planos da classificação, do inventário e da conservação e restauro dos pelourinhos de Portugal continental e insular, no período correspondente ao meio século que se seguiu à revolução de 25 de abril de 1974. Constitui uma análise diacrónica e heurística, com o objetivo de compreender como evoluiu o universo do pelourinho português, ao longo da 3.ª República, nos três pilares em que assenta a proteção patrimonial daquele monumento, prevista, de modo especial, no referido diploma de 1933. Procura contribuir para uma revisão do universo dos pelourinhos portugueses, em primeiro lugar, através da elaboração de um inventário corrigido e aumentado dos monumentos que efetivamente existem e existiram em Portugal, e, em segundo lugar, através do levantamento exaustivo das localidades do país que poderão ter tido essa prerrogativa. Por fim, fornece um diagnóstico do parque nacional de pelourinhos à altura da realização deste trabalho (2018-2024).